Enredo (conforme site oficial) | |
A feroz batalha do Episódio I foi apenas uma abertura...
O que o Dr. Eggman procurava na Lost Labyrinth? Para que a Mad Gear foi construída? Elas eram apenas meras peças do quebra-cabeça do grandioso projeto feito pelo Dr. Eggman. Enquanto o Little Planet, onde o Sonic CD se passou, reaproxima o mundo do Sonic mais uma vez, todo o esquema do Dr. Eggman será revelado! |
Novidades | |
Sonic 4
Episode II não apresenta muitas diferenças em relação ao primeiro
episódio. Na realidade, até mesmo pelo seu conceito ser um episódio
adicional ao que ao final será o Sonic 4 (um game composto de
episódios), a única diferença mesmo parece ser as novas fases e agora o
fato de que o Tails foi incluído como personagem coadjuvante (e jogável
no modo Multiplayer).
O padrão gráfico continua o mesmo
do primeiro episódio, porém melhorado. Evidentemente que sendo um game
de plataforma 2D para sistemas modernos, pode-se caprichar no
background e nos elementos interativos nas fases, o que há muito em
Sonic 4 Episódio II. Isso faz com que o game tenha a impressão dos
clássicos, com um maior desenvolvimento gráfico e elementos interativos.
Quanto
à jogabilidade, a engine foi melhorada em relação ao Episódio I e está
bem mais fluída, mas o
"Spider Sonic" continua. O spider Sonic é o apelido dado pelos fãs
em relação ao bug do Episódio
I, em que o Sonic consegue ficar praticamente parado na vertical.
Outra falha de engine que não foi corrigida é a lentidão do SpinDash.
Ao contrário dos clássicos, em que você aperta, aperta, aperta e aperta
e o Sonic sai com tudo, em Sonic 4
Episode II, o Sonic sai na mesma velocidade, lento...
A interação entre
o Sonic e o Tails,
como já referida, ficou bem feita. Ao contrário da era genesis, no
qual se você estivesse jogando sozinho, era necessário pegar o controle
2 para o Tails carregar o Sonic, agora é possível fazer tudo com um
controle apenas.
Quanto
ao som, houve uma melhoria significativa em relação à trilha sonora
fraca de Sonic 4 Episódio I, que foi talvez uma das piores da série.
Porém o estilo das músicas é o mesmo, de modo que continua em um nível
duvidoso, nem de longe se comparando às trilhas inesquecíveis de outros
games do Sonic.
Por
fim, apesar dos problemas da engine e à fraca trilha sonora, o jogo
possui fator replay, ou seja, ele lhe estimula a jogar mais após ser
zerado (como por exemplo voltar para coletar todas as Red Rings ou
colecionar os troféus).
Faz
falta no game algum extra, algo que vem sendo tendência nos games do
Sonic (e games modernos) desde Sonic Advance. O game, assim como o
Sonic 4 Episódio I, não traz nenhum extra desbloqueável. Talvez o
Episódio Metal, que não passa de um remake de 4 fases do Episódio I.
Como
no Episódio I, cada ato de uma zona tem uma ambientação diferente,
porém no Episódio
II, eles levaram isso a um novo patamar, agora não somente muda o
ambiente ou a hora do dia, mas também o tema da fase muda e muito, um
bom exemplo disso é a White Park Zone, onde você começa em uma imensidão
de gelo, depois passa para uma enorme montanha russa onde nem existe
gelo e depois vai para uma
seqüência de cavernas submersas e com muita neve no caminho.
Quanto ao mais, Sonic 4
Episode II mantém a proposta de resgate da trilogia clássica,
trazendo todos os elementos conhecidos da série Sonic: os monitores
de itens, badniks, loopings, postes de estrela para salvar a fase
temporariamente, Special Stage (coletado da mesma maneira que no
episódio anterior e, portanto, igual ao Sonic 1 do Mega: 50 anéis
após terminar cada ato) e etc. A tela do jogo é a mesma do anterior,
trazendo apenas o contador de vidas, anéis, pontuação e tempo.
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Personagens (descrição retirada do site oficial) | |
Sonic the Hedgehog:
Alguns meses se passaram desde a batalha do Episódio I.
Porém, o seu descanso chegou ao fim assim que o Little Planet se reaproximava. Sonic descobre que o Dr. Eggman está de volta à ação no continente vizinho. Ele sai a bordo do Tornado para investigar o continente, junto de seu parceiro, Tails... |
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Miles "Tails" Prower:
Parceiro,
tipo-irmão, do Sonic, que desenvolveu o foguete para ir a E.G.G.
