Tratamento cinematográfico perdido de Sonic the Hedgehog de 1994 da Trilogy Entertainment Group descoberto e arquivado.


 Em 1994, a Trilogy Entertainment Group, responsável por filmes como "Tank Girl" e "Robin Hood: Príncipe dos Ladrões", associou-se à MGM e à SEGA para desenvolver um filme que evocasse o mesmo sentido de entretenimento encontrado em filmes como "Batman" e "Jurassic Park". A primeira dessas tentativas a ser publicamente conhecida foi, na verdade, a segunda tentativa (falaremos da primeira tentativa em breve).

 Escrito pelo roteirista contratado Richard Jeffries, "Sonic: Maravilhas do Mundo" foi um tratamento de oito páginas escrito em 1995 que apresentava uma história à la Roger Rabbit, na qual Sonic e Robotnik emergiam da televisão de uma criança, enquanto o mundo dos videogames encontrava o mundo real em uma aventura de alto risco. Este tratamento foi descoberto em março de 2022 por Jacob Berkley, que estava pesquisando para seu livro "A História Completa do Sonic SatAM". Apesar de faltar as páginas 6 e 7, o tratamento dá uma ideia sólida de como o filme se desenrolaria.

 No entanto, o fandom de Sonic não sabia que um tratamento anterior existia. Na verdade, tem sido uma espécie de "baleia branca" para mim nos últimos oito anos, algo que mantive em segredo até recentemente. O primeiro tratamento apresenta uma abordagem totalmente diferente da história de Sonic the Hedgehog. Sonic é um adolescente chamado Jimmy Hedgeman que luta contra um bioengenheiro sem dedos chamado Dr. Paul Elleson. Mas antes de entrarmos no conteúdo do tratamento, deixe-me contar como o tratamento foi descoberto...

 Em 2016, fui contatado por um amigo da indústria de videogames que conhecia um proprietário de vários itens raros da SEGA que precisava identificar e precificar esses itens. Sendo o aficionado por história da SEGA que sou, agarrei a chance e logo recebi várias fotos granuladas e estranhamente enquadradas de itens que nunca tinha visto antes. Um desses itens era um tratamento intitulado "Sonic: O Filme", escrito pelos fundadores da Trilogy Entertainment Group, Pen Dansham e Richard B. Lewis. Imediatamente entrei em contato com meus amigos do site irmão da SEGAbits, o Sonic Retro, para perguntar se tal documento já tinha sido ouvido antes ou arquivado, e eles confirmaram que se tratava de uma mídia recém-descoberta. A única outra pista que tive foi Blake J. Harris, escritor de "Console Wars", que mencionou a mim tratamentos de filmes do Sonic que envolviam um garoto se transformando em Sonic, assim como um filme sobre Sonic entrando em nosso mundo.

 Isso tudo confirmou para mim que o tratamento era legítimo e, fora de um punhado de pessoas em Hollywood e na SEGA, ninguém tinha ouvido falar ou visto esse tratamento antes. Depois de algum vai e vem, o proprietário do tratamento, que eu conhecia apenas como Tyler, pareceu desinteressado em vender o tratamento ou oferecer digitalizações, mesmo a um preço. E assim, o tratamento desapareceu por quase oito anos, e assim como o jovem Indiana Jones em "A Última Cruzada", senti que havia deixado escapar uma grande descoberta. Mas como é dito nesse filme, "Você perdeu hoje, garoto, mas isso não significa que você precisa gostar disso".

 Avançando para 2022, eu estava navegando no Facebook e me deparei com uma postagem em um grupo privado de colecionadores de Sonic mostrando um documento de design do Knuckles nunca antes visto. O documento, que pode ser encontrado em nossa postagem de notícias sobre a descoberta, gerou uma discussão no grupo privado e um membro chamado Will mencionou que ele também possuía esse documento, além de alguns outros documentos raros da SEGA. Sem eu saber, conhecia Will sob outro nome de tela como um colega colecionador e como a pessoa que ajudou a despejar o ROM do Waku Waku Sonic Patrol Car em 2015. Foi só depois de conhecê-lo através de nossas mensagens privadas que fiz essa conexão.

 Pule para 2023. Um anúncio do eBay apareceu para um tratamento intitulado "Sonic: O Filme". O anúncio era claramente o mesmo item que eu vi sete anos antes, e o preço pedido era cerca de $1,850 a mais do que a estimativa que ofereci em 2016. Na época, pensei que a menos que alguém comprasse o tratamento com a intenção de divulgá-lo, as fotos adicionais do anúncio seriam o melhor que conseguiríamos. Neste ponto, a internet percebeu a existência do tratamento e a descoberta de 2022 de "Maravilhas do Mundo" teve ainda mais contexto. O anúncio terminou e pouco tempo depois soube que Will, que agora administra o canal do Twitch The Game Show Game, foi o comprador do tratamento.

 Através de conversas privadas entre eu, Will e David the Lurker do Sonic Retro, discutimos como poderíamos facilitar a divulgação do tratamento e a ideia de uma leitura ao vivo surgiu. Will sugeriu que convidássemos o YouTuber de Sonic Cybershell, e algum tempo depois o podcast de David, Sonic Weekly, teve Cybershell como convidado, o que por sua vez permitiu a David trazer a ideia à tona. Cybershell aceitou, e na época era o final de janeiro de 2024. Minha ideia era que a transmissão acontecesse na semana do aniversário do filme Sonic de 2020, como uma espécie de celebração conjunta do quarto aniversário e do 30º aniversário do tratamento de 1994. A transmissão aconteceu em 12 de fevereiro de 2024 e pode ser vista na íntegra aqui.

 Quanto ao tratamento em si? Ele permanece arquivado e digitalmente preservado em um artigo da wiki do Sonic Retro para que todos possam desfrutar. Você pode ter notado que evitei falar sobre o conteúdo do tratamento aqui, pois realmente acho que o artigo da wiki de David deve ser lido na íntegra para apreciar o quão selvagem era o tratamento proposto para o filme. Então clique em Sonic Retro para a segunda parte da história!

 Um enorme agradecimento a Will, de The Game Show Game, por adquirir e permitir que nós lêssemos o tratamento e por nos permitir facilitar a revelação pública. Também obrigado a David the Lurker, do Sonic Retro, e a Cybershell por lerem o tratamento e por ajudarem a tornar a divulgação possível.


Fonte: Segabits

Esse perfil e de propriedade de glaucio (glau), mas e ultilizado pela equipe que trabalha no site.

Compartilhe e divulgue o Site! :)

Postagens Relacionadas

Fim
Anterior
Anterior Post »

Comente e tire sua dúvida