O primeiro game sofreu de birra e ódio, mas o curioso foi reparar que as contestações ao artigo na verdade serviram como indicativo da boa mira do mesmo. Parece que a birra com pitada de ódio cega as pessoas de tal maneira, que confundem o conteúdo de um simples artigo.
Assim como Sonic 4: Episódio 1 sofreu pela má
interpretação, meu artigo sofreu de um fenômeno parecido. Como estamos
indo para Sonic 4: Episódio 2, é importante entender o projeto e tentar
compreender melhor o caminho que a série pode seguir e como as atitudes
após o lançamento da segunda parte podem ser importantes para o
desenvolvimento de um futuro Episódio 3 ou até mesmo, quem sabe, um
Sonic 5.
Este artigo será focado nas declarações de quem tem
autoridade para falar oficialmente sobre o projeto. Ken Balough é o
gerente de marca da SEGA e atua como uma espécie de porta voz de Sonic
4. Quem também irá aparecer é o Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team e
produtor do game, ou seja, o chefão. Não me refiro ao Eggman, mas ao
fato de ser o líder do projeto mesmo.
Seguem as declarações (em azul) seguidos dos meus comentários (preto):
“Como
mencionado, eu acho que a melhor maneira de interpretar [o episódio 1
de Sonic 4], é como a primeira parte de uma aventura muito maior.
Quando a Sega lançou Sonic 3, é possível notar que foi a parte 1 de uma
história que teve sua conclusão em Sonic & Knuckles. Nesse mesmo
espírito, Sonic the Hedgehog 4 é uma grande história, e é isso que
representa o primeiro capítulo. Eu acredito que ao final do episódio 1,
os players estarão bastante excitados para ver o que irá vir no episódio
2!” (Ken Balough – Gamespot)
Sonic
4 será o resultado da soma de todos os episódios. Sonic 4: Episódio 1
foi o primeiro, a etapa inicial. Mas qual é o propósito do Sonic 4 (a
soma de todos os episódios)?
“Nos últimos
anos, temos visto um grande aumento na procura pelos jogos clássicos e
queríamos voltar a esta área. Jogos via download oferecem aos jogadores a
chance de jogar excelente jogos, sem altos custos. É também uma
promessa para os fãs de Sonic. Nós vamos entregar um jogo de Sonic ao moldes do Genesis, mas criado com a tecnologia de hoje.
Isso vão ao encontro do desejo dos fãs de Sonic. Isto significa que [os
fãs] começaram a julgar nosso trabalho a cada passo desse caminho, e nós planejamos entregar nesse objetivo em uma maneira grande.” (Ken Balough – Gamespot)
Ou seja, o objetivo é fazer do Sonic 4 uma
sequência de jogos inspirados, mas não igual, aos molde dos clássicos.
Não é mirado exclusivamente nos fãs dos clássicos. Isso muita gente
ignora.
Outra coisa que a declaração acima menciona é a
estratégia de ir mudando e melhorando conforme os episódios, através dos
feedbacks. Ok, sabendo o propósito do Sonic 4, qual foi a intenção do
Sonic 4: Episódio 1?
“Não
no episódio 1. No episódio 1 nós vamos nos focar em Sonic. Nós estamos
tentando fazer as pessoas voltarem ao que o jogo era. A maioria das
fases são inspiradas no visual dos clássicos, e a idéia por trás disso é
introduzir novamente o que você amava, e realmente abrir a porta para
depois disso”. (Ken Balough - PAX 2010).
Deste modo, Sonic 4: Episódio 1 foi o primeiro
passo de caráter introdutório para a série Sonic 4. Almejando atingir
aos diferentes tipos de fãs de Sonic, irão recolher os feedbacks ao fim
de cada episódio com objetivo de avançar e melhorar:
“Neste título, nós
não fizemos uma porta direta da jogabilidade, mas em vez disso nós
atualizamos as ações que não poderiam ser feitas em títulos anteriores,
como o limite de corrida. Essas mudanças provavelmente fizeram a
diferença no sentimento dos fãs de longa data. Nós estamos feliz por
feedbacks como estes, e nós com certeza faremos melhoramentos na
qualidade até mesmo nos títulos que estão para vir. É um desafio fazer
todo mundo feliz, uma vez que nós temos fãs jovens, novos fãs, fãs
antigos, fãs jump-'n'-runs, fãs retro, etc. Nós estamos confiantes que
faremos todos curtirem jogar Sonic 4, apesar de tudo.
Nós continaremos a
fazer isso [recolher feedbacks] para a série Sonic 4, e nós nos
esforçaremos em ajudar os fãs de longa data nesse processo. Suas vozes
estão sendo ouvidas pela equipe de desenvolvimento, e nós gostaríamos de
achar o balanço certo entre encontrar essas expectativas e prover novas
surpresas.” (Takashi Iizuka – Nintendo Power)
Mas os problemas que todo mundo fala? Bom, este
artigo não é para comentar sobre as críticas, mas sobre o projeto.
