Continuação do jogo de corrida Sonic & SEGA All-Stars Racing, ele manteve o estilo da série, mas inovou completamente o gênero ao adicionar lanchas e aviões no meio das corridas. All-Stars Racing Transformed mantém a fórmula de usar vários personagens da SEGA (porém agora existem personagens convidados de outras franquias), o estilo de corrida baseada em drift e boost e os itens, mas tudo com grandes novidades. Em resumo, é um aprimoramento total do primeiro jogo, especialmente na versão PC, então, se você está receoso em pegar o Transformed por conta do port de péssima qualidade do seu antecessor, pode ficar tranquilo que agora a coisa se inverteu e a versão PC é a melhor de todas. Ao contrário do que parece para quem apenas vê o jogo, ele é bem mais complexo e profundo do que aparenta. Vários detalhes e mecânicas estão presente, deixando-o muito rico para quem quer jogar para valer, ao mesmo tempo que mantém a simplicidade de seu antecessor, onde não existem marchas, embreagem, dano nas batidas nem nada do estilo. Atenção: esta review é baseada na versão de PC.
Novidades |
Como
já dito, a grande novidade do jogo é o fato do seu carro se transformar
em lancha e avião durante a corrida, mas nem todas as fases usam todas
as formas do seu veículo. Basta passar pelos Portais de Transformação e
seu veículo mudará automaticamente, as animações das transformações são
muito bem feitas. O primeiro jogo da série pode ter sofrido arduamente
por ser comparado sem dó com o Mario Kart, mas agora a coisa se
inverteu, com essa inovação dos veículos, agora são os fãs de Mario Kart
que estão pedindo isso para a série!
Tudo
no jogo foi melhorado e adaptado para os veículos novos, então, todos
os personagens agora correm em algum tipo de veículo terrestre. Todas as
motos foram retiradas do jogo e
Steve Lycett, da Sumo Digital,
deu duas razões para isso: primeiro porque elas eram muito superiores
aos outros veículos e segundo por um motivo estético de que os veículos
tivessem espaço para poder guardar as partes nas transformações.
Todas
as armas foram refeitas e novas foram adicionadas, criando uma gama de
estratégias bem maior e tornando o jogo mais cruel, de certa forma. Como
o jogo é baseado em drift e boost, estes elementos também foram
melhorados. Agora existem mais níveis de boost, 6 ao todo, e novas
formas de se conseguir este valioso impulso. O
jogo tem uma duração, fator replay e desafio muito maiores que o seu
antecessor. O novo modo World Tour garante boas horas de jogo e a
dificuldade Expert com certeza irá lhe desafiar. Sem contar as pistas
que sofrem mudanças em seu percurso a cada volta!
Outra
grande novidade é que agora toda vez que você completa um evento, seu
personagem ganha experiência, passa de nível e destrava os Mods, que por
sua vez, modificam a distribuição dos status dos personagens permitindo
que você, por exemplo, pegue um personagem mais focado em Speed e use
um Mod que o faça ser mais focado em Boost. O
narrador sem dúvidas da um novo toque especial para o jogo, pois agora
ele é muito mais participativo. Ele narra suas armas, sua performance,
quando alguém ativa All-Stars e muito mais.
Desta
vez a versão PC não foi apenas um port, ela é uma versão completa e
superior as versões consoles, especialmente no quesito gráfico. Ela pode
ter sido a última versão lançada, mas ao contrário do seu antecessor,
seu modo multiplayer é completo e muito divertido, existem mais
personagens exclusivos e que possuem um design muito melhor que os dos
consoles, e a melhor parte é que você pode configurar o controle!
|
Requerimentos mínimos |
Para rodar o Sonic & All-Stars Racing Transformed na sua máquina, ela precisa ter no mínimo:
|
Controles |
Se
você quer se dar bem neste jogo é altamente recomendado que você
configure os controles da sua maneira, afinal são mais de 10 botões para
usar. Você precisa ter fácil acesso a eles. Ao lado segue o layout que
eu uso. É normal você achá-lo estranho, tanto que o ideal é você
encontrar o seu.
Felizmente,
a Sumo Digital fez um excelente trabalho aqui e, ao contrário do
primeiro jogo, você pode escolher mais de uma tecla para a mesma função e
ainda pode definir a mesma tecla para mais de uma função!
As
teclas de direção orientam para onde o seu personagem irá se mover. O
acelerador é o botão que faz o seu personagem ir para frente e o que
você mais vai usar, são poucos os momentos que é necessário soltá-lo.
Brake/Drift/Reverse
é provavelmente o botão mais importante depois do acelerador, pois é
ele que você usa para fazer drift e dar ré. Para brecar, basta segurar
este botão sem estar segurando o acelerador ou sem estar pressionando
para a direita ou esquerda.
Fire
Weapon é o botão para usar seus itens. Se você pressioná-lo ao invés de
só apertar, você usará até três cargas do item que tiver. Combinando o
botão Rear View ou para baixo com o Fire Weapon, você atirará para trás.
Os
botões de flip servem para fazer manobras. No formato de carro ou
lancha, sempre que você salta, você pode usar as manobras para ganhar
bônus de velocidade quando pousar. No formato de avião, eles servem para
rolar para os lados
Team
Weapon serve apenas para o modo de tela dividida no World Tour, onde
existe um slot de item que qualquer um dos jogadores pode usar ou
colocar itens. Este botão também serve para finalizar imediatamente uma
partida no modo Time Attack, desde que você já tenha completado ao menos
uma volta.
|
Menus |
O jogo possui uma série de menus:
|
Dificuldades |
Com
exceção do modo Time Attack e o Multiplayer, você sempre escolherá uma
dificuldade antes de cada evento. Existem quatro ao todo e o ideal é que
você jogue sempre na mais alta:
Easy:
dificuldade mais baixa do jogo. Aqui todos os personagens tem sua
velocidade reduzida para ficar bem fácil para os iniciantes. Você também
ganha bem menos experiência aqui.
Medium:
a velocidade dos personagens aumenta um pouco, mas ainda não atinge o
máximo. Você ganha mais experiência e o computador já demonstra sinais
de inteligência com as armas e fazendo drift.
Hard:
maior dificuldade disponível no começo, os personagens desenvolvem toda
a velocidade, fazem drifts, manobras e sua pontaria já melhora bastante
com as armas.
Expert:
destravada no World Tour, junto da Superstar Showdown, o computador
atinge seu potencial máximo. Sua pontaria com as armas fica
sobre-humana, ele faz drifts excelentes, boas manobras e sem boost as
vezes consegue a façanha de lhe ultrapassar durante o seu boost. Tome
muito cuidado aqui, pois o computador tem uma forte tendência de
escolher você como alvo, então não fique espantado de estar em 5º lugar e
o 1º colocado lhe acertar um Fireworks, e pra piorar, ele busca
vingança a qualquer preço, portanto se você atingir alguém, você pode
ter certeza que aquele personagem irá guardar uma arma a corrida
inteira, e se necessário se jogará da pista só para acertar você em
cheio. E como se isso não fosse o suficiente, ele ainda consegue
disparar para trás com qualquer All-Star e com o Blowfish! Aqui se ganha
o máximo de experiência.
|
Tela do jogo |
Se familiarizar com o que está na sua tela é vital para a sua performance na corrida:
|
Drift |
Como
já mencionado, o jogo é baseado em drift e boost, ou seja, você terá
que usar e abusar desses dois elementos para ter sucesso nas corridas e
para usar o drift, você deve pressionar o botão de drift ao mesmo tempo
que pressiona o acelerador e para a direita ou para a esquerda. Ao
segurar este botão, seu personagem ficará com o veículo voltado para o
lado que você está virando e com isso você fará curvas com muito mais
facilidade, de fato, algumas curvas do jogo só são possíveis, em alta
velocidade, se você estiver fazendo drift, portanto, a única forma de
frear enquanto faz drift é soltando o acelerador.
Quanto
mais tempo você manter o drift, mais energia você vai carregando para
que quando você soltar o botão de drift seu personagem usará um boost,
ganhando velocidade extra. O nível do boost vai mudando de acordo com a
cor que aparece na parte de trás do seu veículo, portanto, sempre que
for fazer alguma curva, procure usar o drift exatamente para ganhar este
impulso extra.
Você
pode mudar a direção em que está fazendo o drift sem disparar o boost,
para isso, pressione para o lado oposto ao que estiver e, rapidamente,
solte e pressione o botão de drift novamente. Se fizer corretamente,
você inverterá a direção do seu drift e continuará carregando energia,
mas toda vez que você mudar de direção, o tempo para subir o nível do
boost reseta, logo, calcule bem para não mudar de direção faltando
poucos instantes para subir de nível. O nível sobe a cada tantos
segundos de drift na mesma direção, mas se você bater forte na parede ou
ser atingido por uma arma ou armadilha, você perderá toda a energia que
acumulou e se a sua batida for muito forte, seu personagem até sai do
drift. O tempo de carga de cada nível é:
Fazendo
drift é possível atingir até o nível 3 de boost, o que leva um total de
7 segundos. Você identifica o nível que está pela bola de luz que
aparece em seus escapamentos. Drift Boost feitos durante o All-Star tem
seu nível aumentado em 3, ou seja, um Drift Boost de nível 1 vira um de
nível 4.
|
Boost |
A
principal forma de ganho de velocidade do jogo, aprenda a tirar o
máximo de proveito deste complexo recurso para conseguir vencer nas
corridas. Duram 2,5 segundos e existem ao todo 6 níveis de boost, que
são identificados pela cor, quanto mais alto o nível que você atingir,
mais forte será o impulso:
Nível 1: chamas pequenas e vermelhas;
Nível 2: chamas médias e rosas; Nível 3: chamas médias e azuis; Nível 4: chamas longas e laranjas; Nível 5: chamas longas e azuis; Nível 6: chamas enormes, laranjas e com anéis.
Você
pode, e deve, somar boosts para poder passar do nível 3, portanto se
você fizer um boost de nível 2 e junto dele outro de nível 2 você obterá
um de nível 4. Os Boost Zones dão um boost de nível 2, fazendo drift
você pode chegar até o nível 3, itens de boost fornecem um nível 4, ou
seja, se você quiser atingir o nível 6, terá que fazer uma cadeia de
boosts, unindo o máximo que puder.
Um boost de nível 1 aumenta sua velocidade em 3%, enquanto que um de nível 6 aumenta em 32%,
logo, aprenda a unir boosts para atingir o maior nível possível, nem
que para isso, você tenha que segurar um Drift Boost por mais tempo, mas
cuidado, se você passar do nível 6, estará desperdiçando boost.
A
potência do boost é diferente para cada veículo, sendo o do carro o
mais forte e o da lancha o mais fraco, a diferença entre os dois é quase
o dobro.