Station e estava secretamente dando suporte para o Sonic no Episódio I.
No episódio
II ele volta ao centro das atenções como um ajudante mais ativo e que
o Sonic confia. Ele pode voar girando suas duas caudas e vai ajudar o
Sonic com os Combos no Episódio II.
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Metal Sonic: Um grande oponente que pensava-se ter sido destruído durante a batalha da Stardust Speedway em Sonic CD. Ele está de fato muito danificado e foi deixado sozinho no Little Planet. Agora, enquanto o Little Planet se reaproxima, e com o suporte de perto do Dr. Eggman, Metal Sonic é ressuscitado e está de volta com força total. |
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Dr. Eggman: Sua E.G.G Station foi destruída no Episódio I. Contudo, conforme o Little Planet se reaproxima, o grande projeto feito pelo Dr. Eggman passa agora para o segundo estágio, sob um véu de sigilo. |
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Habilidades e combos (tag actions) | |
Spin Jump: o
pulo clássico do ouriço. Enquanto estiver pulando e acertar algum
inimigo ou algum objeto destrutível, você o destruirá. Para executá-la
aperte o botão de pulo enquanto estiver no chão.
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Spin Attack: quando Sonic estiver com velocidade, aperte para baixo e ele rolará pelo chão destruindo inimigos e obstáculos. Para executá-la segure para baixo enquanto corre. | |
SpinDash: com esta
habilidade você consegue muito mais velocidade para fazer subidas e
acertar inimigos. A utilidade do SpinDash parece ter sido mudada quando
comparamos com sua versão clássica, pois você não consegue mais pegar
grande velocidade com ela, então ela acaba servindo apenas para ganhar
um pouco de velocidade de forma rápida e destruir inimigos/obstáculos a
curto alcance, porém uma combinação do SpinDash com o Homing Attack sem
alvo gera uma grande velocidade. Para executá-la basta segurar para
baixo enquanto está parado e começar a apertar o botão de pulo várias
vezes.
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Homing Attack:
o bom e velho ataque aéreo do ouriço e que muitos o odeiam por estar
nesse jogo. Com esta habilidade o Sonic irá de encontro direto com um
inimigo ou outros vários objetos do jogo. Excelente para acertar alvos
com precisão, especialmente badniks no ar e molas. Se você tentar usar
esta habilidade sem ter um alvo definido, o Sonic dará um impulso no ar
para frente, ótimo para ganhar mais distância. O Homing Attack chega a
ser muito melhor que o SpinDash para ganhar impulso, basta usá-lo
rapidamente em
seqüência sem ter um alvo e o Sonic alcançará uma grande velocidade.
Para executá-la basta apertar o botão de pulo enquanto estiver no ar
e/ou quando uma mira aparecer em algo.
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Rolling Combo:
versão
"super" do SpinDash. Sonic e Tails se unem para criar uma verdadeira
bola de demolição que se move a uma velocidade incrível, destruindo o
que estiver pela frente. Cada vez que baterem em uma parede, eles perdem
velocidade e se baterem 3 vezes, o combo se encerra. Obrigatório em
certar partes para quebrar paredes, para começar ou parar esta
habilidade, basta apertar o botão de tag action enquanto estiver no
chão.
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Copter Combo: a saudosa, e salvadora de vidas, carona
aérea dos velhos tempos está de volta, permitindo que o Sonic alcance
locais antes inacessíveis e evite quedas em precipícios. Você pode
forçar o
vôo apertando o botão de pulo repetidamente e fazendo o Tails subir,
mas isso fará com que ele se canse rapidamente e comece a cair, porém,
se você não forçar o
vôo, nossos heróis irão planar suavemente até chegarem ao solo, nesse
caso, sem limite de tempo. Obrigatório para passar por
enormes precipícios, basta apertar o botão de tag action enquanto
estiver no ar.
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Swim Combo:
cansado de correr na água? Peça uma forcinha
à raposa. Nesta combinação, Tails nada carregando o Sonic para
qualquer direção que você queira. Sem limite de tempo, você pode
facilmente atingir as partes altas da tela que estão submersas e até
mesmo sair da água. Se você nadar para fora da água, Tails começará a
voar imediatamente entrando no Flying Combo, e vice-versa, porém sempre
que Tails sai da água, ele renova seu fôlego para voar, portanto use
isso a seu favor. Para executar esta habilidade, basta apertar o botão
de tag action enquanto enquanto estiver "no ar" dentro da água e aperte
repetidamente o botão de pulo para dar impulso.
