SONIC GENERATIONS (Ficha)



  Final de 2010, semanas antes do lançamento do Sonic Colors, rumores começaram a surgir a respeito de um jogo novo do Sonic, que então era chamado de Sonic Birthday, um possível remake de fases antigas em 3D. Tais rumores causaram grande furor dentre os fãs, mas logo a SEGA tratou de colocá-los de baixo dos panos alegando ser apenas um erro de comunicação. No ano seguinte, seria o tão aguardado aniversário de 20 anos do Sonic, desde o lançamento de seu primeiro jogo, Sonic the Hedgehog para o Mega Drive em 1991, e a SEGA tratava de deixar os fãs atentos, pois ela havia prometido revelar grandes surpresas logo no começo deste emblemático ano. Março de 2011 e nada oficial havia saído da empresa e os rumores de um tal de Sonic Generations começavam a ficar mais constantes, até que chegou o dia em que tudo foi revelado e um jogo com remakes de fases antigas dos jogos do ouriço azul foi confirmado.
  Com promessas de reviver os velhos tempos com a revelação do Sonic clássico estar no jogo, lado a lado com o Sonic moderno levantou e alto as esperanças dos fãs. Com o passar do tempo, vídeos revelavam fases memoráveis, como Green Hill, Chemical Plant, Speed Highway e City Escape, todas em um estupendo 3D, ao mesmo tempo que conhecíamos as versões em 2D da Crisis City, Rooftop Run e Planet Wisp. Será que a SEGA finalmente resolvera realizar um dos sonhos mais antigos dos fãs da era Mega Drive, de ver as fases daquele tempo refeitas nos moldes atuais? Tudo indicava que sim e foi o que aconteceu.
  Para celebrar os 20 anos dos jogos do Sonic, a SEGA decidiu unir o atual ao antigo em uma incrível aventura em 2D e 3D. Jogue com o Sonic clássico com a sua boa e velha jogabilidade side-scrolling, enquanto desfruta de toda a jogabilidade em 3D do Sonic atual. Prepare-se para um verdadeiro mar de nostalgia com remixes de músicas clássicas e cenários conhecidos!
  Enredo  


  Tudo começa com o Sonic de 1991 correndo pela Green Hill quando, de repente, um monstro chamado Time Eater aparece no céu em um tipo de buraco temporal... O tempo avança para a atualidade, onde os amigos do Sonic estavam preparando uma festa surpresa para comemorar seu aniversário e tudo estava indo muito bem até que o Time Eater aparece no céu em um tipo de buraco temporal, então ele cria vários outros buracos no tempo e suga todos os amigos do Sonic para locais que parecem estranhamente familiares, então começa a jornada em busca de saber o que está acontecendo, descobrir quem ou o que está por trás de tudo isso e salvar seus amigos que foram congelados no tempo, além de restaurar um mundo destruído pela interferência no contínuo espaço tempo, mas no meio do caminho ele receberá a ajuda de alguém muito especial e inesperado.
  Novidades  


  Sonic Generations recria zonas emblemáticas dos jogos antigos em um atordoante 3D. Prepare-se para revisitar fases e chefes clássicos, como Green Hill Zone, Chemical Plant Zone, Sky Sanctuary Zone, Eggxterminator e a corrida contra o Metal Sonic, enquanto redescobre fases mais atuais, como Crisis City, Rooftop Run e Planet Wisp. Cada zona possui 2 atos, um para o Sonic clássico, onde a jogabilidade é em 2D, porém com gráficos em 3D, e um pouquinho de 2.5D e outro ato para o Sonic moderno, utilizando a Hedgehog Engine e todo o seu 2.5D. Se tudo isso ainda não bastar, o jogo vem com tecnologia 3D, basta ativar este recurso nas opções do menu principal do jogo e curtir tudo saltando da sua tela.
  Uma das coisas que mais impressionam no jogo são os cenários de fundo nas fases modernas, pois além de deslumbrantes, você logo descobrirá que não se tratam apenas de cenários, são partes reais das fases que cedo ou tarde você poderá passar!
  Corra por uma versão 3D da Sky Sanctuary enquanto explora uma versão 2D da Speed Highway, tudo isso ao som de remixes fantásticos e efeitos sonoros nostálgicos, retirados diretamente dos jogos passados do Sonic! E o melhor de tudo é que você pode escolher a música que irá tocar nas fases!
  Complete 90 missões diferentes para liberar artworks, músicas, biografia dos personagens e cinemáticas. Encontre fases, chefes e missões em um Hub World gigantesco, semelhante ao do Sonic Advance 3.
  Algo que foi estranhamente mudado neste jogo foi o esmagamento. Nos jogos do Sonic sempre que você era esmagado por qualquer coisa, você perdia uma vida, mas no Sonic Generations nem sempre isso acontece. Ser esmagado é o mesmo que ser atingido por algum inimigo, ou seja, se você tiver anéis, os perderá, mas poderá continuar seu caminho, assim que você estiver livre, porém o sistema de perda de anéis continua semelhante aos jogos mais atuais, onde você não perde todos de uma vez caso tenha muitos.
  Agora você dispõe de habilidades para equipar nos Sonics e que fazem uma diferença significativa no seu desempenho pelas fases. Use desde os escudos elementais ou Homing Attack para o Sonic clássico, até uma barra de Boost infinita para o Sonic moderno. Transforme a sua pontuação no final das fases em pontos para comprar essas habilidades, portanto treine para conseguir tempos baixos. Para conseguir um rank S, basta você passar a fase abaixo de um tempo determinado e sem perder vidas.
  A dificuldade está bem melhor, comparando com o Sonic Colors. Você sente que há um desafio nas fases, porém ela poderia ser um pouco maior, especialmente nos chefes que ainda estão fáceis, mesmo jogando no Hard. Ao menos o jogo lhe garante continues infinitos.

  Hub World  


  Como já dito, você terá a sua disposição um grande "mundo" para explorar, onde você encontrará as zonas, missões, chefes, personagens, Collection Room, Statue Room, Skill Shop e o Information Pod. Felizmente, ele é bem simples, pois é em 2D, e todas as zonas e os chefes principais estão em uma linha reta, basta você correr que chega lá, mas não precisa atravessar o lugar inteiro, caso esteja no Planet Wisp e queira jogar a Green Hill, apenas entre no menu de qualquer fase, apertando para cima na entrada principal, e use os botões "LB" ou "RB" para se teleportar de zona em zona, incluindo o Information Pod, mas excluindo os chefes e as missões.
  Logo no começo do jogo, tudo será branco, descolorido, sem vida e seus amigos estarão congelados. Ao completar cada ato, uma parte daquela zona volta a vida ficando colorida novamente e ao passar todas as 10 missões daquela zona, toda a parte equivalente dela voltará a ter cor.
  Em frente a entrada de cada uma das zonas, há um personagem pronto para falar com você. Eles dão informações sobre a fase e o mais importante, dão dicas de onde encontrar o próximo Red Ring, portanto se você não tiver ideia de onde encontrá-los, fale com eles.
  Itens  