As formas de ganhar boost são:
Boost Start: durante a
contagem da largada, se você apertar e soltar o acelerador a cada número
da contagem, você irá carregar 1 nível de boost. Acertando os 3 você
largará com um boost nível 3, portanto fique atento na contagem, você
tem uma janela de tempo pequena para acertar e se você errar no meio da
contagem, você perderá tudo o que acumulou;
Boost Pads: encontrados no chão e garantem um boost nível 1, geralmente vem em linha, de modo que você possa fazer uma seqüência. Esses boosts também aparecem na Dream Valley, como arcos, na parte em que se voa. Muitas vezes eles são encontrados em fileiras de dois ou três e se você passar bem no meio deles, poderá pegar dois de uma vez ganhando um boost de nível 2, porém isso não funciona em todas as pistas; Boost Zones: nunca perca um, a menos que ele esteja longe demais de você, mas sempre vale a pena desviar um pouco do seu caminho para passar neles, afinal, valem um nível 2. São encontrados apenas na água e no ar; Drift Boost: como já dito, você precisará do drift para fazer a grande maioria das curvas do jogo e quanto mais tempo você segurar o drift, mais boost você vai carregando, podendo chegar até o nível 3, portanto faça drift mesmo nas curvas suaves, pois um nível 1 já é vantagem; Stunt Boost: no chão ou na água, sempre que você der algum salto, use os botões de flip para fazer manobras e ir ganhando níveis de boost, você pode atingir até o nível 3, porém existe um bônus aqui, se você fizer 3 stunts, cada um para uma direção diferente, você sairá com um boost de nível 4. Tome muito cuidado com essas manobras, pois se você bater em alguma parede ou pousar enquanto gira, você perderá tudo o que carregou e boa parte da sua velocidade, além disso, se você apertar os botões muito rápido ou tentar fazer uma manobra para outra direção no meio de outra, você perderá todo o boost que já carregou, portanto, faça os stunts sempre para a mesma direção; Risk Boost: existe apenas enquanto você está na forma de avião. Como o nome diz, é uma manobra de risco. Toda vez que você usar um flip para desviar de algum obstáculo ou parede no último instante, você ganhará um boost de nível 1. É possível fazer uma cadeia com eles atingindo até o nível 3 (Danger Boost e Reckless Boost), portanto treine isso, pois o benefício vale o risco. O Risk Boost não funciona se você desviar de armadilhas, apenas de partes estáticas da pista; Transform Boost: Toda vez que você se transformar em um carro ou barco e estiver no ar, você pode fazer manobras para ganhar boost, o funcionamento é o mesmo do Stun Boost, podendo render até o nível 4. Lembrando que isso não funciona se você estiver se transformando em um avião. |
Licença |
Bom, você precisa de uma habilitação para dirigir, não?
A
sua licença pode ser visualizada durante os menus pressionando F1. Ela
armazena as informações do seu progresso no jogo e também serve para
exibir até 3 stickers.
Os
ranks da sua licença são: C, B, A, S, ★ e ★★★. Para subir o rank, basta
ir completando o jogo. Pegue estrelas no World Tour, ganhe os Grand
Prix em primeiro lugar no Expert, destrave os mods dos personagens e
bata os tempos da Sumo Digital no Time Attack.
Todo
o seu progresso está na parte de trás da licença, lá você poderá ver
com facilidade o quanto já fez de cada parte do jogo, além da
porcentagem de jogo completo (que por algum motivo passa de 100%), o
tempo total de jogo e o seu personagem mais jogado.
Para conseguir o rank ★★★ basta atingir 100% de jogo completo.
|
Itens | |
Espalhados
por todas as
pistas, eles são as armas e acessórios que você pode pegar para
ajudar em sua corrida. Eles são encontrados em dois tipos de caixas,
distribuídos pelos diversos caminhos ao longo jogo.
As
caixas com "?" são as aleatórias, nelas você pode tirar qualquer um dos
11 itens abaixo, elas reaparecem depois de 2 segundos. Já as caixas com
"!" são os super pickups, eles dão um item fixo, demoram muito mais
para reaparecer e estão escondidos em locais de difícil acesso, mas
valem muito a pena.
A
grande arte do jogo é saber usar as armas, quando atirar e o mais
importante, saber se defender delas e usá-las como forma de defesa. Se
você está na liderança, isso é primordial para que continue na frente.
Todas as armas podem ser disparadas para trás, basta segurar para trás
no controle (ou mudar a visão para trás), e disparar. Se você segurar o
botão de disparo ao invés de apenas apertá-lo, você irá usar até três
cargas daquela arma de uma vez, isso é perfeito para ser usado com os
super pickups ou com o Ice.
Na
hora de usar os itens, procure sempre o melhor local, onde você possa
causar o maior dano, por exemplo, usar o Blowfish em Boost Pads ou
pontos cegos da pista, usar o Swarm em áreas estreitas, acertar alguém
na subida ou durante um boost, etc. Um tiro muito bem dado pode acertar
dois adversários se eles estiverem muito próximos.
|
|
Fireworks:
projétil rápido que vai em linha reta. Ele pode quicar em paredes por
várias vezes antes de sumir ou acertar algo. Tome cuidado ao usá-lo,
pois se quicar na parede e voltar em você, irá lhe acertar. Pode ser
atirado para trás e no ar ele faz uma leve curva para tentar acertar um
alvo.
Super Pickup:
3 Fireworks: Samba Studios, Carrier Zone, Seasonal Shrines, Rogue's
Landing (volta 3), Sanctuary Falls (volta 2), Gaveyard Gig (volta 3),
Adder's Lair, Race of Ages e Egg Hangar.
|
|
Ice:
projétil que vai em linha reta e que deixa o alvo lento. Vem sempre em
conjunto de 3 e se você atingir os 3 no mesmo alvo, você o congelará
deixando-o praticamente parado. Pode ser disparado para trás.
Super Pickup: 6 Ice: Carrier Zone, Temple Trouble, Dream Valley (volta 3), Burning Depths (volta 1) e Egg Hangar.
|
|
Drone: projétil teleguiado que mira automaticamente no alvo a frente, não importa o quão longe esteja. As vezes demora para
atingi-lo e pode ser destruído, inclusive por você mesmo, portanto cuidado quando atirar com outras armas. Você não
pode ser atingido pelo seu próprio drone. É possível desviar dele
usando um boost, passando por um portal de transformação ou fazendo
stunts quando a mira ficar grande e começar a piscar e se você conseguir
desviar, ele vai mirar no próximo corredor! Pode ser disparado para
trás, mas ele irá em linha reta. Podem vir 2 de um pickup comum!
Super Pickup:
3 Drones: Galactic Parade (voltas 2 e 3), Rogue's Landing (voltas 1 e
2), Dream Valley, Graffiti City (volta 3), Sanctuary Falls (volta 1 e
3), Graveyard Gig (volta 3), Adder's Lair, Burning Depths (volta 2),
Race of Ages e Shibuya Downtown.
|
|
Twister:
item teleguiado quase inútil contra o computador, mas que pode
facilmente arruinar a corrida de alguém. O Twister inverte os controles
de quem é atingido causando sérios problemas. Você pode dispará-lo para
trás e ele se tornará uma armadilha estática esperando alguém o atingir.
Ele se move muito mais rápido que o Drone e também pode ser destruído.
Não existe em super pickup.
|
|
Swarm:
também chamado de Sky Tigers, esse item cria um enxame de abelhas na
frente do primeiro colocado e deixa lento quem
atingi-las. Escolha bem onde usar este item, pois eles são inúteis
nas seções aéreas e você não escolhe para onde elas vão nas bifurcações.
Existe um bug nesse item, pois as vezes o modelo das abelhas não se
alinha com a área de dano delas, então você pode acabar atravessando
elas sem ser atingido. Você pode ver o enxame passando por você antes
dele ser criado, atire nele para matar algumas das abelhas antes que
apareçam! Se você jogar o Swarm para trás, as abelhas
aparecerão imediatamente atrás do seu personagem. Você não pode ser
atingidos pelo seu próprio Swarm e não existe super pickup.
|
|
Blowfish:
armadilha estática que aparece atrás do seu carro. Perfeito para
bloquear passagens ou boost pads/zones. Podem ser disparados para
frente, agindo de forma semelhante ao Fireworks (segure para cima e
atire). Cuidado para não ser atingido pelo seu próprio Blowfish. Pode
ser destruído por uma arma e podem vir 2 de um pickup comum.
Super Pickup:
3 Blowfishes: Ocean View (volta 3), Dragon Canyon (volta 2), Seasonal
Shrines, Dream Valley (volta 2), Chilly Castle (voltas 2 e 3), Sanctuary
Falls (volta 1), Graveyard Gig (voltas 1 e 2), Burning Depths (volta
3), Race of Ages e Samba Town.
|
|
Hot Rod:
boost ofensivo de vários níveis. Um motor enorme aparecerá no seu carro
com 3 cores. Conforme o tempo passa, o mostrador vai subindo e o boost
ficando mais forte. Aperte o botão de disparo para destruir o motor
antes que o mostrador chegue ao fim e libere uma explosão de fogo que
joga para longe quem estiver perto. Se você não destruir o motor, eles
explodirá em você. Não é possível pegar outros itens enquanto estiver
com o Hot Rod ativo, nem mesmo super pickups. Não existe em super
pickup.
|
|
Glove:
item defensivo de uso único. Quando ativado, uma luva ficará atrás do
seu carro por 15 segundos ou até atingir algo. Ela defende qualquer arma
ou armadilha da pista. Caso você defenda uma arma, você ganhará aquela
arma de graça (caso tenha espaço livre), então, se você defender um tiro
do Ice, você ganhará 3 disparos de Ice como se tivesse pego o item
normalmente. A Glove protege de múltiplos ataques enquanto ela estiver
sumindo e deixa seu personagem imune a armadilhas que esmagam! O único
item que não pode ser "roubado" é o All-Star. Não existe em super pickup
e por algum motivo, se você for atingido enquanto estiver com ela e o
Hot Rod ativos, o Hot Rod será destruído.
|
|
Super Glove:
versão melhorada da Glove. A mudança é que ela irá durar 15 segundos
não importa quantas vezes você seja atingido, mas você ganhará as armas
normalmente. Se você pegar uma Glove enquanto estiver com a Super Glove
ativa, use-a antes que acabe, pois ela irá renovar o tempo de duração da
Super Glove! Este item é a única defesa contra All-Stars, mas também
não protege o Hot Rod.