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Itens | |
Super Ring: dá 10 anéis extras. | |
Shield: protege o Sonic por um ataque, ou seja, se você for atingido por algo enquanto está com o escudo, você perderá o escudo ao invés dos anéis ou uma vida. | |
Power Sneakers: aumenta a velocidade do Sonic por 20 segundos.
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Invencibility:
torna o Sonic invulnerável por 20 segundos. Se você tocar em inimigos
enquanto estiver sobre este efeito, você os destruirá, porém esta
invencibilidade não o protege de esmagamentos, afogamentos e quedas em
abismos.
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1-Up: garante uma vida extra. | |
Combo Attack:
item novo do Episódio
II. Ele faz com que Sonic e Tails ataquem todos os inimigos da tela.
Pressione o botão de pulo repetidamente o mais rápido que puder para que
no final do ataque, você seja recompensado com pontos e anéis de acordo
com a sua performance.
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Red Star Ring:
parte itinerante dos jogos atuais do Sonic. Você encontrará um destes
em cada ato de cada zona. Infelizmente nesse jogo, eles servem apenas
para destravar um Achievement,
sem liberar nenhum extra.
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World Map | |
Assim
como no Episódio I, você dispõe de um mapa contendo as fases acessíveis
para facilitar a sua seleção. Após selecionar alguma fase, outro menu
aparecerá por cima para que você escolha qual ato deseja jogar e se quer
ir no modo Score Attack ou Time Attack. Neste novo menu você pode mudar
a zona livremente. Conforme você for avançando no jogo, as novas zonas
vão sendo destravadas e adicionadas ao mapa.
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Zonas | |
Sylvania Castle Zone:
é onde nossa aventura começa. Esta zona lembra bastante a Aquatic Ruins
do Sonic the Hedgehog 2 com uma pitada de Marble Garden do Sonic the
Hedgehog 3, mesmo com a
Sega falando que é difícil criar novos estilos de fases sem que se
compare com os antigos, essa comparação é inevitável. Zona bem simples
onde você pode pegar o básico do jogo e se acostumar com ele. O mais
estranho é a presença de água logo na primeira fase do jogo, algo não
comum nos jogos do Sonic.
Boss:
Egg Serpentleaf. Um chefe bem básico para começar o jogo. Eggman começa
dando uma trollada de leve levantando dois totens idênticos aos usados
no chefe da Aquatic Ruins, então tentáculos saem do chão e Eggman
aparece no meio de um tipo de flor mecânica, destruindo os totens. Seus
ataques são feitos com os tentáculos que batem no chão, além de lasers
disparados. Para derrotar o chefe, basta ficar usando o Copter Combo e
pulando na cabeça do Eggman.
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White Park Zone:
outra bela mistura de temas, aqui percebemos a Ice Cap Zone com
Carnival Night Zone, ambas do Sonic the Hedgehog 3. Trata-se de um
parque de diversões desértico no meio do inverno com cavernas de gelo
inundadas. Prepare-se para correr de avalanches, fazer snowboarding
nelas, correr por montanhas russas enquanto é jogado de um plano ao
outro da tela, e mergulhar nas águas gélidas das cavernas congeladas.
Boss:
Metal Sonic. Hora de reenfrentar um velho rival que até então todos
achavam estar destruído. Este chefe é em formato de corrida, ou seja,
você está sempre correndo para direita desviando dos seus ataques.
Existem dois caminhos possíveis, um em cada plano da tela, para mudar
basta atingir a mola no chão e você será jogado ao plano oposto, isso é
muito útil para desviar de alguns ataque do Metal Sonic, mas cuidado,
pois ele também pode mudar de caminho. Seus ataques consistem em ir
quicando em sua direção, lançar muros de eletricidade e quebrar o chão
para derrubar o Sonic pra fora do cenário.
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Oil Desert Zone:
impossível não comparar esta zona com a Oil Ocean Zone do Sonic the
Hedgehog 2 com várias pitadas de Sandopolis Zone do Sonic &
Knuckles. Escorregue pelo óleo enquanto luta contra tempestades de areia
que atrasam seu progresso, tudo isso em meio a areias movediças ou de
armadilhas onde a areia sobe na tentativa de lhe esmagar. Esta refinaria
em meio a um deserto tem grandes desafios e badniks que conseguem lhe
acertar em cheio, além de ventos fortes que lhe empurram para
precipícios.