  Como a grande maioria dos jogos do ouriço azul, os itens estão espalhados pelas fases para dar uma ajuda. O Sonic clássico ganha seus itens como antigamente, dentro de caixas, basta estourá-las e aproveitar o poder que estava nela, já o Sonic moderno tem seus itens soltos e possui apenas alguns. Parece que a proporção de itens e habilidades dos personagens é inversamente proporcional:
 Super Ring: dá 10 anéis extras.
 Invencibility: torna o Sonic invulnerável por 20 segundos. Se você tocar em inimigos enquanto estiver sobre este efeito, você os destruirá, porém esta invencibilidade não o protege de esmagamentos, afogamentos e quedas em abismos.
 Power Sneakers: aumenta a velocidade do Sonic por 20 segundos.
 1-Up: garante uma vida extra.
 Aqua Shield: cria um escudo de água ao redor do Sonic que o protege de um ataque e permite que você use o Bounce Attack, que o faz quicar no chão e subir bem alto. Este escudo também permite que o Sonic respire debaixo da água. Item exclusivo das Missões ou habilidades customizadas.
 Flame Shield: cria um escudo de fogo ao redor do Sonic que o protege de um ataque e permite que você use o Flame Attack, que cria um impulso no ar para frente. Este escudo também protege o Sonic do fogo e da lava. Item exclusivo das Missões ou habilidades customizadas.
 Lightning Shield: cria um escudo elétrico ao redor do Sonic que o protege de um ataque, atrai os anéis próximos e permite que você use o Double Jump, que o faz pular novamente durante um pulo. Este escudo também protege o Sonic da eletricidade. Item exclusivo das Missões ou habilidades customizadas.
Skate Board: exclusivo da City Escape ou missões, cria um skate para o Sonic que aumenta e muito a sua velocidade. Você não pode parar ou mudar de direção enquanto estiver com este poder, mas pode acelerar ou frear, e se você bater em uma parede ou inimigo perde ele.
  Pink Wisp: exclusivo do Planet Wisp, este item é usado pelo Sonic clássico e é quase igual ao do Sonic Colors. Pressione o botão "Y" para ativar o Spikes e virar uma bola rosa espinhuda por um tempo. Este poder permite que você role pelas paredes e teto da fase, além de poder usar o Spin Dash em qualquer lugar e ativar as rodas dentadas. A diferença é que agora o poder dura um tempo limitado e usar o Spin Dash não diminui a sua duração.
 Super Ring: versão moderna do Super Ring, também dá 10 anéis extras.
 1-Up: versão moderna do 1-Up, também garante uma vida extra.
 Orange Wisp: também exclusivo do Planet Wisp, este, por sua vez, é usado pelo Sonic moderno e é bem semelhante ao do Sonic Colors. Ao pegar um destes pressione o botão "Y" até um pouco depois que o Sonic se transformar no foguete e então solte. Acerte o tempo exato para subir com alta velocidade, mas se errar o tempo perderá a transformação.
 Red Ring: colete-os e termine a fase para destravar conteúdo extra no jogo. Este é o único item do que aparece para ambos os Sonics.
  Personagens  


  Apesar de vários personagens estarem presentes no jogo, apenas o Sonic clássico e o Sonic moderno são jogáveis, você pode receber ajuda dos amigos do Sonic durante algumas missões, mas apenas isso. Alguns personagens antigos fazem cameo no jogo, como o Fang, o Mighty e o Omega, a SEGA fez questão de ao menos colocar alguma referência a grande quantidade de personagens que criou ao longo do tempo:
  Sonic the Hedgehog clássico: com um modelo muito bem feito, o barrigudinho azulado dos tempos do Mega Drive foi redesenhado em 3D, mas mantendo todas as suas proporções de antes. Devido a tantas reclamações feitas ao longo dos anos por parte de alguns "fãs" a SEGA fez com que o Sonic clássico permanecesse mudo por completo, como era na época, e para o jogo não ficar tão sem graça, fizeram com que o Tails clássico falasse em seu lugar. Suas habilidades continuam as mesmas de antes: Pulo, Spin e Spin Dash, porém algumas novas, e modernas, podem ser adicionadas e uma novidade que pegou a todos de surpresa novamente, foi o fato do Sonic clássico usar o poder do Pink Wisp, Spikes, no Planet Wisp!
  Sua jogabilidade é, de longe, a mais próxima da era clássica que já foi feita. Não é idêntico, mas é muito bom e, felizmente, algumas mudanças foram feitas, como, por exemplo: cair em cima de uma caixa de item, mesmo que em pé, já a estoura, atingir duas caixas de item ao mesmo tempo destrói ambas, você não precisa mais pular em cima da mola para ativá-la, basta tocá-la, seu Spin Dash está bem mais potente, entre outras coisas. A única reclamação que se pode fazer, é com relação ao seu pulo, pois, além de não podermos mais controlar a sua altura, é muito fácil você errar uma plataforma com um pulo em baixa velocidade, porque parece que você vai conseguir, mas acaba batendo na lateral, porém é apenas uma questão de se acostumar.
  Sonic the Hedgehog moderno: com todo o seu estilo e velocidade, o Sonic moderno está pronto para ajudar a salvar o passado junto do seu antigo eu. Sem entender muito o que está acontecendo tudo o que ele sabe é que precisa encontrar o monstro que sequestrou seus amigos e dar um fim em tudo isso. Ele continua com as mesmas habilidades de sempre, como o Pulo, Boost, Stomp, Wall Jump, Slide, Quick Step, Drift, Air Tricks, Homing Attack , e o Lightspeed Dash em algumas fases.
  Sua jogabilidade não teve grandes alterações desde os últimos jogos, como o Sonic Colors e o Sonic Unleashed, logo, a Hedgehog Engine continua sendo seu motor principal. Algumas coisas que podemos notar é com relação aos pulos a baixa velocidade que não permitem atingir grandes distâncias, portanto sempre pegue um pouco de impulso antes de tentar pular em alguma plataforma, e o Drift, que agora é bem semelhante ao usado no Sonic & SEGA All-Star Racing.
  Habilidades Básicas  
  Cada Sonic possui as suas próprias habilidades e elas são as mesmas de sempre, pois nenhuma foi adicionada neste jogo, porém algumas sofreram pequenas mudanças:
  Sonic clássico  
 Spin Jump: o pulo clássico do ouriço. Enquanto estiver pulando e acertar algum inimigo, você o destruirá. Infelizmente, você não tem mais total controle sobre esta habilidade. Não importa se você dá um simples toque no botão ou o segura por 2 segundos, a altura do pulo será sempre a máxima. Para executá-la aperte o botão "A" enquanto estiver no chão.
 Spin: quando Sonic estiver com velocidade, aperte para baixo e ele rolará pelo chão destruindo inimigos e obstáculos. Para executá-la segure para baixo enquanto corre.
 Spin Dash: com esta habilidade você consegue muito mais velocidade para fazer subidas e acertar inimigos, com uma rápida carregada você já sai com uma velocidade incrível, bem maior que você conseguia na era Mega Drive. Para executá-la existem 2 maneiras, a clássica, onde você segura para baixo enquanto está parado e começa a apertar o botão "A" várias vezes, ou o jeito Adventure, onde você apenas segura o botão "X" e o Sonic se abaixa e já começa a carregar, você pode fazer isso até mesmo correndo, é ótimo para ganhar tempo.
 Bounce Attack: quando estiver com o Aqua Shield, pule e aperte o botão do pulo novamente para quicar rapidamente no chão, subir bem alto e cair lentamente.
 Flame Attack: aperte o botão de pulo enquanto estiver com o Flame Shield e pulando para dar um forte impulso para frente enquanto destrói o que estiver no caminho.
 Double Jump: pule e aperte o botão de pulo outra vez com o Lightning Shield ativado para dar um novo salto, permitindo que você atinja grandes alturas.
  Sonic moderno  
 Spin Jump: o pulo moderno do ouriço. Enquanto estiver pulando e acertar algum inimigo, você o destruirá, porém você perderá muita velocidade enquanto estiver girando. Para executá-la segure o botão "A" enquanto estiver no chão.
 Hop: este é um pulo bem baixo que o Sonic pode usar, você ganha pouca altura, mas não perde a velocidade em que estava, porém você não consegue destruir inimigos nem objetos. Excelente para pular pequenos obstáculos e continuar correndo a toda. Para executá-la dê um leve toque no botão "A" enquanto estiver no chão.
 Slide: uma ataque rasteiro. Como o Sonic moderno não possui o Spin, esta é a única forma de atacar inimigos sem pular, ela também serve para atravessar passagens estreitas. Para executá-la basta apertar o botão "B" enquanto estiver no chão e se movendo.
 Boost: um aumento incrível de velocidade. Ele destruirá qualquer obstáculo estático ou inimigo que tocar, enquanto nesta habilidade, porém ela tem energia limitada, mostrada pela barra no canto inferior esquerdo. Você pode preencher esta barra fazendo Air Tricks, pegando anéis ou destruindo inimigos e enquanto estiver com ela ativada, você sugará todos os anéis que passar perto, semelhante ao escudo elétrico do Sonic the Hedgehog 3, e poderá correr por cima da água. O Sonic não consegue manter esta habilidade no ar por muito tempo. Para executá-la basta segurar o botão "X".
 Homing Attack: o bom e velho ataque aéreo do ouriço. Com esta habilidade o Sonic irá de encontro direto com um inimigo ou outros vários objetos do jogo. Excelente para acertar alvos com precisão, especialmente badniks no ar e molas. Se você tentar usar esta habilidade sem ter um alvo definido, o Sonic dará um impulso no ar para frente, ótimo para ganhar mais distância, porém ele perde toda a velocidade que tinha. Para executá-la basta apertar o botão "A" enquanto estiver no ar e quando uma mira aparecer em algo.
 Stomp: um ataque em velocidade para baixo. Com esta habilidade o ouriço dará um grande impulso reto para baixo e só irá parar quando tocar no chão. Esta habilidade serve para quebrar caixas que bloqueiam a sua passagem para baixo ou para chegar rapidamente ao chão. Para executá-la basta apertar o botão "B" enquanto estiver no ar.
 Wall Jump: pule pelas paredes para atingir novos lugares. Diferente do Sonic Colors e Unleashed, sempre que tocar em uma parede preta com um contorno vermelho, o Sonic grudará nela e ficará pronto para saltar na direção oposta, mas se demorar muito para pular, ele começará a escorregar. Para executá-la basta apertar o botão "A" enquanto estiver grudado em uma dessas paredes.
 Air Tricks: faça manobras no ar para ganhar Boost. Sempre que você passar por uma rampa amarela ou aro multicolorido, você poderá começar a fazer acrobacias enquanto estiver no ar. Faça sempre que possível para ajudar a preencher a sua barra de Boost e se for bom o bastante, poderá ultrapassar o limite dela. Para executá-las basta apertar o direcional para qualquer lado e depois "LB" + "RB" para finalizar o combo e ganhar ainda mais Boost, porém, procure sempre apertar o direcional para lados diferentes, pois se você apertar 2 vezes seguidas para o mesmo lado, não contará para o combo e você carregará pouquíssimo Boost.
 Quick Step: um rápido impulso para os lados, quase instantâneo. Excelente para desviar de objetos e inimigos enquanto corre, você certamente precisará desta habilidade para se manter nas rotas mais altas. Para executá-la basta apertar os botões "LB" ou "RB" enquanto estiver no chão.
 Drift: deslize para fazer curvas fechadas com precisão. Ideal para fazer qualquer tipo de curva sem perder velocidade, essa habilidade é perfeita para Time Attacks. Bem diferente do Sonic Colors, o Drift é muito parecido com o do Sonic & SEGA All-Star Racing, onde você pode ziguizaguear pela fase sem perder velocidade. Para executá-la basta segurar os botões "LT" ou "RT", enquanto estiver no chão, para a direção em que quiser deslizar.
 Lightspeed Dash: atravesse por uma sequência de anéis a uma velocidade incrível. Em algumas fases específicas, um aviso aparecerá no início de uma linha de anéis que brilham. Execute esta habilidade e você seguirá esta sequência de anéis até o fim. Para executá-la basta apertar o botão "Y" enquanto próximo do aviso.


