Tudo começou com muitas
expectativas. A Sega fez uma gincana interativa com os seus seguidores
no Twitter, prometendo revelar uma grande novidade: Project Needlemouse.
O que era? Ninguém sabia. Saem boatos de que seria um jogo em 2D
trazendo o universo Sonic. A gincana prossegue, com os possíveis
personagens jogáveis. Pouco-a-pouco, foi-se eliminando os personagens,
até que sobrou o novo amigo do Sonic, Mr. Needlemouse, e o próprio
Sonic. Quem é o Sr. Needlemouse?Bem no fim, restou somente Sonic. E aí
revelou-se que se tratava do jogo Sonic 4. Propositadamente a Sega
utiliza um marketing diferente dos jogos anteriores do Sonic: poucas
informações reveladas e um desafio interativo entre os usuários,
revelando pouco-a-pouco as informações sobre o jogo. O tal Sr.
Needlemouse não era nenhum novo personagem, mas saiu a inédita
informação de que seria talvez o primeiro nome do Sonic.
Assim, Sonic 4 foi lançado como
forma da Sega vencer o chamado Sonic Cycle, lançando o jogo apenas para
as plataformas on-line dos consoles next-gen e Iphone, trazendo apenas o
Sonic em uma aventura solo em estilo 2D, como seqüência do game Sonic 3
& Knuckles.
Foi revelado que Sonic 4 seria uma série de títulos lançados sob a
nomenclatura de Episódios. Assim, cada Episódio trará um conjunto de
fase. O todo das fases e episódios formará o conjunto Sonic 4. Deste
modo, o presente review embora se refira à Sonic 4, diz respeito ao
Sonic 4 Episode 01.
Fases
O jogo possui um total de quatro
fases, com quatro atos cada. Sendo 3 atos de fase e um ato de chefe. O
chefe é apenas Dr. Eggman. Existe ainda uma fase final, onde o Sonic
apenas enfrenta o Dr. Eggman. As fases são de duração média, mais ou
menos o mesmo tanto de Sonic 3 & Knuckles. Cada ato possui cenários e
estilo de fase relativamente próprio. Os badniks são remakes dos badniks
que já haviam aparecido em outros jogos do Sonic. As fases são todas
análogas aos jogos da trilogia clássica do Mega Drive. Vamos a elas:
Splash Hill Zone: é análoga à
Green Hill Zone. A velha fase de colina e palmeiras, num cenário
tropical. Típico cenário de primeira fase de Sonic. Badniks familiares
estarão por toda parte. Use os cipós para se deslocar e fazer saltos
para atingir áreas mais altas. Use as tirolesas para atravessar áreas
com mais facilidade. O terceiro ato termina no fim do dia. Chefe: Dr.
Eggman volta de forma familiar: com a mesma engenhoca do Sonic 1. Mas
agora um pouco mais desenvolvida. Após umas quatro batidas, ele vai
girar em seu próprio eixo e vai ser difícil escapar. Oito batidas no
todo e o chefe é derrotado.
Casino Street Zone: é análoga à
Casino Night. Estamos num belo cenário noturno, repleto de luzes e
máquinas de cassino. No primeiro ato haverá as máquinas de caça-níqueis,
onde você pode ganhar anéis ou perder anéis de acordo com os resultados
(mais ou menos os mesmos de Sonic 2, com 3 Eggman você perde 100 anéis e com
3 Jack Pot você ganha a pontuação máxima). No ato 2 você virará as
cartas e elas darão uma seqüência de itens. Caso haja 3 ou mais iguais
você pode ganhar (vida ou anéis). Dica: fique dando Homing Attack nas
cartas em pilha para elas se abrirem e você seguir caminho. Dica: fique
atento no momento em que você deve pular sobre cartas que ficam
alternando entre horizontal e vertical, você só pode atravessar se
seguir na vertical. Chefe: Mais um deja-vu. O chefe da Casino Night
igualzinho, mas bem mais fácil. Duas técnicas: ou use os rebatedores e
dê Homing Attack na cabine, ou dê SpinDash no solo e acerte com Homing
Attack. Oito batidas e pronto!