Boss:
Egg Scrap Mech. Eggman usa uma pilha de sucata para criar um robô
gigante. Inicialmente, ele ficará batendo nas paredes derrubando
containers, desvie deles e vá subindo junto com eles. Tente ficar o mais
alto possível para assim que o Eggman aparecer, acertá-lo na cabeça.
Conforme vocês vão subindo, containers com espinhos e bombas começam a
aparecer. Depois de acertar o vilão várias vezes, ele irá para a parte
de fora onde ficará pulando de um lado ao outro. Aqui você deve usar o
Rolling Combo para atingir a parte da frente de seu pé para que Eggman
fique exposto.
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Sky Fortress Zone:
mistura de Sky Chase
e Wing Fortress do Sonic the Hedgehog 2 com a Flying Battery do Sonic
& Knuckles. Comece perseguindo Eggman quando de repente, Metal
Sonic aparece para tentar lhe parar enquanto a enorme fortaleza voadora
de Eggman
aparece. Voe com o Tornado em meio a mísseis e inimigos usando o
tornado para executar ataques poderosos para destruir obstáculos, depois
comece a procurar Eggman em meio a grandes hélices e precipícios, por
fim, explore as partes mais internas e perigosas da fortaleza.
Boss:
Metal Carrier. Sonic e Tails voltam para o Tornado depois de revirar
toda a fortaleza e então Metal Sonic aparece para o combate.
Inicialmente, ele ficará na parte de cima da tela disparando os lasers
em você, desvie e acerte-o na frente da nave. Depois de apanhar um
pouco, ele muda de estratégia e começa a voar em frente ao tornado
enquanto atira com os lasers e solta Badniks. Depois de mais alguns
ataque, ele tentará fugir enquanto vários mísseis são disparados em
você, desvie deles enquanto avança e use o Tag Action para atingir o
Metal Sonic pela última vez.
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Death Egg Mk. II Zone:
a verdadeira arma de Eggman, uma estação espacial planetária construída
ao redor do Little Planet, deixando-o muito maior que a sua versão
original. Desafie a gravidade (e a câmera), nesta recriação da Death Egg
do Sonic & Knuckles cheia de armadilhas. Tenha reflexos de um
verdadeiro super ouriço para tentar cortar caminho enquanto é
arremessado de um lado ao outro e prepare-se para enfrentar novamente a
cópia metálica do Sonic.
Bosses:
O ato 1 desta zona possui 2 sub-chefes (Metal Sonic and Eggmobile /
Metal Sonic race), enquanto que o ato 2 apenas 1 chefe (Egg Heart).
Metal
Sonic and Eggmobile: Eggman e Metal Sonic aprendem uma valiosa lição e
decidem lutar juntos contra Sonic e Tails. Sua missão aqui é derrotar o
Metal Sonic, pois Eggman serve apenas como obstáculo e não pode levar
dano. Metal Sonic ficará carregando enormes bolas de energia e as joga
contra você enquanto Eggman sobe para não ser atingido, é neste momento
que você deve avançar e atingir o ouriço metálico quando a energia em
volta dele acabar.
Metal Sonic race:
novamente a Sega tenta
recriar a corrida que se originou no Sonic CD, porém novamente sem
grande sucesso. Desta vez Metal Sonic não usará nenhum truque para
tentar parar o Sonic, apenas velocidade pura, então apenas as paredes
que se fecham no caminho são suas inimigos. Infelizmente essa corrida se
prova extremamente fácil se você usar o Rolling Combo, pois a
velocidade que Sonic e Tails atingem não é
páreo para o Metal Sonic.
Egg Heart:
hora da batalha final e
ela não será fácil. Eggman está situado no meio de três anéis grandes
que se tocam em uma determinada parte e ficam girando o tempo todo. Sua
missão aqui é correr pelos anéis, passando de um ao outro, até atingir
Eggman no centro. Conforme você vai acertando ele, eletricidade começa a
passar nos anéis servindo como obstáculo. Depois de mais alguns
ataques, algumas partes dos anéis se quebram dificultando sua passagem e
o Eggman se fecha em um campo de força que você precisará usar o
Rolling Combo para quebrar. Você deve ser rápido neste chefe, pois se
você demorar muito para atingir o Eggman, ele irá criar buracos negros
que jogam Sonic contra a parede resultando em uma vida a menos.
É possível usar o Super Sonic no chefe final. Recomenda-se "guardar"
os anéis para usar somente no trecho final (a partir da metade do
Egg Heart).