  Skill Shop  
  Ambos os personagens possuem suas habilidades de sempre, porém, no decorrer do jogo, você pode destravar ou comprar novas habilidades no Skill Shop, completando missões ou pegando todos os 5 Red Rings de cada ato. Existem algumas exclusivas para cada personagem e outras que podem ser usadas por ambos. Para comprar as habilidades, você precisa de skill points, que são adquiridos no final de cada fase, onde a sua pontuação é convertida nesses pontos, ou seja, quanto melhor o seu desempenho nas fases, mais pontos você vai ganhar. O Skill Shop está localizado à esquerda da Green Hill no Hub World.
  Após adquirir uma habilidade, você precisa equipá-la. Para isto, basta ir ao Skill Shop ou na tela de seleção de qualquer fase, ir em Skill Customization, selecionar uma das listas de habilidades e customizá-la. Depois de terminar, pressione "Start" para fechar a lista e então "A" para confirmá-la, e, finalmente, selecione a lista novamente e vá em Equip para equipá-la.
  Existem habilidades que são focadas em determinadas fases e talvez não sejam úteis sempre, portanto escolha bem as que irá usar, principalmente se pretende se especializar em Time Attacks off-line.
  Habilidades Compradas ou Ganhas  


  Como já mencionado, existem várias habilidades para você equipar em ambos os Sonics, elas são muito úteis e fazem a diferença. Você pode usar no máximo 5 por vez e o custo delas não pode ultrapassar 100. Elas variam desde super freios, escudos e super barras de Boost, até transformar inimigos em anéis, encontrar molas ocultas e muito mais. Lembrando que para saber em qual Sonic você pode usar aquela habilidade, basta verificar para qual ato ela está assinalada, sendo ato 1 para o Sonic clássico, ato 2 para o moderno e ato 1/2 para ambos. Algo importante que deve ser dito é que essas habilidades funcionam apenas nos atos normais, ou seja, durante as missões, os chefes e o modo multiplayer, elas são desativadas:
  Ambos os Sonics  


 Extra Life: compre uma vida extra para os Sonics.
 Last Chance: garante uma vida extra quando você ficar sem vidas.
 Custo: 50 pontos.
 Power Brake: não importa o quão rápido esteja, seu breque o fará parar instantaneamente.
 Custo: 10 pontos.
 Safety Net: lhe dá 10 anéis toda vez que morrer e recomeçar a fase.
 Custo: 40 pontos.
 Sure-Footed: toda a vez que você recebe dano, o Sonic cai no chão e demora para levantar, porém se estiver com esta habilidade, ele cairá em pé e pronto para a ação.
 Custo: 20 pontos.
 10-Second Rings: quando perder os anéis, eles demorarão 10 segundos para desaparecerem.
 Custo: 30 pontos.
 Athleticism: diminui a velocidade que o Sonic perde enquanto sobe morros ou anda dentro da água.
 Custo: 20 pontos.
 Time Brake: diminui a velocidade em que o jogo se passa por alguns segundos quando ativado, permitindo que você veja tudo em câmera lenta. Pressione o botão "Y" para ativar esta habilidade.
 Custo: 80 pontos.
 Super Sonic: colete 50 anéis e aperte o botão "Y" para se transformar no lendário Super Sonic. Para ser sincero, isso é uma bela de uma porcaria, pois a única mudança em ambos os Sonics é a invencibilidade, porém isso vem ao custo de 2 anéis por segundo, o dobro do normal! Tome cuidado com esta habilidade, pois as vezes o Sonic clássico resolve começar a voar e quando você percebe errou o pulo. No caso do Sonic moderno, ele ganha a habilidade de voar quando se usa o Boost no ar, mas só em linha reta.
 Custo: 100 pontos.
  Sonic clássico  