Super Pickup:
Samba Studios, Dragon Canyon (volta 3), Dream Valley (volta 1),
Grafitti City (voltas 1 e 2), Sanctuary Falls (volta 3) e Adder's Lair.
|
|
Boost:
super velocidade grátis. Provavelmente o item mais raro do jogo
(tirando o All-Star). Esta belezinha lhe fornece um boost de nível 4 na
hora. Podem vir 2 em um pickup comum! Se você tiver mais de um e segurar
o botão para ativá-los você ganhará boosts mais fortes e em
seqüências, então, se você tiver 2, você ganhará 2 boosts seguidos de
nível 5 e se você tiver 3, ganhará 3 boosts seguidos de nível 6! É
insano!
Super Pickup:
Ocean View (voltas 1 e 2), Galactic Parade (voltas 1 e 2), Rogue's
Landing (voltas 1 e 2), Dream Valley, Grafitti City (voltas 1 e 2),
Graveyard Gig (voltas 1 e 2) e Race of Ages (volta 2).
|
|
All-Star:
o item mais desejado do jogo, também chamado de "I win". Prepare-se
para ganhar e perder corridas por causa deste item. Ele ativa o poder
especial do seu personagem, cada um possui o seu, nele você fica
invencível, todos os status do seu personagem aumentam e você ganha uma
arma infinita. Dura cerca de 10 segundos. Este item é o mais raro do
jogo e geralmente é dado como forma de premiar alguém que está sendo
alvo de todo mundo ou está muito atrás na corrida. Não é possível
conseguir este item estando na primeira colocação, nem pegar outros
itens enquanto o All-Star estiver ativo e sempre que você fizer pegar um
boost, o nível dele será aumentado em 3. Por mais apelão que isso seja,
é possível conseguir mais de um por corrida e este item está disponível
no modo multiplayer. Quanto pior for o ataque do personagem durante o
All-Star, mais velocidade ele ganhará.
|
Veículos |
Esta
é, sem dúvidas, a grande novidade do jogo. Você não corre apenas com
carros, agora você também corre com lanchas e aviões, tudo ao mesmo
tempo e mudando no meio das corridas! Basta passar por um Portal de
Transformação e seu veículo se transformará automaticamente. Cada um
deles possui sua jogabilidade própria, onde o carro é comum, quase não
mudou do jogo anterior e não tem muitos segredos, a lancha tem controle
um pouco escorregadio e quanto mais ondas na água mais difícil de
controlar será, e o avião é o mais sensível, um toque para o lado e você
já vira bastante:
Carro:
se você jogou o primeiro All-Stars Racing não há novidades aqui. É o
veículo mais simples e fácil de se dirigir. Possuem velocidade mediana,
maior aceleração e boost.
Lancha: será
seu primeiro desafio, pois a água é um elemento imprevisível. Seus
controles não serão precisos aqui e você deslizará um pouco. Pequenas
ondas existirão na maioria das pistas, elas dificultam a sua
estabilidade, pois causam pequenos saltos, mas você deve ficar atento,
pois algumas dessas ondas podem ser grandes o suficiente para fazer uma
manobra e ganhar um Stun Boost grátis. Possuem a pior velocidade, mesma
aceleração dos carros e de longe o pior boost.
Avião:
veículo avançado do jogo e o mais difícil de se dominar. Ele é o mais
rápido dos três, portanto procure sempre se transformar nele o mais
rápido possível, seu controle é bem sensível, logo se seu personagem
tiver Handling alto, tome muito cuidado para não perder o controle. Como
no ar você pode ficar flipando para qualquer lado a vontade, a grande
sacada aqui é aprender a fazer os Risk Boosts, pois eles dão muita
velocidade extra, mas não fique flipando a toa, pois você perde
velocidade quando o faz, a menos que esteja em boost. Possuem a maior
velocidade, pior aceleração e boost mediano.
|
Experiência |
Sim,
agora seus personagens tem pontos de experiência e níveis. Toda vez que
você completa um evento, sua performance é analisada e transformada em
experiência. A cada nível que o personagem passa, um novo Mod é
destravado e quando ele chega no nível máximo, o Super Mod é liberado,
que, por sua vez, melhora ainda mais o status principal do personagem.
São três fatores que formam a sua experiência (valores no Expert):
Colocação: claro, quanto mais na frente você chega, mais pontos ganha. Chegar em primeiro lugar concede 1.125 de experiência.
Armas:
sua mira também é avaliada. Acertar todos os ataques é muito
importante, mas mais que isso, é acertar com estilo. Atire para trás sem
olhar, acerte oponentes no ar, a longa distância, enquanto faz
drift, acerte o Blowfish para frente, faça o Fireworks quicar várias
vezes antes de atingir o alvo, acerte cada disparo do Ice em um alvo
diferente, etc. Junte tudo isso e com certeza você terá uma pontuação
altíssima, podendo passar de 1000. Quantos mais disparos você atingir,
mais pontos vai ganhando.
Pilotagem:
é um jogo de corrida, não? Então sua habilidade no volante também conta
e muito. Faça drifts perfeitos e de nível 3, não bata, faça maboras de
nível 4, esteja sempre em alta velocidade e você pode passar
fácil de 1000 de experiência aqui. Vale lembrar que quanto maior a
dificuldade em que estiver jogando, mais experiência você ganhará e a
duração da corrida também aumenta a pontuação.
Resumindo,
não é difícil conseguir mais de 3.000 de experiência no final da
corrida, basta prática, e se você conseguir ser perfeito, talvez consiga
chegar aos 4.000! Para passar de nível seu
personagem precisa de: 5.000 para o nível 2, 7.500 para o nível 3,
10.000 para o nível 4, 12.500 para o nível 5 e 15.000 para o nível
máximo. Lembrando que a experiência volta a zero toda vez que você passa
de nível.
Uma forma bem rápida de upar personagens é jogar o modo Single Race na Ocean View.
|
Status dos personagens e Mods |
Como
em todo bom jogo de corrida, cada carro, ou cada personagem no caso,
possui os seus pontos distribuídos por vários status. São 5 ao todo e
cada personagem tem 12 pontos para serem distribuídos pelos 4 primeiros,
sendo o All-Star um status separado. Esses status chegam até o nível 6 e
o efeito que eles tem sobre o seu personagem varia de acordo com os
veículos:
Speed:
é um jogo de corrida, não? Então este acaba sendo o mais importante,
afinal ter boa velocidade é fundamental para um bom desempenho. Esse
status determina a velocidade máxima do personagem em uma reta e sem
boost. Personagens com menos de 4 de Speed não são recomendados para o
modo Multiplayer e Time Attack. A diferença de velocidade entre um
personagem de nível 1 para um de nível 6 é de 4,5% em média.
Acceleration:
é o quanto o seu personagem demora para atingir a velocidade máxima,
incluindo dos boosts. Quanto mais alto, menos tempo ele demora, e mais
tempo ele leva para perder velocidade quando desacelerado. Em um jogo
onde você está o tempo todo sendo alvo de armas e passando por
armadilhas, a aceleração acaba tendo um valor alto, porém, para Time
Attacks, os jogadores de nível avançado preferem personagens com nível 1
de aceleração já que nenhum outro personagem vai tirar sua velocidade.
Um personagem de nível 6 chega a acelerar 2 vezes mais rápido que um de
nível 1.
Handling:
indica o quão rápido o seu personagem vira, quanto maior o nível, mais
rápido você vai para os lados. Um personagem de nível 6 praticamente não
precisa usar drift para fazer curvas fechadas. Jogadores avançados
conseguem usar personagens com nível 1 de Handling, mas se você optar em
usar algum com nível acima de 2, você tem a obrigação de fazer curvas
passando a menos de um centímetro da parte de dentro delas, caso
contrário, estará desperdiçando pontos.
Boost:
como o jogo é muito baseado em boost é recomendado você ter ao menos
nível 3 aqui. Toda vez que você usa um boost, este status determina por
quanto é multiplicada a velocidade que você ganha. Este é o segundo
status mais visado para Time Attack e jogadores avançados. Um personagem
de nível 6 chega a aumentar a eficiência do boost em 2,1 vezes a mais
que um de nível 1.
All-Star:
não é recomendado escolher um personagem baseado neste status, levando
em conta que o All-Star é um item raro, é difícil obter mais de um por
evento e o seu nível nem sempre representa a capacidade dele. De
qualquer forma, quanto maior o nível, mais poderoso será o seu All-Star.
Quando você ativa este poder, os status do All-Star são somados a todos
os seus outros enquanto ele durar. O nível dele determina o quão
potente ele será. Vale lembrar que quanto mais poderosa for a arma do
personagem durante o All-Star, menos velocidade ele ganhará.
Tamanho:
status não oficial, mas muito importante, que muita gente não
percebe e é difícil de mensurar com precisão. Cada personagem tem os
veículos de tamanhos diferentes, seja em altura, largura, comprimento ou
ambos. De qualquer forma, quanto menor for, melhor, pois é mais difícil
de você bater em alguma coisa ou de alguém conseguir lhe atingir com
alguma arma, sem contar que ser pequeno pode ser a diferença entre um
boost e um stunt fail. Alguns personagens possuem carros com formatos
meio desproporcionais, como o Alex Kidd, o Ralph e o Shogun, enquanto
outros são bem compactos, como a Amy e o Dr. Eggman.
A
grande novidade aqui é que agora os status dos personagens não são
fixos como no jogo anterior. Cada um deles possuem 7 Mods que alteram a
distribuição de pontos nos status principais, focando o personagem em um
determinado status e sacrificando outros. Todos os personagens começam
no modo Stardard e possuem um modo Balance (que equilibra os status), um
focado em cada um dos status, um Super Mod (que melhora mais ainda o
status principal daquele personagem), e um Console Mod, que é um Mod
especial destravado no World Tour e que foca o personagem em Speed e
Boost.
|
Personagens |
A
versão PC possui mais de 25 personagens e também a maior quantidade de
exclusivos, sem contar que são os melhores. Alguns personagens do Sonic
& SEGA All-Stars Racing foram retirados do jogo e novos foram
adicionados, o que deixou alguns fãs tristres. Outros tiveram seus
carros modificados, pois, como já dito, todas as motos foram tiradas do
jogo.
Seja
como for, pela versão PC ser a mais bem feita, é a mais fácil de
receber novos corredores e por isso é a que mais tem. Até a data de
postagem desta review, a Sumo disse que ainda não terminou com o jogo e
mais está por vir. Uma enquete foi feita há algum tempo para que a
galera escolhesse quem deveria ser colocado, mas até agora nenhum foi
feito, porém a Sumo diz que vão entrar.
O
ideal aqui é conhecer ao menos 4 personagens, pois assim quando você
for jogar Online não corre o risco de alguém pegar quem você sabe usar.