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Special Stage | |
Assim
como o Estágio Especial do Episódio I se baseava no do Sonic the
Hedgehog, o do Episódio II se baseia no do Sonic the Hedgehog 2. Você
percorre por um semi tubo e sua missão é coletar a quantia de anéis
exigida no começo de cada seção para poder passar para próxima até
chegar na Esmeralda do Caos, enquanto desvia de minas que o fazem perder
anéis. Felizmente, não há tempo limite, apesar de existir um contador
de tempo, ele serve apenas para o caso de um Time Attack. Assim como na
versão original, uma segundo jogador pode controlar o Tails, caso
contrário, ele seguirá os comandos do Sonic.
É possível "induzir" o Tails, usando-se rapidamente o direcional,
para que o Tails imite o movimento do Sonic e colete novos anéis.
Esta
versão,
contudo, traz novidades em relação a sua versão original, como os
Dash Panels que lhe impulsionam para frente fazendo-o pegar todos os
anéis no caminho de graça, molas que arremessam o Sonic para uma
sessão nova e as vezes com mais anéis, o power-up de 10 anéis, um
power-up que cria uma corda de energia entre o Sonic e o Tails, e que
serve para coletar anéis que passam por ela. Diferente, também, da
versão original, algumas partes dos estágios formam um tubo completo,
permitindo que você corra pelo teto e paredes, porém para fazê-lo você
deve acelerar o personagem segurando o botão de tag action e então você
conseguirá fazer uma volta completa.
Outra
novidade é que você pode fazer Time Attacks nos Estágios Especiais e
isso os torna muito mais desafiadores, pois algumas partes se tornam
muito
difíceis se decidir correr o tempo todo. Para
a felicidade de muitos, o Tails é muito mais
sensível aos seus comandos. Ainda é possível usá-lo para aumentar sua
área de coleta de anéis, mas ele pulará no mesmo instante que você,
tornando assim mais fácil de controlá-lo e evitar perder anéis, além do
fato de que se estiver jogando sozinho, Tails não perderá anéis caso
atinja uma mina.
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Extras | |
O
único extra
real do Episódio II é o Super Sonic. Existe também o Episódio Metal,
mas ele requer o Episódio
I. Após coletar todas as 7 Esmeraldas do Caos, pegue 50 anéis em
qualquer fase e aperte o botão de
Super Sonic para se transformar no lendário ouriço dourado. Como de
costume, ele é imune a praticamente tudo, menos ser esmagado e cair em
precipícios
(e como no episódio anterior, continua com fôlego ilimitado na
água).
Sua jogabilidade se
mantém a mesma do Episódio
I, porém com uma grande vantagem (ou desvantagem, dependendo do ponto
de vista), que é a de você poder se
"destransformar" a hora que quiser apertando o botão de tag action.
Suas habilidades continuam a mesma, invulnerabilidade, super pulo e
super velocidade.
É possível usar o
Super Sonic contra todos os chefes do jogo e a grande vantagem disso é
que cada ataque feito pelo super ouriço vale por 2. Como sempre, para se
manter transformado você consome 1 anel por segundo e se ficar sem
anéis, perde a transformação.
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Episódio Metal |
O Episódio Metal é um extra
adicionado Sonic 4 Episódio II, que é desbloqueado automaticamente se o
usuário tiver também instalado o Sonic 4 Episódio I. Funciona mais ou
menos assim: a primeira vez que o usuário acessar o menu Single Player
do Sonic 4 Episódio II, será liberado o Episódio Metal, que pode ser
acessado alternando a tela de mapa para a esquerda (variando o botão
conforme a plataforma). Na versão de PC, muitos usuários relataram ter
conseguido desbloquear o Episódio Metal mesmo sem ter baixado o Episódio
I.
O Metal Sonic não
tem nenhuma habilidade nova em relação ao Sonic, valendo as mesmíssimas
habilidades. As fases não são difíceis, sendo relativamente simples e
são praticamente idênticas às de Sonic 4 Episódio I (ex: o Ato 4 é
exatamente uma cópia da Splash Hill Zone de Sonic 4 Episódio I). O
Episódio vale apenas a título de curiosidade, pois no fundo no fundo, é
como se o sprite do Sonic tivesse sido trocado pelo Metal Sonic.
Quanto ao mais, valem todos os demais elementos de Sonic 4, com a
diferença que os monitores de Speed Shoes e de Vida Extra são trocados,
respectivamente, pelo sapato e pelo ícone de Metal Sonic.