Lost Labyrinth Zone: é análoga à
Labyrinth Zone. Uma fase aquática? Felizmente só o ato 3 se passa na
água. A nova versão da Labyrinth Zone possui elementos bem
diversificados. No ato 2, por exemplo, você vai usar uma tocha, que deve
usar para acender dinamites (cuidado porque se os destroços caírem perto
de você, Sonic perde anéis) e tochas que ativam algumas plataformas. Em
um momento será necessário usar a cabeça para verificar a seqüência
correta das tochas para se acender. Sonic usará ainda um carrinho de
mina. Fique atento pro fim de linha. No ato 1 Sonic rolará sobre pedras.
Fique girando em sentido contrário à rotação da pedra, e fique
alternando um pouco a direção para buscar o equilíbrio. Nunca pule no
meio da travessia. Chefe: o chefe mais difícil do jogo, nas fases. Você
precisará caçar Eggman, enfrentando vários obstáculos, incluindo água.
Ao chegar no local que o chefe se esconde, fique atento para o local de
onde vão surgir as plataformas. Primeiro para você não ser esmagado,
segundo para poder dar as batidas necessárias no chefe.
Mad Gear Zone: análoga à
Metropolis Zone. Chegamos à base de Eggman. Felizmente o vilão só
percebe a invasão no terceiro ato, quando ativa todas as cirenes.
Cuidado com o clássico badnik de louva-deus, que jogará suas patas em
forma de bumerangue, sendo difícil desviar delas. Utilize as
engrenagens
para subir ou descer quando necessário. As engrenagens pretas e
paradas
você tem que se encaixar no meio de dois dentes e correr na direção
correta para se locomover. As de cor dourada se mexem sozinhas e você
vai apenas precisar usar elas para pular e atingir novas áreas. No ato
3
as sirenes estarão ativadas e Sonic deve fugir. Cuidado com o vapor.
Existem alguns fixos e necessários párea se avançar. Mas outros podem
jogar o Sonic direto para espinhos ou armadilhas. Chefe: advinha...
sim,
é o chefe da Metropolis Zone. Mas agora bem mais difícil. Você deve me
se lembrar que lá na Metropolis, você atingia o chefe e estourava o
balão. E fazia isso até dar oito batidas. Pois agora, é bem diferente.
Você vai atingir o chefe. Ele vai soltar um balão. Ou você pode
atingir
um balão em volta do chefe. Quando atingir o balão em volta do chefe
ou
ele soltar o balão, ele ficará com a cara do Eggman. Diferente do
Sonic
2, onde você devia estourá-lo, agora, você perde anel se estourar. Por
isso, fuja dele. SpinDash pode ser bem útil. Acerte o chefe com o
Homing Attack e o balão vai estourar sozinho. Quatro batidas e pronto?
Não... continua, agora em uma perseguição, onde você deve correr bem e
fazer a mesma coisa: fugir do balão e acertar o Eggman na cabine. Mais
quatro vezes e pronto.
E.G.G. Station: Eggman foge para
o espaço. Sonic pula e some do cenário e ressurge num foguete com o
símbolo do Tails (única referencia à raposa). Você chega no espaço onde
Eggman vai te desafiar de novo com os mesmos chefes das fases.
Felizmente você já sabe como passar e não precisa de tantas batidas.
Chega a hora do chefe final. Em uma corrida, Eggman novamente é mais
rápido que Sonic, como em Sonic 2 e entra num robô gigantesco. Agora
Sonic precisa acertar o robô várias vezes... mais ou menos de 8 a 10,
sempre na barriga e com Homing Attack. Como em Sonic 2, o robô subirá e
vai cair no local da mira. Após isso, o robô entrará em curto circuito.
Não atinja ele. O chefe prossegue, dando passos na frente. Desvie por
baixo desses passos. Nos passos curtos corra para o canto. Aproveite o
longo para mudar o lugar do cenário. Após isso, o chefe fará isso
algumas vezes, vai subir e cair na mira. Após isso, soltará a sua garra.
Fuja porque diferente do Sonic 2, não dá para desviar dela apenas
pulando. A garra vai sair do cenário. Agora é importante. Fique no meio
do cenário. A garra vai voltar. Dando três pulos, ela vai ser mirada.