 Invincible Start: começe toda as fases com a invencibilidade ativada por alguns segundos.
 Custo: 40 pontos.
 Long Spin Dash: seus Spin Dashes o levarão mais longe que o normal.
 Custo: 30 pontos.
 Treasure Scanner: permite que você veja itens e molas escondidas no cenário.
 Custo: 40 pontos.
 Breath Holder: aumenta o fôlego do ouriço, deixando-o ficar debaixo da água por muito mais tempo antes de se afogar.
 Custo: 20 pontos.
 Hercules Muscles: dá uma super força ao Sonic fazendo-o empurrar objetos muito mais rápido.
 Custo: 10 pontos.
 Twin Spin Attack: habilita o Insta Shield do Sonic the Hedgehog 3, que aumenta a área de dano do seu pulo. Pressione o botão "A" enquanto pula para usar esta habilidade. Funciona apenas uma vez por pulo, mas não causa uma invulnerabilidade momentânea como era antigamente.
 Custo: 30 pontos.
 Homing Attack: permite que o Sonic clássico use o Homing Attack! Muito melhor que o do Sonic the Hedgehog 4: Episode 1, este é o melhor Homing Attack dos jogos em 2D e também permite que você use-o sem alvo para dar um impulso no ar. Aperte o botão "A" enquanto estiver no ar para usar esta habilidade.
 Custo: 100 pontos.
 Shield: aperte o botão "Y" para gerar um escudo ao seu redor que protegerá o Sonic de qualquer ataque por uma vez. Você tem apenas 2 cargas por vida.
 Custo: 60 pontos.
 Aqua Shield: pressione o botão "Y" para criar um escudo de água que permite que o Sonic respire debaixo da água e que lhe dá a habilidade de quicar no chão, subindo mais alto que o seu pulo normal. Você tem apenas 2 cargas por vida. Para usar esta habilidade, pressione o botão "A" enquanto estiver pulando.
 Custo: 70 pontos.
 Flame Shield: pressione o botão "Y" para criar um escudo flamejante que protege o Sonic do fogo e da lava, e permite que ele dê um grande impulso para frente enquanto estiver no ar. Você tem apenas 2 cargas por vida. Para usar esta habilidade, pressione o botão "A" enquanto estiver pulando.
 Custo: 70 pontos.
 Lightning Shield: pressione o botão "Y" para criar um escudo magnético que protege o Sonic da eletricidade, atrai os anéis próximos dele como um imã e permite que ele use o pulo duplo. Você tem apenas 2 cargas por vida. Para usar esta habilidade, pressione o botão "A" enquanto estiver pulando.
 Custo: 70 pontos.
 Power Sneakers: ao apertar o botão "Y", o Sonic ganhará esta habilidade clássica que aumenta a sua velocidade por um tempo. Você tem apenas 2 cargas por vida.
 Custo: 60 pontos.
 Boardmaster: use o botão "Y" para pular no skate que você usou na City Escape a hora que quiser! Você possui apenas uma carga por vida e se bater em alguma parede ou badnik, perderá o skate.
 Custo: 70 pontos.
 Ring Time: durante alguns segundos, transforma todos os inimigos que aparecerem na tela em anéis. Você tem apenas 2 cargas por vida. Pressione o botão "Y" para ativar.
 Custo: 60 pontos.
  Sonic moderno  


 Blast Off: aperte o botão "X" no momento em que o GO aparecer no começo de toda fase para ganhar um Boost grátis. Esta habilidade possui um efeito secundário secreto: quando você consegue ativar o Blast Off, o próximo pulo que você der será um tipo de moon jump, onde você subirá muito mais que o normal e de forma meio lenta.
 Custo: 10 pontos.
 Trick Mastery: aumenta a velocidade que o Sonic executa os Air Tricks, permitindo que ele faça mais que o dobro de manobras que o normal.
 Custo: 60 pontos.
 Speed Up: aumenta a velocidade do Sonic.
 Custo: 20 pontos.
 Acceleration: aumenta a aceleração do Sonic quando ele começa a correr.
 Custo: 10 pontos.
 Gauge Rebooter: toda a vez que reiniciar a fase após perder uma vida, sua barra de Boost estará completamente cheia ao invés de vazia.
 Custo: 30 pontos.
 Power Stomp: cria uma onda de choque quando você usa o Stomp, destruindo tudo o que estiver próximo de onde você cair.
 Custo: 30 pontos.
 Quick Slide: permite que você use o Quick Step enquanto estiver usando a prancha da City Escape.
 Custo: 30 pontos.
 Ring Energy Bonus: os anéis preenchem mais ainda a sua barra de Boost.
 Custo: 40 pontos.
 Serial Homing: permite que você use o Homing Attack em sequência mais rapidamente.
 Custo: 40 pontos.
 Smasher Bonus: destruir inimigos ou objetos preenche a barra de Boost.
 Custo: 30 pontos.
 Auto-Gauge: sua barra de Boost recarrega lentamente sozinha.
 Custo: 30 pontos.
 Endless Boost: sua barra de Boost nunca acaba! Porém você não consegue pegar anéis e por mais que tente, ficará sempre com zero.
 Custo: 70 pontos.
 Direct Jump: aumenta a velocidade que o Sonic executa os Wall Jumps.
 Custo: 30 pontos.
 Boost Gauge Up: aumenta o tamanho da sua barra de Boost.
 Custo: 60 pontos.


  Fases  


  São ao todo 9 zonas com 2 atos cada, sendo o ato 1 para o Sonic clássico e o ato 2 para o moderno, como já dito. Todas as fases são remakes das zonas dos jogos passados do Sonic. Infelizmente você é obrigado a passá-las em ordem, mas ao menos pode escolher entre passar o ato 1 ou 2 antes, e para destravar a próxima zona, você deve completar a anterior. Elas estão divididas em 3 eras: Clássica, Dreamcast e Moderna, cada uma contendo 3 zonas. Após completar todas as 3 de uma determinada era, as missões e o chefe secundário são destravados para aquela era. As versões modernas possuem bastante plataforming e sem dúvidas estão mais elaboradas que as do Sonic Colors, mas isso não quer dizer que as partes de velocidade não são maioria. Já as versões clássicas possuem bem mais partes de plataforming, mas é possível passar boa parte delas em altíssima velocidade, claro que isso requer muita habilidade do jogador. Contando com missões e chefes, incluindo a versão Hard deles, o jogo possui ao todo 122 fases. Você pode trocar a música de cada fase por uma das músicas que você já destravou no Collection Room, ou seja, você pode jogar a Green Hill ao som da Splash Hill, Crisis City ao som do Sonic Boom e assim por diante, para isto, basta escolher a opção "Change Music" no menu antes de entrar em algum ato.
  Era Clássica  
  Esta fase não poderia faltar em um jogo do porte do Sonic Generations. Reviva as saudosas colinas verdejantes do Sonic the Hedgehog.
  Versão clássica: com um começo extremamente nostálgico, você irá se familiarizar facilmente com esta fase lendária, mas não pense que será como antes, pois rapidamente você nota que tudo esta diferente, especialmente quando chegar nas cavernas subterrâneas, porém nada de radicalmente novo. Passe por loopings, túneis em S e se balance em plataformas suspensas, bem como antigamente.
  Versão moderna: se você acha que viu tudo no Sonic Adventure 2 está enganado, pois esta recriação da Green Hill em 3D supera tudo o que você já viu antes. Com loopings gigantes, muitos rails, cachoeiras e uma belíssima caverna subterrânea, esta fase representa todo o espirito da era clássica. Mesmo com tudo isso, o que mais impressiona é o fundo da fase, que é muito mais que um simples cenário, é, em boa parte, lugares que você poderia ter passado se estivesse em um caminho mais alto.


  Clássica do Sonic the Hedgehog 2, esta fase com descidas de tirar o fôlego e muitos loopings ganhou o seu lugar neste jogo.
  Versão clássica: novamente com um começo idêntico a sua versão original, ela também logo fica bem diferente. Mas não fique desanimado, pois os canos, a água rosa e os inimigos de antigamente estão presentes. Prepare-se para desviar de bolas de água, escapar das garras do Graber, fugir antes que a água suba, escorregar pela água, semelhante à Labyrinth Zone do Sonic the Hedgehog, pular em cubos amarelos e ouvir a tão idolatrada música de afogamento.
  Versão moderna: extremamente impressionante desde o começo, esta versão da Chemical Plant deixa qualquer um de boca aberta desde o primeiro segundo. Com um dos melhores remixes do jogo, corra por esta indústria química, enquanto aprecia um cenário atordoante. Tenha reflexos rápidos para pular na hora certa e se manter sempre na rota mais alta e fique livre da água. Cortes de caminhos disponíveis desde os primeiros passos, nem sempre o que você vê ao fundo ou ao seu lado é mero cenário.


  Direto do Sonic & Knuckles, esta zona impressionou a muitos ao ser escolhidas, pois a grande maioria esperava uma fase mais emblemática, como a Ice Cap, Flying Battery ou Lava Reef, mas ainda sim, é uma das fases mais impressionantes do jogo. Sua recriação foi simplesmente fantástica.
  Versão clássica: mais uma vez com um começo bem familiar, mas sem o Knuckles arrebentado. Corra de encontro a Death Egg em meio a este santuário ancião, espante araras coloridas, corra em plataformas giratórias, escape de plataformas que caem, destrua os Egg Robôs, pule em nuvens e use plataformas flutuantes, semelhantes ao piões da Marble Garden Zone do Sonic the Hedgehog 3, que vão se desfazendo com o tempo.
  Versão moderna: de cair o queixo desde o primeiro instante, a SEGA se superou e muito na recriação em 3D desta zona relativamente simples em sua versão original. Ela faz jus ao nome, é de fato um santuário celestial! Deslize por rails, pule em nuvens fofas, salte por precipícios gigantescos, equilibre-se em passagens estreitas e corra com o chão desmoronando atrás de você, mas não antes de admirar as partes internas deste santuário e se teleportar por aí.


