Calmaria e "reboot" - Sonic Connection

Tio DS.
Ah, a comunidade. Sempre viva, agitada e disposta para mostrar seu fanatismo pela sua série favorita. A Sega, pelo contrário, após a festa que houve em 2011, tem tratado este ano para com os fãs do Sonic de forma bastante morna, sem muitas grandes revelações chocantes. Mas pode ser que por trás das portas, algo de muito novo esteja sendo preparado para a franquia. Seria o possível reboot? É o que o nosso quebra-corneteiros DarkSonic veio tratar com o seu novo artigo. Let's go ler o texto clicando em Leia mais?

No momento estamos apenas com o spin-off de Sonic & All-Star Racing Transformed para acompanhar que francamente não me empolga. Os sites de Sonic estão em ritmo lento, até por conta da falta de novidades. Não é puxa-saquismo, mas neste período de calmaria quanto à notícias, a Sonic Connection vem se destacando. Está aproveitando para reunir conteúdos em torno do ouriço. Recomendo isso aos sites e blogs.

Eu até gostaria de estar trabalhando na organização e publicação da Sonic Zone 2.0, mas estou sem tempo em decorrência do fim do mestrado. De toda forma, acho que para sites e/ou blogs este é um bom momento para se concentrar nos conteúdos estáticos, análises de jogos antigos, busca por conteúdos exclusivos... Afinal, estamos em um momento de calmaria resultando em uma boa ocasião para organizar e/ou criar projetos para que quando a onda de notícias voltarem tenha-se uma estrutura melhorada.

No artigo anterior, comentei sobre o Yuji Naka e foi feito alusão sobre o rumor do reboot e que pelo comentário de um visitante talvez tenha passado a impressão errada. Até fiz a ratificação na mesma área de comentários. De todo modo, o que sabemos do próximo do jogo da série principal do Sonic? Vamos lá.

Sonic Generations, título comemorativo aos 20 anos do Sonic, foi lançado. Eis que Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team e produtor dos jogos do Sonic, presta a seguinte declaração:
“Eu não diria que Sonic Generations seja um novo começo. Eu diria que está mais relacionado aos picos de seus 20 anos que passaram. É deste jeito que nós estamos abordando este título. Generations é referente aos 20 anos de história e junta  isso em um produto realmente divertido. Eu gostaria de criar um novo estilo para o Sonic, um Sonic moderno se você preferir, em 2012 e adiante.
(...)

Sobre isso, como o nome Sonic Generations sugere, eu acho que no momento nós temos duas gerações separadas -- pais e filhos, em outras palavras -- curtindo esses jogos. Eu acho que se nós podemos chegar ao ponto da série completar 30, 40 anos, e haver três gerações de fãs de Sonic -- Isso é no que eu penso quando se trata do Sonic estar estabilizado quanto a um personagem. Eu quero usar a experiência dos 20 anos de história para continuar indo bem no futuro.”

(Gamestura, Novembro 2011).

Takashi Iizuka na Summer of Sonic 2012.
Um dos pontos que o artigo anterior a respeito do Yuji Naka comentou é que o Sonic continuará inovando. Se o rumor do reboot é falso ou se mostrará verdade, não se sabe. O que se sabe é que a série continuará arriscando, como fazia Yuji Naka.
“Ele [Takashi Iizuka] comentou que está observando boas coisas tanto no 2D quanto no 3D e que ele quer continuar lançando jogos de ambas as formas, como foi o caso de Sonic 4: Episódio 1 e Sonic Colors no ano passado. Ele confirma que o trabalho com Sonic 4: Episódio 2 já começou e que ele quer fazer um jogo de ação 3D que irá surpreender de maneira positiva."
(Matéria da Destructoid, outubro de 2011)
"Sonic Generations é como se fosse uma espécie de final de um período. Depois de Sonic Generations, nós iremos trabalhar em novos títulos do Sonic. Eles serão aventuras inteiramente novas, naturalmente."
(Pocket Gamer, Setembro 2011)
“Durante este período confuso (com o Sonic fora da trilha), houveram muitas ramificações dos estilos de jogo e dos mecanismos. Como resultado, as pessoas não sabiam o que estava acontecendo com o Sonic e não sabiam sobre o que realmente se tratava. Eu acho que isso causou muita confusão nos fãs.

Desde então, a partir do meu envolvimento com Sonic Colors, passando para Generations, Episódio 1 e agora Episódio 2, eu tentei me assegurar que esta questão a respeito do que o Sonic fudamentalmente é fosse respondida, e que fosse consistente. O conceito do Sonic é o que eu venho tentando esclarecer e entregar às pessoas. Agora que nós fizemos isto, eu acho que nós atualmente podemos começar a pensar sobre spin-offs e ramificações da jogabilidade do Sonic”
(Spong, março de 2012).
“Houve muito envolvimento em torno do Sonic em seus mais de 20 anos. No caso, existem dois distintos estilos de jogo. Existe o estilo plataforma de ação em 2D side-scrolling e a ação de plataforma frontal na ação em 3D. Com a série Sonic 4, nós criamos a ação em plataforma 2D side-scrolling. Mas nós também estamos interessando no desafio de fazer algo completamente novo na plataforma de ação 3D, bem como trazer alguma coisa nova para a sala-de-estar."
(Eurogamer, março de 2012).

Desde 2011 já se sabe que virá coisa nova. Mesmo que o rumor do reboot se prove falso, ele não foi criado do nada. Já se sabe desde meses antes do lançamento de Generations que o jogo comemorativo seria o final de uma era.

Mas o que vai vir? Vai ser radical como em Sonic 2006? É o caso de ir aquecendo a corneta? Na minha impressão, Iizuka não irá atirar no precipício. Numa das declarações ele se mostra bastante ponderado ao dizer que não negligencia os avanços, porém, mais reveladoras são as declarações na mesma matéria da Eurogamer:
“Eu acho que o Sonic nunca irá se tornar fotorealista. Eu acho que Sonic sempre continuará estilizado e terá aquele brilho e mundo colorido. O melhoramento de hardware irá permitir que nós possamos fazer algo mais convincente.

Por exemplo, para Sonic Generations, com a Hedgehog Engine, nós usamos a Global Illumination - GiItechnology - para o sistema de iluminação. Mas aumentando a capacidade do hardware, vai ser possível para nós termos cálculos de iluminação em tempo real, mudando de maneira dinâmica os momentos luminosos. Este é apenas um exemplo do que a limitação do hardware está impedindo que façamos o que gostaríamos de fazer. Sendo assim, tendo um hardware melhorado, poderemos fazer, por exemplo, cálculos da iluminação em tempo real. Isso irá dar mais presença ao Sonic.

Nós não estamos atrás de realismo. Nós estamos atrás de fazer ficar mais convincente. Então nós vamos continuar fazendo as coisas estilizadas, brilhantes e coloridas. Não estamos buscando a realidade."

Sonic irá vir com coisas novas na ação-plataforma 3D, mas o tom das declarações do chefe da Sonic Team transmite a impressão de que não irá ocorrer um salto duplo twist carpado na série.

Se este ponto não ficou claro no artigo passado, peço desculpas e espero ter esclarecido.

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mas e ultilizado pela equipe que trabalha no site.

Compartilhe e divulgue o Site! :)

Postagens Relacionadas

Comente e tire sua dúvida