Acerte e ela vai atingir o chefe. Este é o momento em que ele fica
vulnerável. Usando Homing Attack dê duas batidas. Faça isso 2 vezes. Na
terceira vez, além disso, o chefe disparará um raio laser, além dos
passos. A única forma de fugir do raio laser é atingindo a garra. Se
não, você vai cair no raio e vai perder anéis. Atinja mais algumas
vezes. E o chefe vai subir. A mira ficará, por fim, correndo para todo
lado e o cenário vai deslocar para cima. Agora o chefe vai cair por cima
dando um soco na direção da mira. Acerte ele e esta será a última
batida. Sonic vence... por enquanto!
Podemos
Analisar Que As Fases Do Sonic São uma Mistura De 2D e 3D Dentro Do Jogo Vimos
Apenas Um Personagem Jogável Que e o Sonic A Sega Devia Ter Colocado Mais Personagens
Jogáveis Mais Como Era Pra Ser Como Podemos Dizer Um Jogo Clássico e Moderno a
Sonic The Hedgehog Sega Jogo Esse Jogo e Analisamos Ele Dos Pés A Cabeça E Um
Jogo Legal Falta Algumas Coisas Que Podiam Ter Sido Colocadas Mais Não Foram
Mais Então Quem Nos Conhece Sabe Que Agente a análise o Jogos Pelo Nosso
Programa Efeito Sonic Mais Foi Pedido Uma Análise Então Tamo Aqui Analisando
Com Vocês e Mostrando O Qual Foram os Erros e Vantagens.
Nossa Opinião
Bom o Jogo Tem Um Jogabilidade Que Não Temos Muito o Que Falar Por Que Não e Tão Dificil de Controlar os Comandos São Diferenciados Tipo o Comando de Transforma o Sonic Em Super Sonic o Comando e Outro. Coletando as este esmeraldas do Caos nos Special Stages, Sonic pode virar Super Sonic. Super Sonic nada mais é que o Sonic utilizando o poder das esmeraldas do Caos, ficando invencível e de cor amarelada, como de praxe. O curioso é que em Sonic 4 o Super Sonic não morre afogado, só morre se cair em abismos ou for esmagado. Outra curiosidade é que o Super Sonic pode manipular o cassino de Casino Street.
A forma de virar Super Sonic é
uma grande e feliz inovação em Sonic 4. Você pode ser Super Sonic em
todas as fases, feito que não ocorria em jogos 2D desde Sonic 3 &
Knuckles (até mesmo Sonic Pocket Adventure só tem Super Sonic na fase
final). Ao invés de virar Super Sonic com dois pulos, o que praticamente
torna o Super Sonic obrigatório, agora se ativa o Super Sonic apertando
um botão em separado. Para isso é preciso ter mais de 50 anéis. As
esmeraldas girarão em torno do Sonic e ele vai virar Super Sonic. As
habilidades continuam as mesmas.
Palavra de GlaucioK1000
Primeiramente
Não Sei o Que Too Fazendo Aqui e Por Que Me Tiram Do Meu Trabalho. Bom
Eu Joguei Esse Jogo Acho Que Não Too Nem Ai Pra Quem Falar Que o Jogo Tem Isso
Tem Aquilo E Vai TMC. Atenção Foi Abreviada a Palavra Por ser um
Palavrão Inútil. Bom Vou Tendo Para o Que Interessa O Pessoal Fala Mal Mais Pra
Min o Bom e Que o Jogo Ta Ai e Um Jogo Novo e Doara e Legal E Mais o Menos Um
Jogo De Paciência é Tem Um Estilo Bem Legal. Mano Esse Texto Que Eu Pra Eu
Fala Ta Foda. E Tem Uma Mistura de 2D e 3D Num Só Jogo tem o Objetivo Em
Volta A Uma Trilogia Bem Antiga Que o Sonic 3 And Knuckles Bom Sabendo Que Se Trata Dessa
Trilogia a Sonic The Hedgehog Sega Foi Atrás e Parece Que o Nosso
Querido Amigo Knuckles
No Sonic 4 EP 3 E Podera Aparecer Hyper Sonic, Hyper Knuckles e Super Tails.
NOTA GERAL: 8,5
Elenco Que Monto o Texto.
GlaucioK1000: Um Autor De Frases
Hyper Knuckles: Power Sonic
Elenco Que Participo da Montagem do Texto.
Felipe, Daniel, Carlos, Sabrina e Isabella.
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