  Fase extra, baseada na Casino Night do Sonic the Hedgehog 2, que vem como um DLC em todas as versões. Liberada junto das missões, este é, na verdade, um mini-game de pinball para você passar um tempo. Não obrigatório no jogo ele também não destrava nada. Você pode jogar com qualquer um dos Sonics, mas a única coisa que muda é a habilidade que você terá para usar. Você não tem nenhum controle sobre o Sonic em si, diferentemente do Sonic Spinball, porém você pode apertar o botão "X" para usar a habilidade especial dele, o Sonic clássico usa o Spin Dash, que para o Sonic por completo e quando soltar o botão, ele irá reto para cima. enquanto que o Sonic moderno usa o Boost, que dá um grande impulso na direção em que você está indo, ambos podem ser usados apenas 3 vezes e nunca 2 vezes seguidas, você vai precisar bater em um dos flippers para poder usar novamente. Use o "RB" e o "LB" para movimentar os flippers e use o "RT" e o "LT" para balançar a mesa, mas tome cuidado, pois se balançar demais, os flippers travarão.
  Sua missão é marcar o máximo possível de pontos e o melhor jeito de conseguir é fazendo um Jackpot, para isso, você deve coletar pelo menos 5 medalhões que ficam espalhados. A mesa pode parecer bem simples na primeira olhada, mas existem 2 partes ocultas bem lá atrás e é lá que estão os maiores prêmios. Existem 3 formas de se chegar lá, mas antes precisa ligar todos os ativadores daquela passagem, que são: o looping no alto à esquerda, o tubo no meio à direita e o recolocador à direita do tubo. Ative um desses caminhos e acerte o Sonic nele e você será jogado para uma parte em 2D, onde você só tem uma chance para fazer a jogada certa e conseguir pegar mais medalhões, e finalmente chegar a máquina do Jackpot. Quando chegar na máquina, os medalhões servirão como fichas de apostas, 5 medalhões serão apostados, caso não tenha 5, todos os que tiver serão, e quanto mais apostar, maior a sua chance de formar um trio em qualquer linha ou diagonal. Consiga 3 figuras iguais e vários anéis começarão a cair na mesa, pegue-os para conseguir ainda mais pontos. Repita esse processo mais vezes para ganhar cada vez mais pontos.


  Era Dreamcast  
  Achou que o jogo estava devagar de mais? Prepare-se para mudar de ideia, pois esta fase é sinônimo de velocidade! Direto do Sonic Adventure, outra reconstituição formidável foi feita, com certeza esta é a fase com a maior quantia de caminhos alternativos para se seguir.
  Versão clássica: a primeira fase realmente nova para o Sonic clássico, mas tão impressionante quanto a versão moderna. Encontre várias semelhanças com a versão original enquanto corre a toda nesta via de alta velocidade. Pule por prédios, corra por dentro deles, pegue carona em foguetes e helicópteros, tudo bem parecido com a versão 3D desta fase.
  Versão moderna: pensava que a versão original era radical? Aposto que irá mudar de ideia com esta releitura de uma das melhores fases da série Adventure. Acelere por descidas atordoantes e curvas mirabolantes, pule de um prédio ao outro, use elevadores de carga, corra por pistas largas, desvie dos carros, pegue carona em helicópteros e foguetes, mas não se esqueça da emblemática descida pela parede de um prédio com sirenes tocando atrás de você. Infelizmente a parte depois da descida pelo prédio é bem diferente da versão original, mas nem de longe é pior.


  A emblemática descida com prancha do Sonic Adventure 2 está de volta, assim como o gigantesco caminhão da GUN que terá outra chance de lhe pegar e desta vez, ele tem alguns truques novos na manga.
  Versão clássica: quem disse que o Sonic clássico não sabe andar em rails? Ele pode não conseguir fazer isso da mesma forma que o Sonic moderno, mas manda ver mesmo assim e não para por aí, semelhante ao Sonic moderno, o clássico tem um skate para andar pela fase, que você pega em um dos monitores. Ele é excelente para velocidade, mas se bater em uma parede ou perder os anéis, perde o skate. Aqui, você faz uma verdadeira corrida contra o caminhão da GUN, pois ele tentará o tempo todo lhe atrapalhar, destruindo o caminho por onde você deveria passar, deixando você com o pior e mais perigoso caminho da fase, portanto seja rápido e consiga pegar as passagens antes que ele as destrua.
  Versão moderna: pronto para uma descida de snowboard pelas ruas de uma cidade e depois, só pra descontrair, fugir de um caminhão gigantesco que destrói uma cidade só para tentar lhe pegar? Com muitas diferenças em relação à versão original, corra por praças, passe por avenidas, grandes descidas e prepare-se para uma fuga de tirar o fôlego, pois agora a perseguição do caminhão está totalmente diferente, com um caminho bem maior e desafiador, o "monstro" chega até a andar na parede! Cuidado com as serras dele!

  Outra zona que impressionou a muitos por ter sido escolhida para o jogo, pois, novamente, o pessoal esperava uma das fases mais para o meio do Sonic Heroes, como a Lost Jungle ou a Hang Castle, mas mesmo assim, a SEGA fez novamente um excelente trabalho e esta é, na minha opinião, uma das zonas mais gostosas de se jogar.
  Versão clássica: espero que goste de água, pois nesta fase você pode acabar dentro dela se não for bom o bastante para se manter nas rotas altas. É possível andar por cima da água, semelhante a Hydrocity Zone do Sonic the Hedgehog 3, mas você vai precisar de muita velocidade para isso. Os obstáculos memoráveis estão de volta, então cuidado para não ser esmagado pelas pedras gigantes enquanto usa os canhões para seguir por outras rotas.
  Versão moderna: livre do Tails e do Knuckles, Sonic agora pode correr tranquilamente por esta colina litorânea. Aqui você também consegue correr sobre a água e em algumas parte é o único caminho que você tem, mas tome cuidado, pois você precisa ativar o Boost para não afundar e se correr por fora das bóias de segurança por muito tempo, a piranha gigante que tentou lhe comer na Green Hill irá lhe pegar. Baleias, canhões, grandes loopings, pedras rolantes e Egg Paws estão todos lhe esperando neste remake, mas não pense que a parte do kart ficou de fora.


  Era Moderna  
  Vinda direto do polêmico Sonic the Hedgehog, também conhecido como Sonic 06 ou Sonic Next-Gen, esta cidade cataclísmica está de volta e em grande estilo.
  Versão clássica: uma adaptação bem interessante para o 2D. Muito parecida com a versão 3D, você enfrentará praticamente os mesmos desafios. Evite a lava enquanto usa os inimigos para alcançar as rotas mais altas. Fique muito atento ao chão, pois ele pode entrar em erupção, e também com as plataformas flutuantes, pois muitas delas são instáveis. Muito cuidado com o tornado no final da fase, pois você chega perto demais dele, a ponto dele lhe trollar com estilo! Tornado safado!
  Versão moderna: com um esquema bem parecido com a original, mas bem menos caótica, você irá correr em meio a uma cidade em ruínas. A lava continuará sendo seu grande inimigo aqui, especialmente se você quiser pegar a rota mais alta, nesta que é uma das fases mais desafiadoras do jogo e que tem um final bem emocionante, pois desta vez, ao invés de correr do tornado, você irá correr de encontro a ele!