Vários personagens possuem os mesmos status em certos mods, então
pesquise e destrave os mods daqueles que lhe interessam. Lembre de levar
em conta o tamanho do veículo do personagem, pois quanto maior, pior, e
pra piorar ainda mais, alguns personagens tem o costume de pular na
frente do carro nas comemorações, atrapalhando mais ainda a sua visão (
Eles
estão muito mais equilibrados que no jogo anterior, onde era descarado
que os personagens com motos eram os melhores, e a utiliazação dos Mods
pode mudar completamente um personagem. Como todo bom jogo, alguns personagens não estão disponíveis de início e precisam ser destravados. Abaixo está a lista com todos os personagens da versão PC até agora.
|
Personagens iniciais | ||
Nome: Sonic the Hedgehog
Origem: Sonic the Hedgehog Personagem principal do jogo e considerado um bom corredor para os iniciantes. Seus status são voltados para Speed, mas Acceleration e Boost baixos. Seu All-Star também deixa muito a desejar, mas seu Handling de nível médio-alto ajuda bastante a manter-se longe das paredes. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Boost: | ||
Acceleration: | ||
Super Speed: | ||
Genesis: |
Nome: Miles "Tails" Prower
Origem: Sonic the Hedgehog 2 Personagem bem sólido e voltado para controle, seu Handling é bem alto, a sacrifício da sua Speed, porém seus mods são bem variados e podem torná-lo um excelente personagem para qualquer coisa. Seu All-Star é um dos melhores do jogo e também o mais odiado pelos adversários, pois atira muito rápido e com boa precisão. |
||
Balanced: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Handling: | ||
Genesis: |
Nome: Knuckles the Echidna
Origem: Sonic the Hedgehog 3 Com status bem balanceados, ele se torna um personagem bem equilibrado, não excedendo em nenhum lado, mas também não faltando em nenhum quesito, porém seu Genesis Mod é muito bom. Seu All-Star é bem fraco, mas dá muita velocidade. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
Genesis: |
Nome: AiAi
Origem: Super Monkey Ball Focado em Acceleration, sua falta de Speed chega a ser um problema nas retas. Seu foco é em fazer curvas de forma bem fechada e se recuperar rapidamente das subidas e armadilhas. Seu All-Star é muito bom e bem irritante para os adversários. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Acceleration: | ||
Arcade: |
Nome: Beat
Origem: Jet Set Radio Balanceado entre Acceleration, Handling e Boost, ele possui uma velocidade média e no geral é bem parecido com o Knuckles. Feche bem as curvas e aproveite muito seu Boost. All-Star bem fraco, é um dos piores do jogo. |
||
Balanced: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Handling: | ||
Dreamcast: |
Nome: Amy Rose
Origem: Sonic the Hedgehog CD Bem semelhante ao AiAi, ela tem enfoque em Acceleration e Handling, sacrificando Speed e Boost. Tire proveito de boas curvas e recuperação rápida para ganhar as corridas. Ao contrário do que seu status diz, seu All-Star é muito bom e ela possuí os menores veículos do jogo.
Seus outros Mods são:
|
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
Genesis: |
Nome: B.D. Joe
Origem: Crazy Taxi Bem parecido com o Sonic, ele é focado em Speed, mas possui um equilíbrio maior entre os outros status. Ele puxa um pouco mais para o Boost, mas seu All-Star é um dos piores do jogo. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Boost: | ||
Acceleration: | ||
Super Speed: | ||
Arcade: |
Nome: MeeMee
Origem: Super Monkey Ball Praticamente idêntica ao AiAi, ela é mais focada em Handling do que Boost e seu All-Star é muito pior do que o de seu namorado. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Acceleration: | ||
Arcade: |
Nome: Ulala
Origem: Space Channel 5 Personagem que esquece do Speed e equilibra os outros status, ela sem dúvidas foi feita para fazer curvas e subidas em grande estilo. Seu All-Star é muito bom.
Seus outros Mods são:
|
||
Balanced: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Handling: | ||
Dreamcast: |
Nome: Ralph
Origem: Wreck-it Ralph Direto do filme da Disney, ele foi uma "troca" pelo fato do Sonic estar em seu filme. Focado em Speed e Boost, ele é um personagem com status um pouco mais focados que o do Tails. Altamente recomendado para Time Attacks devido ao seu mod 4/1/1/6. Seu All-Star é horrível, mas rende boa velocidade. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
VIP: |
Personagens destraváveis | ||
Nome: Amigo
Origem: Samba de Amigo Destravado: World Tour > Sunshine Coast > 8 estrelas Outro corredor que ignora Speed. Focado em Handling e Acceleration, ele definitivamente foi feito para curvas e subidas. Seu All-Star é muito bom. |
||
Balanced: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Handling: | ||
Arcade: |
Nome: Danica Patrick
Origem: Stewart-Haas Racing Destravada: World Tour > Frozen Valley > 16 estrelas Corredora da Nascar na vida real e ex-corredora da Fórmula Indy, ela também é uma convidada especial no jogo, fez propaganda da SEGA em seu carro real e participou do comercial do jogo. Ela é uma personagem com Boost alto e Speed abaixo da média. Equilibrada no geral, seu All-Star é forte. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
VIP: |
Nome: Shadow the Hedgehog
Origem: Sonic Adventure 2 Destravado: World Tour > Frozen Valley > 35 estrelas Personagem focado em Speed e Boost, tem pouca Acceleration e é recomendado para jogadores com mais experiência e também para Time Attacks, devido ao seu mod 5/1/1/5. Seu All-Star é bem fraco. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
Dreamcast: |
Nome: Vyse
Origem: Skies of Arcadia Destravado: World Tour > Scorching Skies > 30 estrelas Também com enfoque em Speed e Boost, ele é mais voltado para Speed que Boost, mas no geral é quase igual ao Shadow, incluindo seu mod de Time Attack 5/1/1/5 e também o All-Star fraco. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Boost: | ||
Acceleration: | ||
Super Speed: | ||
Dreamcast: |
Nome: Dr. Eggman
Origem: Sonic the Hedgehog Destravado: vença todos os Grand Prix Focado em Speed e Handling, o velho doutor tem péssima Acceleration, mas ainda sim seu Boost não é deixado de lado. Seu All-Star é provavelmente o melhor do jogo. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
Genesis: |
Nome: NiGHTS
Origem: NiGHTS into Dreams Destravada: World Tour >Scorching Skies > 80 estrelas Personagem extremamente equilibrado, seus stats são igualmente distribuídos de acordo com o Mod escolhido. Por algum motivo estranho, NiGHTS possui 13 status distribuídos em seu Console Mod. Seu All-Star é diferente dos demais, pois ele sai girando em espiral para frente atropelando quem estiver no caminho e é o que mais dá velocidade do jogo. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
Saturn: |
Nome: Gum
Origem: Jet Set Radio Destravada: World Tour > Moonlight Park > 105 estrelas Corredora com Speed acima da média, Handling abaixo da média e equilíbrio nos outros status. Seu All-Star é o mais diferente do jogo, pois seu ataque é deixar uma trilha de corações partidos para trás. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Boost: | ||
Acceleration: | ||
Super Speed: | ||
Dreamcast: |
Nome: Joe Musashi
Origem: Shinobi Destravado: World Tour > Twilight Engine > 85 estrelas Equilibrado nos status com um enfoque em Boost e um Handling abaixo da média. Seu All-Star é tão bom quanto o de Eggman. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
Arcade: |
Nome: Pudding
Origem: Space Channel 5 Destravada: World Tour > Twilight Engine > 50 estrelas PUDDING!! Digo... semelhante a sua rival Ulala, ela é focada em Acceleration, porém tem mais Speed e menos Handling, e seu All-Star é péssimo. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
Dreamcast: |
Nome: Gilius Thunderhead
Origem: Golden Axe Destravado: World Tour > Moonlight Park > 120 estrelas Personagem com grande enfoque em Speed e Boost, seu Acceleration é mínimo. Considerado personagem para jogadores avançados e para Time Attack com seu mod 4/1/1/6, seu All-Star é muito bom. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
Arcade: |
Nome: Reala
Origem: NiGHTS into Dreams Destravado: World Tour > Superstar Showdown > 160 estrelas Tão equilibrado quanto NiGHTS, porém com mais Boost e menos Acceleration. Ele também possui um total de 13 pontos distribuídos em seu Console Mod. Seu All-Star é um pouco melhor que o de seu rival. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
Saturn: |
Nome: AGES
Origem: Sonic & All-Star Racing Transformed Destravado: World Tour > Superstar Showdown > 165 estrelas Uma Visual Memory Unit do Dreamcast que faz menção aos jogos antigos da SEGA. Como carro é um Hornet do Daytona USA, como lancha é um controle do Dreamcast e como avião é um F-14 Tomcat do After Burner. Personagem avançado do jogo, ele é focado em Speed e Boost, o que torna seu mod 4/1/1/6 ideal para Time Attacks. Seu All-Star é muito poderoso. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
AGES: |
Personagens extras e DLC | ||
Nome: Metal Sonic
Origem: Sonic CD Primeiro personagem de DLC pago do jogo e por isso já vem no nível máximo, seus veículos são muito bem feitos, detalhados e bonitos. Ele é focado em Speed e Boost, de forma semelhante ao Sonic, mas seu mod 5/1/1/5 o torna excelente para Time Attacks. All-Star bem fraco, mas que dá boa velocidade. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
Genesis: |
Nome: Alex Kidd
Origem: Alex Kidd in Miracle World Adicionado: 24/12/2012 Ele foi o presente de natal aos jogadores. O tamanho do seu carro é muito desproporcional e a sua mania de pular na em cima do carro para comemorar enaltece sua grande cabeça atrapalhando a visão. Focado em Acceleration e Boost, é um personagem interessante para jogar. Seu All-Star é fraco, mas dá boa velocidade. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Boost: | ||
Acceleration: | ||
Super Speed: | ||
Genesis: |
Nome: Shogun
Origem: Shogun: Total War Com um carro bem enfeitado e robusto, ele é um exclusivo da versão PC que deixa os Miis e Avatares no chinelo. Seus Mods são bem variados, mas seu enfoque é Boost. All-Star bem potente e que atinge o oponente várias vezes, o que é excelente para roubar All-Star Tokens. |
||
Balanced: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Handling: | ||
VIP: |
Nome: Football Manager
Origem: Football Manager 2012 Segundo personagem exclusivo da versão PC, o homem de meia face é bem equilibrado com tendência ao Boost. Seu All-Star é decente e dá uma boa velocidade. |
||
Handling: | ||
Acceleration: | ||
Speed: | ||
Boost: | ||
Super Balanced: | ||
VIP: |
Nome: Team Fortress
Origem: Team Fortress 2 Provavelmente o melhor exclusivo de todos, os pilotos vão alternando entre Pyro, Heavy e Spy conforme os veículos vão mudando. É um personagem acima da média e com enfoque em Speed e Boost. Seu All-Star é bem forte. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
VIP: |
Nome: General Winter
Origem: Company of Heroes 2 Adicionado: 04/07/2013 Adicionado para atrair as atenções para a promoção do fim de semana grátis na Steam, o General sofreu certa censura depois de seu lançamento, onde a estrela em seu tanque foi modificada devido a reputação negativa que o Company Heroes 2 estava tendo em alguns países. Personagem focado em Speed e Boost, ele possui veículos muito grandes e seu All-Star é péssimo, mas com boa velocidade. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
VIP: |
Nome: Willemus
Origem: Total War: Rome 2 Adicionado: 05/08/2013 Provavelmente o melhor personagem para corridas, pois seu Console Mod é o Saturn, o mesmo usado pelo NiGHTS e Reala, o que dá a ele 13 pontos muito bem distribuídos! Ele é basicamente um Tails melhorado e como se não bastasse, seu All-Star dá muita velocidade. Volte ao World Tour e destrave novamente o Saturn Mod para que Wilimus possa usá-lo. |
||
Balanced: | ||
Handling: | ||
Speed: | ||
Acceleration: | ||
Super Boost: | ||
Saturn: |
World Tour |
Aqui
é onde se recomenda começar a jogar. O modo World Tour é como se fosse o
modo missão do jogo, aqui você enfrentará uma série de desafios
variados para ganhar estrelas e ir abrindo caminho. São ao todo 6 Tours,
mas apenas 5 estão disponíveis inicialmente: Sunshine Coast, Frozen
Valley, Scorching Skies, Twilight Engine, Moonlight Park e Superstar
Showdown. Chegue ao final de cada Tour para destravar o seguinte.