Trata-se de algo que já definido pela SEGA. Os fãs que se dizem
classistas podem cornetar à vontade, não vai mudar o fato do alvo
abrangir outros tipos de fãs.
Não gostou do projeto? Acha que deveria ser de
outra maneira? Bom, aí você tem todo o direito de reclamar e achar ruim.
Ninguém é obrigado a concordar com a estratégia. Porém é sempre
interessante observar que existem opiniões de fãs estão baseadas numa má
compreensão do projeto. Quer ver aquelas que usam pergunta retórica,
numa tentativa de dizer que foi traído: “Mas o jogo não era pensando nos
fãs antigos? Por que fizeram isso? Por que fizeram aquilo?”.
Mas e aí? Teremos novos movimentos no futuro?
“Nós nos focamos no
level design [para fazer o balanço certeiros entre os jogos do gênesis e
novas adições como o Homing Attack], que permite ação no pulo e alta
velocidade na corrida - a assinatura característica da série clássico.
No topo disso, assim como o spin dash foi adicionado em Sonic 2, nós
incluímos o homing attack para criar um jogo mais amigável ao usuário.
Talvez haja novas ações nos episódios futuros, mas nós teremos que ser
cuidadosos para não ruir a base da jogabilidade.” (Takashi Iizuka – Nintendo Power)
Bom, de todo modo, o Episódio 1 já passou. Estamos nas informações iniciais de Sonic 4: Episódio 2. Os feedbacks foram ouvidos?
“Nós temos muitas
coisas excitantes. Eu acho que a grande mensagem é que nós queremos nos
comunicar com todo mundo. Com os fãs e todos que amam Sonic. Nós ouvimos
os comentários sobre Sonic 4: Episódio 1. Nossos fãs se manifestaram em
fóruns, em blogs, por email: 'Isso é o que nós gostamos no Episódio 1. Essa são algumas mudanças que gostaríamos de ter do Episódio 1'.
Eu gostaria de dizer aos fãs que nós os ouvimos com atenção e eu
também gostaria de dizer para todos que hoje nós não vamos apenas
anunciar o Episódio 2, mas também dizer que teremos novos gráficos e
novas físicas no episódio 2. Então será uma mudança massiva se
comparamos o Episódio 1 ao Episódio 2, pois estamos fazendo muitas
coisas que os fãs pediram para nós fazermos. É claro que estamos
trabalhando dentro de um escopo e fazendo o que é possível, mas na
realidade estamos fazendo várias mudanças positivas que achamos que fará
com que os fãs fiquem felizes quando verem o Episódio 2 em ação.
O estilo de física
'momentum' é uma das coisas certas. Nós realmente temos um framework em
Sonic 4 e isso permite que possamos identificar e corrigir os problemas
apresentados. O primeiro, por exemplo, as pessoas tiveram problema do
Sonic ficar grudado na parede. Não vai mais ter esse problema. Ou o fato
de que quando o Sonic desliza pela colina na sua forma de bola e quando
de repente ele sobe, ocorre o Uncurling. Nós corrigimos isso. Agora se
ele desliza e depois sobe, ele continuará na forma de bola. Pode não
parecer grande coisa, mas quando você joga Sonic e está acostumado com o
jeito do Genesis. Em minha opinião, é um grande passo fazer com que as
coisas fiquem mais próximas daquele sentimento tido no Genesis.
No
Sonic 4: Episódio 1 o primeiro passo foi trazer o Sonic de volta ao
mundo 2D e estou orgulhoso de dizer que estamos indo para o segundo
passo.“ (Ken Balough – Gamespot)
Muita dessa declaração, entretanto, só poderá ser
confirmada após jogar o game. Vai ficar melhor? Vai ficar pior? Será
equivalente? Não se sabe. Mas o projeto Sonic 4 (soma de todos os
episódios) está ocorrendo conforme estava anunciado. Cabe a nós fãs
jogar e apontar as falhas para que possam almejar melhorar ao episódio
3. Não esquecendo, contudo, que o projeto não vai abrir mão das
inovações e nem de tentar agradar a todos os tipos de fã. Não fui eu
quem decidiu isso, está sendo assim e ponto.
Aliás? Quantos episódios serão?
Eu posso dizer que nós escrevemos a história para toda saga,
mas não anunciamos a quantidade de episódios ainda. Dito isto, você
provavelmente saberá mais a respeito do Episódio 2 em 2011. (Ken Balough – Nintendo Life)
Na realidade foi bem no final de 2011 =p
Não esquecendo que Sonic 4 (junção de todos os
episódios) acontece após Sonic & Knuckles, mas o jogo aborda uma
nova história. Este é um outro mal entendido comum.
Já que o game é uma
nova aventura, ele vai certamente vai seguir após Sonic & Knuckles.
Entretanto, o que você vai ser visto é o começo de uma nova história da
série. (Ken Balough – Gamespot)
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