  Uma das fases mais interessantes do Sonic Unleashed fez seu caminho neste jogo e com muita mobília para destruir.
  Versão clássica: sem grandes destruições, é hora de muito plataforming no jogo. Bem ao oposto da versão moderna, aqui você enfrentará muitas plataformas, mas os obstáculos são os mesmos: pêndulos de foice, balões e elevadores de corda. Depois dê uma passada por uma adega onde barris gigantesco tentam lhe esmagar, então escale a enorme torre do relógio enquanto desvia de diversos inimigos, e quando chegar no topo, quebre o relógio para acertar o dirigível e cortar caminho até o final da fase.
  Versão moderna: algumas seções da fase original permaneceram intactas nesta versão, mas outras foram severamente mudadas. Você continua a correr por uma cidade, passando em meio as casas e destruindo mesas, vasos, cadeiras, vidraças e afins (provavelmente o pessoal não ficará muito contente depois da sua visita por lá). Enfim, prepare-se para passar por muitos pêndulos de foice, correr por telhados, quicar em balões, pular em meio a torres, entre outras coisas. Alguns ficarão felizes ao saber que a escalada da torre do relógio está completamente diferente, pois agora você sobe correndo e não pulando em plataformas, ou seja, coisa de 5 segundos em linha reta e você já pega o rail do outro lado, mas agora, no final da fase, você não enfrentará apenas aqueles robôs que atiram laser, mas sim um dirigível junto que também atira em você.


  Outra fase que também pegou de surpresa por estar no jogo, já que o Sonic Colors saiu há um ano aproximadamente, mas esta fase é sem dúvidas a mais diferente da versão original, chega a parecer outro Planet Wisp. Lembra da Eggmanland do Sonic Unleashed? Aquela fase gigantesca que parece que nunca acaba? Pois bem, a SEGA se baseou um pouquinho nessa ideia e esta zona é bem grandinha, coisa de pegar Rank S com 5 minutos.
  Versão clássica: aí sim fomos surpreendidos novamente! Que os classicistas extremistas corram para as montanhas! Sonic Clássico usando o poder do Pink Wisp, Spikes, direto do Sonic Colors, habilidade moderna no Sonic clássico. Se você acha isto uma calamidade, relaxe, pois ficou extremamente bem feito e divertido. Comece correndo pela parte nativa do planeta, coisa que não acontecia na versão original, e depois entre em uma das partes mecanizadas, onde o desafio começa pra valer. Use o Pink Wisp para ativar as rodas dentadas e cortar caminho ou girar mecanismos que, por sua vez, fazem uma porta se abrir ou algum pedaço da parede girar, revelando uma nova passagem, ou ainda use-o simplesmente para cortar caminho pelo teto. Lembre-se que com o Spikes ativado, você pode usar o Spin Dash nas paredes e tetos.
  Versão moderna: explore mais da belíssima parte nativa do planeta e use o poder do Orange Wisp, Rocket. Com traços semelhantes à versão original, pegue longos rails, tirolesas e tenha muita precisão para manter-se no caminho mais alto. O Rocket está um pouco diferente da versão original, pois agora, depois de ativá-lo, você deve segurar o botão "Y" por um tempo, até que ele se transforme no foguete, então, espere mais alguns instantes e solte. Caso erre o tempo, você subirá com pouca velocidade ou perderá a transformação antes de atingir o alvo, que é fazer um buraco no teto para chegar no andar de cima. Procure por uma exclamação para saber onde deve usar o poder e siga pelos anéis. Uma das partes novas são os "carrinhos de mina", eles andam por trilhos suspensos e você deve mirar em um dele, apesar de lentos, você pode acelerá-los usando o Boost. Cuidado para não ser esmagado pelo teto nas partes finais.


  Chefes  
  O jogo possui 2 chefes por era, um principal e outro secundário. Depois de completar todas as 3 zonas da era em que estiver, as missões e os chefes secundário serão destravados e aparecerão nas partes altas do Hub World. Use as plataformas e procure por eles. Agora, para destravar o chefe principal da era em que está, você precisa de 3 chaves. Essas chaves estão próximas de alguns portais das missões, portanto complete uma das missões perto da chave e ela destravará, é uma chave por zona, ou seja, você tem que completar uma missão referente a cada zona, como são 10 missões por fase, você tem várias opções para conseguir. Depois de pegar as 3 chaves, vá até o portal do chefe principal e ele se abrirá. Todo chefe derrotado, lhe rende uma Esmeralda do Caos, é assim que você as consegue e você vai precisar das 7 para enfrentar o chefe final, a última esmeralda é ganha quando você completa todas as zonas. Uma das partes interessantes é que todo o chefe tem uma breve cinemática antes de começar a ação e vale lembrar que as habilidades customizadas não funcionam aqui.
  Era Clássica  
  SIM! Reviva a épica corrida entre o Sonic e sua cópia metálica mais famosa no que sobrou da Stardust Speedway, direto do saudoso Sonic CD. Você o encontrará acima da Chemical Plant.
  Bem diferente da versão original, não há um Eggman atrás de você nem uma corrida a vencer com a Amy como prêmio. É simplesmente ficar correndo e acertar o Metal Sonic quando ele vacilar. Você joga com o Sonic clássico, não há parte moderna aqui. Depois que o Metal Sonic fizer a sua apresentação e o chão começar a cair logo atrás de você, você toma controle do Sonic. Corra sempre para a direita, mas se precisar brecar, não precisa ter medo, pois a velocidade que o chão desaba é ajustada a sua velocidade atual, logo, você tem que ficar parado por um tempo para poder cair. Infelizmente, por ser o primeiro chefe que você pode enfrentar no jogo, ele é bem fácil. Seus ataques não são difíceis de evitar e sempre que ele terminar de executá-los, ficará flutuando acima de você, então pule para atingí-lo.


  Um dos chefes mais difíceis da história do Sonic retorna novamente direto do Sonic the Hedgehog 2.
  Mais complexo que a versão original, você usará o Sonic clássico para enfrentar o Eggxterminator. Desta vez, você deve desviar da mira, esperar ele recolher o braço e então ele pulará em cima de você, desvie e ele ficará com a retaguarda exposta, basta então, acertá-lo diretamente na "poupança" (também conhecida como bunda). Depois de algumas pancadas, ele ficará bem furioso e lhe jogará para uma parte completamente nova, cheia de plataformas e botões. Agora ele tentará lhe acertar com o braço. Tudo o que você deve fazer é apertar um dos botões, ficar o mais perto possível da mina que aparecerá e aguardar o vilão lançar seu braço. Se ele acertar a mina, ficará atordoado por um tempo, então pule na mão, corra pelo braço e acerte a cabeça do robô.


  Era Dreamcast  
  Diretamente da Final Rush do Sonic Adventure 2, é hora do Shadow ter sua revanche contra o Sonic em uma corrida por um circuito sem fim. A partir daqui, todos os chefes serão enfrentados com o Sonic moderno. Você o encontrará acima da City Escape.
  Corra, muito, e rápido, pois o Shadow não terá dó de você e ele também usa o Boost. Se vocês se trombarem enquanto estiverem no Boost, serão apenas jogados para o lado, mas se um dos dois estiver sem o Boost, levará dano, portanto pegue anéis sempre para manter a sua barra de Boost cheia. Sua missão é coletar algumas auras de energia que ficam correndo pelo circuito antes que o Shadow as pegue. Depois de pegar o suficiente, o Sonic carregará energia e você será jogado para uma pista alternativa, lá a sua missão é atingir todos os meteoros com o Super Boost até conseguir atingir o Shadow. Repita o processo até que ele seja derrotado, se você fizer tudo certo, conseguirá derrotá-lo na primeira. Se o Shadow carregar a energia, será a sua vez de ir para o circuito dele, onde você deve desviar de todos os seus ataques.


  Com uma aparição extremamente marcante no Sonic Adventure como o chefe final, esta besta de água está de volta a fim de acertar as contas com você.
  Não, sem Super Sonic, você irá enfrentá-lo na raça mesmo. Você estará correndo pelo que sobrou da Station Square, o que não foi muito, enquanto desvia dos ataques incessantes do Chaos até conseguir chegar perto dele. Serão 4 circuitos ao todo, onde no final você terá que usar o Boost para correr sobre a água, entrar na criatura e acertar o que deve ser o seu cérebro, portanto aproveite bem os anéis e as rampas coloridas para carregar o seu Boost. Acerte-o 3 vezes e ele ficará furioso e criará gêiseres de água que levantarão partes do chão, criando um caminho cheio de precipícios. Acerte-o pela quarta vez usando o Homing Attack.
  Curiosamente, este é o único chefe do jogo que possui um Check Point, que fica logo depois de atingir Chaos pela segunda vez.