Todos
os destraváveis do jogo estão aqui (exceto Eggman), e são liberados com
as estrelas. Além disso você também libera os Mods e a dificuldade
Expert. Portais existem bloqueando o seu caminho, exigindo uma
determinada quantidade de estrelas para serem abertos e liberarem seu
caminho, tudo isso para evitar que você passe tudo na dificuldade mais
baixa.
Quanto
maior a dificuldade que você escolher, mais estrelas você irá ganhar,
sendo um total de 4 estrelas por evento, somando 232 estrelas ao todo.
Os eventos que você enfrentará são:
Race: corrida de três voltas por uma determinada pista, chegue em primeiro e ganhe as estrelas;
Versus: enfrente vários adversários em corridas de 1x1. Cada vez que você derrotar um adversário, outro aparece em seguida. Existem duas formas de vencer: estando a frente quando o contador chegar a zero ou ganhando muita distância de adversário; Battle Race: corrida de três voltas contra 5 adversários, onde cada competidor tem 3 vidas. Atinja seus adversários com armas ou jogue-os para fora da pista para tirar vidas. Quando um competidor fica sem vidas é eliminado. Para vencer, elimine todos os adversários ou termine a corrida em primeiro. A dica aqui é não sair correndo muito, fique logo atrás dos oponentes, pois é bem mais fácil atirar para frente; Boost Race: corrida de três voltas sem itens, apenas habilidade. Muitos Boost Pads/Zones serão adicionados pelo caminho para deixar a corrida mais interessante. Recomenda-se um personagem com nível alto em Boost; Boost Challenge: corra sozinho por uma pista cheia de Boost Pads/Zones. Você começa com um item de Boost e ganha outro a cada volta, se tiver espaço para isso. Pegue todos os Boosts que puder e faça muitos Drift Boosts, pois sempre que você estiver usando o boost o relógio para. Passe em todos os checkpoints para vencer. Também recomenda-se um personagem com nível alto em Boost; Drif Challenge: faça drift dentro das marcações no chão e acumule segundos para serem adicionados ao seu tempo restante em cada checkpoint. Você também começa com um item de Boost para ajudar na hora de necessidade. Recomenda-se um personagem com nível médio alto em Handling e Speed. Quanto maior a dificuldade, mais checkpoint você terá que passar e menor serão as zonas de drift; Sprint: bata o melhor tempo de um determinado adversário. Praticamente um Time Attack, você verá o fantasma do personagem fazendo o percurso e você tem apenas 3 chances para vencer. Ganha-se um item de Boost a cada volta; Ring Race: desafio nos céus, voe através de anéis e passe por todos os checkpoints. Controle seu personagem e não perca nenhum dos anéis, pois cada um tira 2 segundos do seu tempo limite. Quanto maior a dificuldade, mais anéis você terá que passar e menos tempo terá; Traffic Attack: corra em meio ao trânsito e passe pelos checkpoints. Existem 3 tipos de carros aqui: os verdes, que seguem a faixa em que estão, os amarelos, que se movem vagarosamente de um lado ao outro da pista e os azuis, que fazem zig-zag para tentar bater em você. A cada carro que você atingir, você perderá velocidade. Passe pelos chekpoints de tempo para ganhar mais tempo extra. Recomenda-se um personagem com nível alto de Speed e Handling, sacrifique o Boost, pois aqui você não terá muitas chances para isso; Pursuit: persiga e destrua um tanque que dispara bombas e mísseis em você. Sempre que você for atingido você perderá um pouco da sua barra de vida. Pegue corações no caminho para recuperar parte dela. Acerte-o quando ele mostrar seu núcleo para causar mais dano. Recomenda-se um personagem com Handling alto, pois é o único status importante aqui, você não precisa correr já que o tanque acompanha sua velocidade.
Pegue
todas as estrelas e uma estrela aparecerá na parte de cima a esquerda
em todos os menus do jogo, mostrando que você é um jogador All-Star!
|
Grand Prix |
O
modo "campanha" do jogo. Aqui você percorre quatro pistas em
seqüência e quem tiver mais pontos no final vence. São ao todo 10
Grand Prix, mas apenas 4 aparecem no começo e você precisa vencer um
para destravar o seguinte. Sua pontuação é dada de acordo com a posição
em que chegar, são 10 pontos para o primeiro colocado e vai diminuindo
até 1 ponto para o décimo e último colocado, portanto, você estará
correndo contra nove adversários. As corridas são normais, 3 voltas em
cada pista com itens e tudo mais. Os Grand Prix são:
Dragon Cup: Ocean View, Samba Studios, Carrier Zone e Dragon Canyon;
Rogue Cup: Temple Trouble, Galactic Parade, Seasonal Shrines e Rogue's Landing;
Emerald Cup: Dream Valley, Chilly Castle, Graffiti City e Sanctuary Falls;
Arcade Cup: Graveyard Gig, Adder's Lair, Burning Depths e Race of Ages;
Classic Cup: Sunshine Tour, Shibuya Downtown, Roulette Road e Egg Hangar.
Os outros cinco GPs são as versões espelhadas de cada um dos GPs e suas respectivas pistas.
|
Time Attack |
É
aqui onde você pode treinar para conhecer mais as pistas. É o melhor
lugar para se jogar se você deseja descobrir novos caminhos e conhecer
os atalhos.
Inicialmente,
você deve bater os 4 ghosts da Sumo Digital (Easy, Medium, Hard e
Expert). Tire vantagem deles para aprender os caminhos e as manobras que
deve fazer. Eles são, sem sombra de dúvidas, muito instrutivos. Depois
de bater todos os fantasmas, o jogo começará a fazer o download do
ghost do tempo do jogador que está logo a sua frente na leaderboard!
Você poderá ver exatamente o que ele fez e aprender com os outros.
Infelizmente
nem tudo são flores aqui, pois a primeira volta é sempre morta, pois
você larga colado na linha de chegada e não dá tempo de ganhar
velocidade o suficiente para começar com bom tempo, ou seja, você terá
sempre que completar uma volta para passar na chegada em alta
velocidade, de preferência usando o item de Boost que você ganha toda
volta, para então começar um tempo pra valer.
Como
mostrado na imagem, podem existir até 3 ghosts ao mesmo tempo, o da sua
melhor volta que é chamado de PB (Player Best), o do jogador com tempo
melhor que o seu, e o da Sumo Digital, que é sempre representado pelo
Sonic. E a melhor parte é que outros jogadores podem estar competindo
com o seu ghost sem você saber!
Você
pode correr em qualquer pista do jogo, incluindo a OutRun Bay e as
versões espelhadas, mas tem que destravar as pistas jogando nelas nos
modos World Tour, Grand Prix ou Multiplayer. A tomada de tempo acontece
em uma volta específica da pista, ou seja, você não corre pelas 3
voltas, apenas uma delas, onde cada fase tem a sua e na Race of AGES
você sempre seguirá pelo caminho da água.
A
ordem de importância dos status para esse modo de jogo ficam assim:
Boost>>>>>>Speed>Handling>Acceleration. Ou seja
Os melhores corredores para o Time Attack são os de tipo 4/1/1/6 (como
AGES, Gilius e Ralph), e os de tipo 5/1/1/5 (como Vyse, Shadow e Metal
Sonic), todos no Console Mod. Isso se deve pelo fato que aqui não tem
outros corredores atirando em você e as armadilhas das pistas são todas
removidas, então, se você perder velocidade foi por erro seu e você deve
aprender a fazer qualquer curva com um Handling de nível 1, é possível,
mas em algumas curvas soltar o acelerador será preciso.
Os bônus conseguidos na roleta não funcionam neste modo.
Caso esteja com dificuldade em bater o tempo em alguma pista, este excelente guia (em inglês), vai ajudar muito, foi feito pelo usuário da Steam, Zork Nemesis,
e detalha minuciosamente como conseguir um excelente tempo em todas as
pistas, mas mesmo que você não saiba inglês, o guia contém vídeos
demonstrando como fazer.
|
Single Race |
Este
modo é excelente para treinar para conseguir bons tempos no modo Grand
Prix. Aqui você faz uma corrida única em uma pista de sua escolha, com
direito a armas e o computador.
Coloque
em prática tudo o que aprendeu no modo Time Attack e tire o máximo de
cada pista. Seu tempo e desempenho não são salvos, este modo serve única
e exclusivamente para treino.
Escolha a dificuldade que quiser e teste ao máximo sua capacidade ao volante.
As
únicas vantagens de jogar aqui ao invés do Time Attack é que você pode
treinar todas as voltas da pista, e não somente uma específica, e é
muito mais rápido ganhar experiência aqui, já que você economiza tempo
de loading entre eventos e a espera entre as corridas do Multiplayer.
|
Pistas |
O
jogo possui, atualmente, 21 pistas (42 contando as espelhadas), sendo 1
delas extra. Elas aparecem em ordem de dificuldade nos Grand Prix e
todas possuem sua versão espelhada, onde a pista fica invertida, ou
seja, as curvas para a direita viram para a esquerda e vice-versa. Outra
grande novidade do jogo é que muitas delas sofrem mudanças a cada
volta, ou seja, o percurso fica diferente, não apenas em cenário, mas no
caminho que você segue e os obstáculos que irá enfrentar, aumentando
muito mais a diversidade e o desafio do jogo. Uma das grandes vantagens
de estar em primeiro lugar é poder ver as pistas mudando, as animações
acontecendo, e muito bem feitas por sinal. As pistas são:
|
Nome: Ocean View
Origem: Sonic Heroes Mudanças na pista: Volta 3 Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2) e Blowfish (Volta 3)
A
menor pista do jogo, a mais simples, direta e com várias oportunidades
de boost. O super pickup de boost está localizado após essas plataformas
mostrada na imagem ao lado. Saia da pista logo no começo, mire bem
nelas e suba a rampa. Na primeira bifurcação, vá para a esquerda, o
caminho pode ser mais perigoso por conta das pedras gigantes que esmagam
quem estiver pelo caminho, mas é muito menor.
Na
terceira volta você seguirá pela água. Faça a curva em U bem fechada e
siga pela esquerda para pegar uma rampa e fazer manobras de graça. Logo
após o polvo mecânico, se estiver em primeiro lugar, a famosa piranha
gigante aparecerá e ficará pulando na sua frente criando ondas e
oportunidades para fazer mais manobras, cuidado com ela, pois se você
estiver muito rápido, pode bater. A última bifurcação lhe dá a opção de
voltar a ser carro ou continuar mais um pouco como lancha. O caminho da
lancha é menor e mais rápido.
|
Nome: Samba Studios
Origem: Samba de Amigo Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Super Glove e Fireworks
Um
pouco maior que a Ocean View e muito mais pesada em termos gráficos
(que chegam a causar slowdowns mesmo em computadores super potentes),
esta pista tem curvas um pouco mais fechadas. Logo na primeira curva,
faça-a bem fechada para ganhar tempo e assim que cair na água, o super
pickup da Glove está a direita da primeira rampa, é possível pegá-la
passando bem no canto da rampa.
Logo
que sair da água, siga sempre pela direita para pegar o caminho mais
curto com direito a drift nível 3 e super pickup de Fireworks, mas
cuidado com os Mariatchis.
Na
segunda parte com água, você tem 3 rampas em um caminho em S para fazer
manobras, muito cuidado aqui, pois você tem que mirar bem para não
acertar as paredes.
|
Nome: Carrier Zone
Origem: After Burner: Climax Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro / Lancha / Avião Super Pickups: Ice e Fireworks
Uma
pista bem simples, com uma excelente música, ambientação e a primeira
que você vai usar a forma de avião. Comece decolando do porta aviões e
passando pelos boost zones, fazendo o caminho mais reto possível até o
próximo porta aviões. Chegando lá, faça a curva em U de forma bem aberta
e pegue os 3 boost pads no caminho, se você fizer bem a curva,
conseguirá um drift nível 2 antes dos boosts e se tiver pleno domínio do
jogo pode chegar até o nível 3.
Ao
cair na água novamente, use o pedaço de barco na água para subir e já
se transformar em avião. Logo a esquerda dessa rampa, na água, está o
super pickup de gelo. Siga reto de volta ao primeiro porta aviões.
Ao
voltar ao porta aviões, existe um corte de caminho bem no meio da reta,
é uma curva fechada, mas ela está bloqueada com caixas. Elas podem ser
destruídas, mas vai acabar com a sua velocidade. Deixe o computador, ou
outro jogador, limpar o caminho na primeira volta. Seguindo pelo caminho
normal, há o super pickup de Fireworks bem no meio da curva em U.
|
Nome: Dragon Canyon
Origem: Panzer Dragoon Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Lancha / Avião Super Pickups: Blowfish (Volta 2) e Super Glove (Volta 3)
A
maior pista da Dragon Cup, ela tem um bom equilíbrio entre os três
veículos. Logo que fizer a primeira curva, cuidado com a sua velocidade,
pois você já dará de cara com uma curva em 90º. Depois da curva siga
pela centro da pista, pois as laterais deixam você lento. Na bifurcação,
siga pela direita e preste atenção na sequência de curvas que vem. É
possível fazer todas em um único drift para um boost nível 3 no final.
Na
volta 2, logo após a curva de 90º você irá para a água. Aqui ela é bem
turbulenta e algumas ondas podem lhe jogar para cima o suficiente para
arriscar uma manobra. Se você estiver na primeira colocação, uma
serpente marinha irá ficar a sua frente criando ondas e no final, antes
do portal de transformação, ela criará uma tsunami que lhe dará a
oportunidade de fazer várias manobras.
Na
volta 3, logo de cara, a serpente quebra a pista e você é obrigado a
seguir pelo ar. Aqui existirão várias oportunidades de Risk Boost. O
caminho recomendado é perto da água seguindo pelos Boost Zones, mas o
caminho mais rápido é ir para o alto onde é mais fácil fazer vários Risk
Boosts. Na bifurcação, siga por cima, pois existem mais chances de Risk
Boost.
|
Nome: Temple Trouble
Origem: Super Monkey Ball Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Ice
Esta
pista não é tão terrível quanto a sua versão no Sonic & SEGA
All-Stars Racing. Ela inclusive é uma pista gostosa de jogar. Você larga
na água e infelizmente esta largada é mal feita, pois quem está na
frente, por mais que largue com um boost de nível 3, não vai conseguir
altura o suficiente para fazer muitas manobras. Quem estiver da terceira
posição para trás, já vai conseguir uma vantagem muito maior.
Após
o salto, pegue a pista da esquerda, ela é mais
difícil de se manter, mas tem 3 Boost Pads, então você começará uma
descida, à esquerda na imagem ao lado, onde estátuas gigantes saem do
chão para bloquear sua passagem. Elas quebram ao serem atingidas e podem
ser destruídas com as armas, mas cuidado, pois elas mudam de lugar a
cada volta. Após esta descida, siga por uma das pistas alaranjadas,
também mostradas na imagem ao lado, pois ela além de serem menores,
levam a um grande salto e ao único super pickup da fase.
Faça
a grande curva que vem a seguir em um único drift, fazendo manobras a
cada queda da pista e soltando antes de cair na água. Ali existem duas
oportunidades de fazer manobras, além de bolas
caírem na água criando ondas. Na parte de dentro do templo, apenas
tome cuidado com o centro do redemoinho e faça manobras na pequena rampa
antes de ser teleportado de volta ao começo.
|
Nome: Galactic Parade
Origem: Sonic Colors Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Avião Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2) e Drone (Voltas 2 e 3)
Cheia
de curvas largas e muitas chances de drift, esta pista é bem
desafiadora para quem está na primeira colocação e boa parte da pista
não tem proteção nas laterais. Logo de cara, fique na esquerda e depois
da segunda queda, suba a rampa para pegar o super pickup de boost! Agora
siga fazendo o máximo possível de drift e pegando os boost pads. Se
você estiver na liderança, o primeiro desafio aqui será que a pista vai
se formando logo a sua frente, deixando difícil ver para onde você deve
ir e pra piorar, badniks ficam voando a sua frente e atirando em você.
Na
segunda volta, se você estiver na liderança ou muito perto do líder,
você tem a chance de pegar o super pickup novamente antes da plataforma
subir. Quando começar a voar, desvie dos meteoros dourados, enquanto faz
drift e Risk Boost nos meteoros escuros. Fique atento para o super
picukp de Drone à direita deles.
A
terceira volta tem curvas bem mais acentuadas e a parte no ar é a
mesma, aproveite para fazer mais drifts e cuidado que os badniks estão
de volta.
|
Nome: Seasonal Shrines
Origem: Shinobi Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Blowfish e Fireworks
Muitas
chances de manobras existem nesta pista, mas algumas são bem difíceis
de serem feitas sem errar. Logo de cara, siga pela esquerda. Após a
grande queda na água, siga a direita na estátua. Quando cair novamente
na água, faça a curva fechada para a esquerda e siga pela esquerda, aqui
o super pickup do Blowfish está a direita da estátua que está muito
fora de caminho, assim que subir a rampa, fique na direita, para pegar
um grande salto.
Nas
escadarias, é possível fazer duas manobras em cada escada. Quando
começar a subida da grande escadaria, faça manobras apenas no primeiro o
no terceiro salto. Logo após a porta, o caminho da direita é mais
seguro, porém maior, e o da esquerda com obstáculos, boost pads e o
super pickup de Fireworks.
|
Nome: Rogue's Landing
Origem: Skies of Arcadia Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Lancha / Avião Super Pickups: Drone (Voltas 1 e 2), Boost (Voltas 1 e 2) e Fireworks (Volta 3)
Esta
é a primeira fase que irá testar as suas qualificações no ar, pois mais
da metade dela é com aviões. Na bifurcação siga pela esquerda se você
quiser um caminho mais seguro ou pela direita se quiser um mais rápido.
Logo que começar a voar use as casas e árvores para fazer Risk Boost e
siga por cima da pedra para mais Risk Boosts. Ao voltar ao chão, vá pela
esquerda para continuar no chão e pegar o super pickup de boost ou vá
pela direita para ir pela água em um caminho mais curto e com uma boa
rampa para manobras.
Na
segunda volta a pista já sofre mudanças, na bifurcação uma rampa é
adicionada na parte da esquerda e a parte da direita se torna ainda mais
perigosa, pois metade da pista sumiu. Depois de voar, a parte da
esquerda ganha rampas, mas a da direita se mantém igual.
A terceira volta é inteira no ar, então tente seguir o caminho mais reto possível e fazer o máximo de drifts.
|
Nome: Dream Valley
Origem: NiGHTS into Dreams Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Lancha / Avião Super Pickups: Super Glove (Volta 1), Blowfish (Volta 2), Ice (Volta 3) e Drone, Boost
Primeira
pista em que você começará voando. Única pista do jogo que possui Boost
Rings e que não usa carros. Passe por dentro de todos os anéis laranjas
para ir ganhando boosts de nível 1. Aproveite as montanhas para fazer
Risk Boosts e não esqueça de fazer muitos drifts. Os anéis mudam de
lugar a cada volta e o super pickup de Boost está na pedra logo após o
buraco na árvore.
Sempre
que você passar pelo primeiro portal, você será levado para um pesadelo
diferente. No primeiro você achará o super pickup da Glove, no segundo
do Blowfish e no terceiro do Ice. Em todos os pesadelos existem várias
chances de Risk Boost, mas no terceiro é algo muito arriscado.