  Era Moderna  
  O ouriço que veio do futuro está de volta do Sonic the Hedgehog, Sonic 06, e pronto para acertar as contas com o Sonic apenas por diversão. Você o encontrará acima da Crisis City.
  Como sempre, os chefes secundários são baseados em correr o tempo todo e este não é diferente. Corra pela Crisis City cheia de carros e destroços pelo caminho. Procure sempre atingir os obstáculos que encontrar, pois eles não vão lhe machucar e vão ajudar a preencher a sua barra de Boost. Aqui, você deve acertar o Silver diretamente usando o Homing. Sempre que ele levitar objetos, que não sejam caminhões, pule e use o Homing para ir quicando neles até atingí-lo. Seus ataques são fáceis de se desviar, além de jogar coisas em você, ele também pode disparar lâminas de energia, criar um carro gigante formado por vários destroços, basta pular em cima dele e correr até atingir o Silver, e no final, quando estiver quase sendo derrotado, ele criará uma enorme bola de sucata que ficará rolando atrás de você para lhe esmagar, continue correndo e desviando dos ataques até conseguir chegar perto do ouriço prateado e desferir o golpe final.


  Ele está de volta do Sonic Unleashed e desta vez sem Werehog. Prepare-se para uma longa luta.
  Também uma corrida por um circuito fechado, desvie dos vários ataques deste robô gigante enquanto tenta atingir seu ponto fraco. Este chefe, apesar do espaço limitado, se passa por 3 partes distintas: 3D, 2D e 3D em queda livre, e em cada uma delas existe uma maneira diferente de atingí-lo. Tudo começa na parte em 3D, procure com olhos de águia por rampas no chão que lhe jogam em rails que passam pelas laterais, agora, sem cair de lá, enquanto desvia dos ataques do chefe e das armadilhas do próprio rail, pule de um ao outro para chegar até o final, onde há um arco, pule nele e espere chegar bem perto do chefe até a mira do Homing aparecer e então ataque. Depois disso, você irá para a parte 2D, onde o Dragoon fica atirando bolas de gelo que formam barreiras no seu caminho, esteja sempre pronto para pular, até que ele dê bobeira e fique voando baixo na sua frente, então use o Boost para chegar perto e então o Homing para acertá-lo, se você for bom o bastante, logo após acertá-lo, você poderá usar o Homing para acertá-lo novamente enquanto cai, mas você terá que ser muito preciso. Depois de correr um tempo na parte 2D, ele usará os braços do robô para impedir que você fuja enquanto se prepara para lhe esmagar, use os braços dele como paredes e vá pulando desviando de bolas de gelo até chegar perto da cabeça do robô e então use o Homing. Depois de um tempo, ele abrirá uma fenda no espaço e jogará você dois em queda livre, fique indo de um lado para o outro para desviar dos ataques mas esteja sempre apertando o botão "X" para descer mais rápido, e atingí-lo antes que ele os teleporte de volta para o começo.


  Hora de descobrir quem, ou o que, está por trás de toda essa bagunça. Bem confuso na primeira vez, este chefe chega a ser um pouco decepcionante. Você controla os 2 Sonics, um de cada vez, bem como o chefe final do Sonic Rush Adventure, e cada um tem a sua jogabilidade, onde o Sonic moderno joga em 3D e o clássico em 2D. Você está em um tubo com vários destroços voando. Tudo o que você precisa fazer para derrotar este chefe e usar o Boost o tempo todo, desde o primeiro milésimo que você tiver controle dos personagens ative o Boost e não pare mais, até mesmo o Sonic clássico terá Boost aqui. Seu alvo, é o núcleo rosa bem no meio do Time Eater, basta tocá-lo e manter o Sonic lá por um tempo. Três ataques ao núcleo serão o suficiente, mas a tarefa não é tão simples assim, pois existem vários obstáculos para lhe atrapalhar, mais os ataques do chefe. Fique muito atento, pois ele sai do túnel e essa é a hora que você deve trocar para o Sonic clássico e perseguí-lo até que ele volte para dentro. Anéis são bem raros e mais difícil ainda é conseguir enxergá-los a tempo de pegá-los, o melhor jeito de conseguir anéis é atingir o núcleo do chefe e então vários sairão dele.


  Missões  
  Depois de completar todas as zonas da era que estiver, as missões serão habilitadas para ela, então, comece a usar as plataformas ou até mesmo o nome das fases para ir subindo e encontrar todas. São ao todo 5 portais por zona, sendo que cada um possui uma missão para cada Sonic, o que totaliza 90 missões. Ao completar missões, você poderá ser recompensado com uma habilidade nova, que será destravada para você ou para o Skill Shop e um sino aparecerá na parte de cima do portal, pule nele e uma nota musical sairá voando, corra atrás e pegue-a para destravar uma artwork, se a nota for azul, ou uma música, se a nota for dourada. As missões são tematizadas com a zona em que estão e em algumas delas você poderá receber ajuda ou ser atrapalhado por algum dos personagem presentes no jogo. São todas bem desafiadoras e algumas demorarão um tempo considerável para conseguir um rank S.
  Algumas missões são padrão para todas as zonas, como ganhar uma corrida contra um fantasma do seu personagem, enquanto que outras variam completamente, desde usar o poder dos escudos elementais do Sonic the Hedgehog 3, salvar uma quantidade de flickies, passar uma fase sem anéis ou com apenas 1, até fazer uma disputa de rebatimento de nota musical contra o Vector. As missões podem se passar em um pedaço isolado da zona onde ela foi retirada ou ainda em uma parte inédita da mesma, mas não pense que será fácil, pois as habilidades customizadas são desativadas durantes as missões.
  Red Rings  
  Após terminar a Green Hill Zone, anéis vermelhos começarão a aparecer nas fases. São ao todo 5 por ato e servem para destravar artworks e músicas. Eles estão escondidos pelas fases e cabe a você encontrá-los, alguns estão em lugares óbvios e fáceis de se achar, mas alguns estão em cantinhos bem escondidos. Após pegar um deles, você deve alcançar o próximo check point sem morrer para que ele seja salvo enquanto estiver na fase, porém, ele só será seu de verdade assim que completar a fase, portanto, assim que pegar um deles, faça o possível para terminar a fase sem morrer. Caso não consiga achar um Red Ring, fale com o personagem que fica na entrada da fase até que ele lhe dê uma dica de onde encontrar o próximo.
  Antes de entrar em cada fase, você poderá ver quantos destes anéis já pegou nela, porém eles não aparecem em ordem como acontecia no Sonic Colors, portanto fica mais difícil saber se os que faltam estão no começo, meio ou final do ato e, infelizmente, uma vez pegos, os Red Rings nunca mais reaparecem, coisa que também acontecia no Sonic Colors. Depois de coletar todos os 5 de uma mesma fase, você será recompensado com uma habilidade customizada.
  Modo Multiplayer  

  É aqui que você pode se divertir com pessoas ao redor do mundo. Utilize a opção Online Play no menu principal do jogo para entrar no modo multiplayer. Existem duas opções de jogo: Ranking Attack e 30 Second Trial. Aqui você deve jogar na raça, ou seja, sem habilidades customizadas.
  Na opção Ranking Attack, você verá os seus melhores tempos online e poderá compará-los com os de outros jogadores, incluindo seus amigos, sua região ou no mundo todo, e tudo isso para cada uma das fases.
  Na opção 30 Second Trial, você jogará por apenas 30 segundos na fase que escolher e a sua missão é ir o mais longe possível. Assim que o tempo acabar, uma placa ficará simbolizando onde você parou, mas mesmo que o tempo acabe, a contagem só irá parar no momento em que tocar no chão, portanto calcule bem os seus movimentos.
  Information Pod  

  Localizado à esquerda da Skill Shop, aqui você poderá tirar algumas dúvidas sobre os objetivos atuais que você deve cumprir caso consiga se perder no jogo, mas nada de muito importante, pois o jogo em si é bem instintivo, talvez a única parte em que se possa enroscar é descobrir como destrancar os chefes. Você também pode ver os seus recordes de quantas fases já tirou rank S, o quanto você já andou pelo Hub World, suas skills favoritas entre outras coisas.
  Collection Room  
  É aqui que ficam todos os destraváveis do jogo. Localizado no extremo esquerdo do Hub World, você poderá rever todas as cinemáticas, ouvir músicas dos jogos antigos do Sonic, ver artworks e concept art exclusivas e raras de vários jogos do Sonic, incluindo ideias para os jogos que não foram usadas, e para finalizar, biografias simples de cada personagem presente no jogo.
  São ao todo 13 cinemáticas, 130 artworks, 50 músicas e 14 biografias, é muita coisa para destravar!
  Statue Room  
  Há uma sala secreta no Sonic Generations e foi revelada pela SEGA dias antes do seu lançamento. Esta sala fica dentro do Collection Room e para acessá-la, basta pressionar o botão "Back" por 3 segundos, então um buraco abrirá no chão, levando o Sonic até lá. A primeira vez que entrar, estará vazia e o jogo pedirá para você adicionar um código. Existem 55 códigos que destravam estátuas de inimigos, amigos e itens que aparecem no Sonic Generations. Não há como conseguir esses códigos diretamente no jogo, eles foram inventados para serem ganhos comprando mercadorias do Sonic, mas parece que os hackers foram mais rápidos e já conseguiram todos há muito tempo, se quiser, confira a lista abaixo. Para sair dessa sala, basta usar a mola no canto esquerdo:

  • Aero-Cannon - 329 494
  • Amy Rose - 863 358
  • Big The Cat - 353 012
  • Blaze The Cat - 544 873
  • Booster - 495 497
  • Buzz Bomber - 852 363
  • Capsule - 777 921
  • Chao - 629 893
  • Chaos Emeralds - 008 140
  • Charmy Bee - 226 454
  • Chip - 309 511
  • Chopper - 639 402
  • Classic Dr. Robotnik - 103 729
  • Classic Sonic The Hedgehog - 171 045
  • Classic Tails - 359 236
  • Cop Speeder - 640 456
  • Crab Meat - 363 911
  • Cream The Rabbit - 332 955
  • Dark Chao - 869 292
  • E-123 Omega - 601 409
  • Egg Chaser - 200 078
  • Egg Fighter - 851 426
  • Egg Launcher - 973 433
  • Egg Pawn - 125 817
  • Egg Robo - 360 031
  • Espio The Chameleon - 894 526
  • Flickies - 249 651
  • Goal Plate - 933 391
  • Goal Ring - 283 015
  • Grabber - 275 843
  • GUN Beetle - 975 073
  • GUN Hunter - 668 250
  • Hero Chao - 507 376
  • Iblis Biter - 872 910
  • Iblis Taker - 513 929
  • Iblis Worm - 711 268
  • Item Box - 209 005
  • Jet The Hawk - 383 870
  • Knuckles The Echidna - 679 417
  • Metal Sonic - 277 087
  • Modern Dr. Eggman - 613 482
  • Modern Sonic The Hedgehog - 204 390
  • Modern Tails - 632 951
  • Moto Bug - 483 990
  • Omochao - 870 580
  • Ring - 390 884
  • Rouge The Bat - 888 200
  • Sand Worm - 548 986
  • Shadow The Hedgehog - 262 416
  • Silver The Hedgehog - 688 187
  • Spinner - 530 741
  • Spiny - 466 913
  • Spring - 070 178
  • Spring 2 - 537 070
  • Vector The Crocodile - 868 377
  Curiosidades  
  Sonic Generations possui várias menções a eventos passados, personagens esquecidos, entre outras coisas:
  •   Em uma das cinemáticas iniciais, Sonic faz menção aos jogos da série Story Book, Sonic Unleashed e Sonic Colors como acontecimentos passados de suas aventuras e há uma citação perto do final do jogo que constata que o Sonic Generations é uma sequência direta do Sonic Colors;
  •   Na City Escape é possível ver cartazes de procurados ou desaparecidos de personagens antigos, como o Fang e o Ray;
  •   Em outra cinemática, Tails admite que tinha um certo receio com relação a água da Chemical Plant;
  •   Existem cinemáticas que são diferentes dependendo do que você fizer. Como a de quando você entra no chefe da Death Egg pela primeira vez. Se você entrar com o Sonic clássico, você verá a cinemática do ponto de vista do Sonic clássico e se for com o Sonic moderno, você terá o ponto de vista dele;
  •   Várias músicas do Collection Room estão diferente das originais. Por alguma razão as do Sonic 3 & Knuckles, toda a série Advance, Sonic Spinball, entre outros, tiveram suas músicas remixadas e estão com uma qualidade bem inferior às versões originais;
  •   Curiosamente a maioria das músicas deste jogo tem o violino como um instrumento em destaque e de uma forma que ficou muito agradável;
  •   Há uma árvore em cima de um dos telhados da Rooftop Run, é a Rooftree Run, Spagonia!
  •   A trollada que a placa de final de ato na Crisis City ato 1 lhe dá, foi idéia de Takashi Iizuka, como revelado em entrevista ao site 4gamer.net. Segundo nas palavras dele: "...eu mesmo quis fazer os levels do Sonic The Hedgehog 2006 e do Sonic Unleashed,  eu queria com as minhas próprias mãos quebrar os tabus dos 2 jogos fazendo com que o jogador tivesse orgulho de jogar essas fases sem medo, a fase do Sonic 2006 no final eu fiz uma pequena brincadeira que eu espero que todo mundo tenha gostado."
  •   O jogo foi lançado com uma edição comemorativa, com uma série de produtos do Sonic.
  Considerações Finais  
  Este é, sem dúvidas, um grande jogo, digno de ser considerado como um dos melhores, senão o melhor, da era atual. Apesar da jogabilidade do Sonic clássico ter lá suas falhas, não são nada que atrapalhem o bom divertimento do jogo, pois tais problemas se tornam pequenos em comparação aos layouts das fases, o gráfico do jogo, as reconstituições magníficas das fases antigas e desconhecidas por muitos, sem contar as músicas, que em especial, nas versões clássicas ficaram muito boas, vide a City Escape por exemplo.
  Mesmo com tantas diferenças, o jogo tem um alto grau de nostalgia, pois quase todos os efeitos sonoros vieram diretamente dos jogos anteriores do Sonic, é facilmente reconhecível sons do Sonic 1, Sonic R, Sonic CD e assim por diante, sem contar as cinemáticas, que são simples e boas, e a tela de créditos, que foi baseada no saudoso Sonic 1, com os nomes passando e o Sonic correndo por todas as fases, mas desta vez, ele corre pelas originais e não as do Sonic Generations. As músicas impressionam tanto que acaba passando despercebido que o jogo não tem uma música tema complexa, ela é simples como a do Sonic the Hedgehog.
  O chefe final pode ser meio sem graça, mas quando você se lembra que pode reenfrentar Metal Sonic, Shadow, Silver, Egg Robot, Perfect Chaos e Egg Dragoon isso acaba ficando meio de lado. Apesar do jogo ter nove zonas de apenas dois atos cada, o que para alguns pareceu pouco, acaba sendo compensado novamente por elas serem muito bem elaboradas e pelas noventa missões extras, que mostram partes novas das zonas.
  Seja você fã do Sonic clássico ou moderno, este jogo é altamente recomendado para você, pois ele merece levar o nome Sonic the Hedgehog e mais ainda, de ser o jogo comemorativo dos 20 anos da existência dos seu jogos. Parabéns pelo trabalho, SEGA, e feliz aniversário, Sonic!
  Ficha Técnica  
 Capa do Jogo  Dados
 Nome: Sonic Generations
 Plataformas: Playstation 3, XBox 360 e Windows PC
 Gênero: Ação
 Distribuidora: SEGA
 Desenvolvedora: Sonic Team
 Idioma: Multi-Idiomas
 Data de Lançamento: 04/11/2011
 
 Avaliação  Prós/Contras
 Gráficos: 10,0  Prós: ótimo gráfico, trilha sonora fantástica, dois Sonics para jogar e recriações formidáveis das fases antigas.  Contras: talvez mais algumas fases e outros personagens jogáveis não sejam má ideia.
 Som: 9,5
 Jogabilidade: 9,5
 Diversão: 10,0
 Nota Geral: 10,0

Fonte: Power Sonic

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mas e ultilizado pela equipe que trabalha no site.

Compartilhe e divulgue o Site! :)

Postagens Relacionadas

Comente e tire sua dúvida