O
segundo portal leva você a uma parte de água, ela nunca muda. Vá sempre
pela direita, pegando as rampas, e antes do último salto, vá na rampa
do meio para pegar o super pickup de Drone e o portal de transformação
para avião mais cedo.
|
Nome: Chilly Castle
Origem: Billy Hatcher and the Giant Egg Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Blowfish (Voltas 2 e 3)
Bem
vindo ao inferno congelado. Essa provavelmente é a fase mais odiada do
jogo devido as suas curvas absurdas e armadilhas, sem contar a neve no
meio da pista. As três voltas são idênticas nesta pista, mas cada volta
acrescenta novos obstáculos, como bichinhos saltitantes que resolvem
atravessar a pista e bonecos de neve.
Logo
no começo, o caminho da esquerda é mais difícil, porém menor e o da
direita mais fácil e pode resultar em um drift nível 3. Não faça um
boost acima do nível 1 antes de cair na caverna, pois você pode bater no
teto e acabar com a sua corrida. Na água, você tem duas chances claras
de fazer manobras, aproveite ambas. Estalactites caem as vezes e podem
criar ondas grandes o suficiente para fazer manobras. O super pickup
está muito fora de mão em uma passagem à esquerda na água.
Não
faça manobras quando for sair da caverna!! A menos que seu personagem
tenha um Handling acima de 4, senão você não vai conseguir fazer a curva
super fechada e inclinada que vem logo de cara. Até o computador no
Expert bate nessa curva.
|
Nome: Graffiti City
Origem: Jet Set Radio Mudanças na pista: Volta 3 Veículos: Carro / Avião Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2), Super Glove (Voltas 1 e 2) e Drone (Volta 3)
Muito
drift nessa pista. Logo de cara já dá pra tirar um drift de nível 3 na
primeira
seqüência de curvas. Na bifurcação, vá para a direita e permaneça a
direita na próxima bifurcação, então depois do próximo pequeno salto vá
para o meio da pista e pegue o super pickup de Boost.
Desça
pelos prédios, sem muito segredo e desvie dos caminhões pavimentando a
rua. Na terceira volta você vai para o ar logo depois da primeira
seqüência de curvas. Ali existem muitas oportunidade de Risk Boost
(incluindo um Danger Boost), e Drift Boost. Fique sempre na parte de
dentro das curvas e no túnel vá pela esquerda, mas cuidado com o
helicóptero que vem de encontro se estiver liderando a corrida.
|
Nome: Sanctuary Falls
Origem: Sonic & Knuckles Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Avião Super Pickups: Drone (Voltas 1 e 3), Blowfish (Volta 1), Fireworks (Volta 2) e Super Glove (Volta 3)
Outra
pista que você começa no ar e outra com curvas muito fechadas e longas.
Logo de cara várias chances de Risk Boost estão disponíveis, mas muitas
não são tão óbvias assim. Fique na esquerda no começo para pegar o
super pickup de Blowfish, isso vai ajudar muito na segunda volta.
Na
volta 2, você percorre o pouco que sobrou do santuário de carro. Siga
pela esquerda e logo em seguida fique no meio da pista, este é o caminho
mais rápido se você conseguir fazer todas as manobras possíveis, você
perde o super pickup do Fireworks, mas vale a pena. Agora vem a parte
difícil, pois logo em seguida você já se depara com uma curva para a
direita, enorme e estreita, faça um drift de nível 3 aí e se prepare
para a próxima curva grande que será bem pior!
A terceira volta é inteira no ar, faça mais Risk Boost e fique esperto para o super pickup do Drone no final da volta.
|
Nome: Graveyard Gig
Origem: Curien Mansion (House of Dead) Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2), Blowfish (Voltas 1 e 2), Fireworks (Volta 3) e Drone (Volta 3)
Outra
pista com curvas bem fechadas. Logo depois de pular a escadaria da
entrada, vá para a direita e suba as escadas em um drift. Logo depois de
pegar itens, uma curva bem fechada para a esquerda vai aparecer, então
uma grande curva para a esquerda com o super pickup de Boost bem no
centro, por fim outra escadaria e uma curva pra esquerda mais fechada
ainda. Depois de passar pela aranha e sair no telhado, faça a curva bem
fechada e fique na direita dela para pegar o super pickup do Blowfish na
queda. Depois da água vem uma curva bem longa e fechada também, cuidado
para não bater.
A
segunda volta apresenta uma mudança minúscula, onde não existe mais a
queda na parte da água, mas fora isso é idêntica a primeira volta.
A
terceira volta é bem diferente, pois logo na escadaria, você terá que
ir reto e passará pelo porão, ali evite pegar os Boost Pads se estiver
na liderança, pois barris gigantes descem rolando bem onde eles estão.
Quando sair da casa siga o caminho do meio para melhor velocidade ou na
direita para o super pickup do Drone. Mais a frente existe um corte de
caminho logo a esquerda que dá no cemitério, é um lugar cheio de
armadilhas, mas tem o super pickup do Fireworks.
|
Nome: Adder's Lair
Origem: Golden Axe Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Lancha / Avião Super Pickups: Drone, Super Glove e Fireworks
Provavelmente
a melhor ambientação do jogo, seu visual é deslumbrante e sua música
fantástica. Você começa na água, mas logo vai para o ar. Dentro da
caverna faça vários Risk Boosts, mas cuidado com o dinossauro, o super
pickup do Drone está dentro da sua boca. Logo que entrar na parte de
carro, faça drift direto. Na bifurcação, siga para a esquerda para um
caminho mais rápido. Assim que pular dentro da boca da cobra pegue os 2
Boost Pads e caia para a pista de baixo. Faça Drift para a esquerda e
desvie da lava caindo. Logo a frente terá uma queda enrome e o super
pickup do Fireworks na rampa a esquerda.
Na
volta 2 a única diferença na pista é que a ponte se levantou então você
dará um grande salto após a curva depois de sair da mina.
Na volta 3, você continuará no ar após sair da mina até depois da ponte, onde você volta ao chão.
|
Nome: Burning Depths
Origem: Burning Rangers Mudanças na pista: Volta 2 e 3 Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Ice (Volta 1), Drone (Volta 2) e Blowfish (Volta 3)
O
Ocean Park Museum está pegando fogo e isso cria a pista mais
desafiadora do jogo. Sua ambientação é fantástica, dá pra sentir a
pressão de tudo desmoronando ao seu redor e a água invadindo o local.
Quase todas as curvas aqui são muito fechadas e a pista é, em boa parte,
estreita, portanto se o seu personagem tiver Handling abaixo de 3, você
terá que soltar o acelerador nas curvas.
A
cada volta o nível da água sobe e muda o cenário. Na primeira volta, se
mantenha a direita depois da primeira curva e não vá para baixo, é um
caminho muito arriscado.
Na
segunda volta, a água terá subido e na bifurcação, vá pela esquerda e
tente pegar o super pickup do Drone que está logo atrás do pilar.
A terceira volta é a menor e seu caminho é único, mas está cheio de curvas perigosas.
|
Nome: Race of Ages
Origem: Sonic & All-Stars Racing Transformed Mudanças na pista: Voltas 2 e 3 Veículos: Carro / Lancha / Avião Super Pickups: Fireworks, Blowfish, Drones e Boost (Volta 2)
Pista
original do jogo, é como se você estivesse dentro de uma realidade
virtual com hologramas de várias franquias da SEGA passando ao seu
redor. Está deve ser a pista mais difícil do jogo, pois ela é aleatória e
você não tem acesso ao mini-mapa. Ela
é dividida em duas partes. A primeira que você vai sempre de carro, e
que muda a cada volta, enquanto que as outras seções são fixas, mas
aparecem aleatoriamente.
Buracos
existem por todos os lados e você tem que ir desviando deles e tentando
pegar o máximo de Boost Pads possíveis. No final dela, você começará
uma grande subida, verá uma bifurcação na pista e dois hologramas
começarão a passar pelas laterais da pista, podem ser uma lancha ou um
avião, se você é o primeiro colocado, siga pelo lado da lancha para acessar a seção com água ou pelo lado do avião para acessar a seção aérea.
Na
seção aquática, siga pela direita. Preste muita atenção nas ondas, pois
algumas vão servir para fazer manobras, mas principalmente, evite todas
as rampas, pois elas fazem você perder mais tempo do que o que vai
ganhar com as manobras. Evite passar no meio dos portais, pois quando
eles ligam, fazem você perder toda a velocidade.
A
parte aérea é em linha reta e muito larga, procure fazer o máximo de
Risk Boost que puder, oportunidades não vão faltar. Cuidado com as
cercas vermelhas, pois elas tiram toda a sua velocidade.
|
Nome: Sunshine Tour
Origem: Samba de Amigo Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro Super Pickups: Blowfish
Retirada
do Sonic & SEGA All-Stars Racing, a pista continua idêntica.
Totalmente plana, sem nenhuma chance de fazer manobras e focada em drift. Aqui vale a habilidade de fazer as curvas o mais fechado possível e usar os itens com sabedoria, pois são poucos aqui.
Não
existem bifurcações, a pista é bem simples em seu design. O super
pickup do Blowfish está logo no final da primeira curva da pista, ele
sem dúvidas é uma aquisição valiosa aqui e dará muita dor de cabeça aos
seus adversários.
|
Nome: Shibuya Downtown
Origem: Jet Set Radio Future Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro Super Pickups: Drone
Também
retirada direto do Sonic & SEGA All-Stars Racing, a pista continua
idêntica. Também focada em drift, mas esta possui trânsito para tentar
lhe atrapalhar. A única bifurcação vem logo no começo, entre subir o
prédio ou ir pelo túnel, vá pelo prédio, pois o salto é muito simples de
fazer manobras e pousar sem problemas. Logo após a enorme curva na
construção, fique no canto direito da pista e pule para pegar o super
pickup do Drone, com certeza ele é mais valioso que pegar o Boost Pad.
|
Nome: Roulette Road
Origem: Sonic Heroes Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro Super Pickups: Boost
Outra
pista do Sonic & SEGA All-Stars Racing, ela também continua
idêntica, ou seja totalmente plana, sem nenhuma chance de fazer
manobras, e focada em drift. Se o seu
Handling for baixo, com certeza terá que soltar o acelerador nas longas
curvas. Na primeira curva é possível pegar os 3 Boost Pads para um boost
nível 3 grátis. Desvie das fichas sem fazer drift, não vale a pena,
siga pelo tapete vermelho e atente ao super picukp de Boost que está bem
na bifurcação. Aqui não importa o lado que você vai, dá na mesma, são
duas curvas fechadas e longas, na segunda, mantenha o drift pela pequena
reta que vem e faça a última curva nesse drift para carregar o nível 3.
Evite as partes amarelas da pista, pois elas tiram velocidade.
|
Nome: Egg Hangar
Origem: Sonic the Hedgehog 2 Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro Super Pickups: Fireworks e Ice
O
que antes era um DLC no Sonic & SEGA All-Stars Racing, agora é uma
pista comum, mas ainda idêntica ao que era. Comece desviando dos badniks
que fazem patrulha nos Boost Pads e se prepare para um enorme curva em
S, tente fazê-la em um único drift. Logo após essa curva, vem outra e
então você tem a opção de sair da pista pela direita e cair para outra
bem lá em baixo, faça isso, ela é mais rápida e só a queda já rende
várias manobras. Logo após a curva, virá uma seção de saltos, é possível
fazer manobras no primeiro e nos dois últimos. Suba fazendo drift o
tempo todo e solte para completar a volta.
|
Nome: OutRun Bay
Origem: OutRun Mudanças na pista: nenhuma Veículos: Carro / Lancha Super Pickups: Boost e Drone
Pista
extra que vem junto do DLC do Metal Sonic e está disponível apenas nos
modos Time Attack e Single Race, esta baía é sem dúvidas muito icônica e
seu layout é simples. Pegue todos os Boost Pads e
na bifurcação, vá pela areia, é mais perigoso, mas mais curto. Na
última curva antes de ir pra água, comece um drift e continue com ele
pela água, é possível tirar um nível 3 antes de chegar ao Boost Zone.
Passado este ponto, siga levemente pela direita e pegue a rampa que virá
com o super pickup de Boost em cima, então, vá para a esquerda pelo
caminho mais reto e evite as rampas altas, pois elas não valem a pena.
Logo que subir pelo cais e voltar para a terra, faça a curva bem fechada
e pegue o super pickup do Drone.
|
Multiplayer |
Muito interessante e divertido, desde que você já saiba jogar, este modo é altamente NÃO
recomendado para quem ainda está aprendendo a jogar. O ideal é partir
para este modo depois que você tenha conseguido vencer todo o modo Grand
Prix no Expert para que você tenha um conhecimento decente das pistas,
caso contrário não será fácil ganhar, pois sempre tem alguém no lobby
que sabe como jogar e isso pode deixar seu rating negativo, o que não é
muito bacana.
Existem vários modos multiplayer, mas o mais jogado é o Race. Eles estão divididos em dois menus: Match Making e Custom Game:
Match Making: aqui você é pareado com pessoas aleatórias, o jogo busca um lobby para você e seu desempenho fica registrado. Os eventos deste modo são:
Custom Game:
neste modo você escolhe o evento que quer e a pista. Você pode jogar
Local ou Online e seu desempenho não fica salvo. Aqui existem vários
tipos de eventos, incluindo Race, Battle Arena e Capture the Chao, os outros são:
|
Caça-Níqueis |
Enquanto
o jogo carrega um evento no Grand Prix, Multiplayer ou Single Race, a
tela com uma espécie de caça-níqueis aparecerá e você pode apostar 5
All-Star Tokens para tentar ganhar algum bônus para o evento que está
para começar. Você também encontra esta máquina em algumas partes do
World Tour.
Basta alinhar 3 frutas iguais na linha do meio e tirar seu prêmio.
Os
tokens são adquiridos durante as corridas, menos no Time Attack, eles
estão espalhados pela pista. Sempre que alguém é atingido por uma arma,
um token cai dela, então fuzilar seus adversários é uma ótima forma de
conseguir esses tokens.
Você
pode fazer no máximo 6 apostas por loading e a máquina é bem cruel,
pois as vezes você gasta os 30 tokens e não ganha, já que ela é
completamente aleatória, tanto no padrão em que as frutas aparecem
quanto no bônus que vai sair.
As
bonificações variam de coisas simples, como começar o próximo evento
com tal item (que não pode ser All-Star ou Swarm), receber tal item a
cada volta (que pode ser o Boost), largar com o boost carregado ou fazer
tal item tirar menos velocidade de você quando atingido. Porém existem
bonificações fantásticas, como aumentar a duração dos Stunt Boosts ou
pickup boosts, ou ainda perder menos velocidade nas batidas, entre
outras, então, prepare-se para ganhar ou perder corridas por conta
desses bônus.
|
Leaderboards |
Como a grande maioria dos jogos atuais, existem as leaderboards para o pessoal exibir as suas performances para o mundo ver.
Seus tempos são enviados automaticamente no final de cada evento.
Existe
uma leaderboard para cada pista no modo Time Attack, para cada Grand
Prix, incluindo versões espelhadas, e também para os três modos do Match
Making, então são mais de 40 leaderboards atualmente.
Elas
mostram não somente o seu tempo e a sua posição, mas também o
personagem que você usou e a dificuldade em que estava (no caso do Grand
Prix), e logicamente, uma maior dificuldade prevalece sobre uma menor.
Para
acessar uma das tabelas, basta escolher a pista, ou Grand Prix desejado
e apertar F2. Existem 3 modos de exibição, que são alternados apertando
F1, um modo que exibe apenas os tempos dos seus amigos, outro que
mostra a sua colocação e outro que mostra o top 10. Pressione para a
direita ou esquerda para mudar a página em que está.
|
Stickers e Achievements |
Existem ao todo 120 Stickers e 50 Achievements na versão PC.
Como
já dito, os Stickers servem para enfeitar a sua Licença e você pode ver
a sua coleção pressionando F1 enquanto visualiza a Licença, ali você
também pode ver o que precisa fazer para ganhar o restante.
O
DLC do Metal Sonic trouxe alguns Stickers novos e pode ser que futuros
DLCs façam o mesmo. Atualmente existem 3 páginas de Stickers.
Os
Achievements possuem exatamente as mesmas condições dos Stickers, só
que esses ficam salvos fora do jogo, Steam, XBox Live, etc, e podem ser
usados como troféus.
|
Dicas e truques |
Sonic
& All-Stars Racing Tranformed possui vários pequenos segredos e
truques que as vezes demora-se para aprender ou perceber, então aqui vão
alguns deles:
|
Destraváveis |
Quase todos os destraváveis do jogo estão no modo World Tour:
Sunshine Tour: aqui você destrava o Amigo (siga pelo caminho de cima);
Frozen Valley: aqui você destrava a Danica Patrick (siga por baixo), o Shadow (siga por cima) e o Genesis Mod (siga por baixo, é usado por: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Metal Sonic e Alex Kidd); Scourching Skies: aqui você destrava o Vyse (siga por baixo), o NiGHTS (siga por cima), e o Dreamcast Mod (siga por baixo, é usado por: Vyse, Beat, Gum, Ulala, Pudding e Shadow); Twilight Engine: aqui você destrava o Joe Musashi (siga por baixo), a Pudding (siga pelo meio) e o Saturn Mod (siga por cima, usado por: NiGHTS, Reala e Wilimus); Moonlight Park: aqui você destrava o Gilius (siga por cima), a Gum (siga por baixo), o VIP Mod (siga pelo meio, usado por: Ralph, Danica Patrick, Shogun, Football Manager, Team Fortress e General Winter), o Superstar Showdown (chegue ao fim deste tour), e a dificuldade Expert (chegue ao fim deste tour); Sunshine Tour: aqui você destrava o Reala (siga por cima), o AGES (vá pelo meio), o Arcade Mod (vá por baixo, usado por: AiAi, MeeMee, Amigo, B.D. Joe, Joe Musashi e Gilius), e o AGES Mod (chegue ao final deste tour, usado por: AGES);
No modo Grand Prix, temos:
Classic Cup: fique em primeiro lugar em todos os Grand Prix anteriores;
Mirror Grand Prix: fique em primeiro lugar na Classic Cup; Dr. Eggman: fique em primeiro lugar em todos os 10 Grand Prix;
Para destravar as
pistas nos modos Time Attack e Single Race, basta jogar nelas nos outros
modos de jogo (World Tour, Grand Prix ou Multiplayer).
|
Análise Geral |
Sonic
& All-Stars Racing Transformed é um jogo que inovou em seu estilo,
sem dúvidas a SUMO fez um excelente trabalho, pois ele também supera seu
antecessor em praticamente tudo. Inserir 3 jogabilidades distintas
dentro do mesmo jogo ao mesmo tempo em que algumas pistas mudam a cada
volta deixou o jogo muito mais rico e divertido.
Graficamente,
a versão PC é a melhor, como era de se esperar. Ainda existem alguns
serrilhados, mas o trabalho com as texturas ficou muito bom e os
personagens exclusivos são incríveis.
A
física do jogo é muito boa, apesar da gravidade as vezes não fazer o
menor sentido e você demorar 3 segundos para cair de vez da pista e ser
recolocado. A lancha demora um pouco para ser dominada, mas é algo que
faz sentido e o avião também apresenta excelente jogabilidade. Existem,
claro, alguns raros bugs que acabam completamente com a sua corrida.
Em
termos de músicas o jogo
traz remixes simples dos jogos de onde a pista foi retirada, mas de
ótima qualidade (vide o da OutRun Bay), porém cada fase tem apenas uma
música, enquanto que o seu antecessor chegava a ter três.
A
recepção do jogo pela mídia especializada não poderia ter sido melhor,
notas altas e vários elogios, inclusive sendo aclamado como o melhor
jogo de estilo de corrida de karts e ainda recebeu o prêmio de Best Racing Game of 2012 pela GamesTrailer.
O
fator replay do jogo é altíssimo. O World Tour e o Grand Prix
acrescentam muito ao jogo, o Time Attack e modo Multiplayer ajudam mais
ainda aqueles que querem levar a diversão um pouco mais a sério.
Em
termos de diversão o jogo é surpreendente, se você é fã de jogos de
corrida e Sonic, Sonic & All-Stars Racing Transformed é altamente
recomendado. Eu mesmo não dava a mínima para ele até jogá-lo pela
primeira vez, comprei no dia seguinte.
|
Curiosidades
Música reaproveitada? Em Sonic
3D Blast há uma música possivelmente reaproveitada de um antigo game
do Mega Drive e Master System, chamado Super Fantasy Zone. Em Sonic
& All-Stars Racing Transformed também há uma música que lembra muito
a deste game. É a pista Race of Rages. Ela lembra muito uma das
músicas de Super Fantasy Zone,
como pode ser visto no vídeo acima. Para comparar, aqui está a
música do jogo do Sonic:
https://www.youtube.com/watch?v=SMpHIw0fHH4. Agradecimentos ao
Andersonic.
|
Ficha Técnica |
Capa do Jogo | Dados | |||||||
|
Avaliação | Prós/Contras |
Gráficos: 9 |
Prós:
jogo inovador em seu estilo, excelente jogabilidade e desafio,
remix simples, mas bons, dificuldade desafiadora mesmo para quem quer
chegar a perfeição nas corridas.
Contras:
pistas não possuem modo reverse, alguns personagens do jogo anterior
foram removidos e o jogo chega a ser um pouco frustrante em alguns
momentos.
|
Som: 8 | |
Jogabilidade: 9 | |
Diversão: 9 | |
Nota Geral: 9 |
Fonte: Power Sonic
Comente e tire sua dúvida