Por ser um extra, não há propriamente
um enredo para o Episódio Metal, pois este nem de longe pode chegar a
ser considerado um game próprio, muito embora alguns sites, como a
Sonic Wikia o classifiquem como um game próprio. Entretanto, a sua
razão é para justificar a presença do Metal Sonic no Sonic 4 Episódio
II. Para isso, o Episódio começa com uma cutscene que se situa no
Little Planet, na Speed Speedway Ato 3, entretanto desenhada conforme
Sonic Generations. Metal Sonic é derrotado por Sonic na corrida épica e
Dr. Eggman revive o robô e ordena que ele se dirija até o planeta onde
Sonic vive e destrua o ouriço. Metal Sonic então começa uma caçada
para localizar o nosso ouriço e para isso percorre por todos os
cenários por onde Sonic passou no Episódio I para ir se fortalecendo. Ao
final, Metal Sonic pega uma carona de gaiato no foguete de Tails e se
dirige contra Sonic e Tails.
Tudo isso é narrado conforme a cutscene
introdutória do episódio e a de comemoração. Há outras cutscenes entre
os atos 2 e 3, na qual o Metal Sonic utiliza-se de uma nova fonte de
energia, que até altera os seus sprites, muito embora sem alterar as
suas habilidades. Quanto às Chaos Emerald, o Metal Sonic não as utiliza,
mesmo se você já tiver coletado todas no modo normal do jogo, com o
Sonic.
Ele consiste
nas 4 fases de Sonic 4 Episódio I com um Ato cada jogadas com o Metal
Sonic. O game denomina cada fase de “Ato”, de modo que é como se fosse
uma única fase (Episódio Metal) com 4 Atos cada. Não há Special Stage
nem chefe, são apenas as fases mesmo. Os 4 atos trazem os seguintes
sub-títulos:
|
Act 1 - Metal Sonic Returns!.
É um ato-fase baseado na Mad Gear de Sonic 4 Episódio I. Estamos de
volta à base de Eggman e Metal Sonic precisa ganhar tempo para achar o
nosso ouriço. Todas as referências de Sonic 2 estão aqui: as porcas nos
parafusos, os badniks estrelas que se explodem, os túneis, dentre
outros. Fique atento aos vaporizadores. Alguns são soltos somente após o
círculo identificador da pressão ficar vermelho.
Act 2 - The Altar's Hidden Treasure.
É um ato-fase baseado na Lost Labyrinth de Sonic 4 Episódio I. Uma
linda fase repleta de minas, águas e referências à Labyrinth Zone de
Sonic 1. Cuidado com as bolas gigantes antes de pular. Num dado momento
da fase será necessário andar sobre as bolas. É simples, basta ficar
apertando para trás e para frente até equilibrar o Metal Sonic em cima
delas.
Act 3 - Electric Road. É um
ato-fase baseado na fase Casino Street de Sonic 4 Episódio I. Muita
jogatina, coisas elétricas, luzes, repletas de referências à Casino
Night de Sonic 2. Aproveite para tentar descolar rings fáceis nos
caça-níqueis.
Act 4 - In Pursuit of Sonic... É
um ato-fase baseado na fase Splash Hill Zone. A ordem se inverteu,
Metal Sonic termina sua jornada sobre as fases de Sonic 4 Episódio I
na primeira fase (é como se ele fosse de trás para frente sobre as
fases). A fase mais fácil, claramente baseada na Green Hill Zone. O que
pode atrapalhar um pouco é o badnik camaleão, que aparece do nada e
atira uma bola de energia e depois começa a voar como um foguete em sua
direção.
|
Multiplayer |
Há dois modos
Multiplayers no Sonic 4 Episode II: Local Co-OP Mode, pelo qual dois
usuários no mesmo console jogam de dois, um com o Sonic no controle
1 e outro com o Tails no controle 2. No Online Co-Op, pode-se jogar
on line. Mas, ao menos no caso do PS3, nunca há nenhum jogo
disponível, de modo que só mesmo entre dois amigos para se combinar
uma partida. Abre-se as seguintes opções: Quick Mach (ele localiza a
primeira partida desimpedida); Find Game (localiza uma partida com
as características sugeridas pelo jogador); e Create Game (cria uma
partida).
|
Achievements/Troféus | |
The Adventure Begins: termine o ato 1 da Sylvania Castle Zone. | |
Rolling Combo!: ative o Rolling Combo com Sonic e Tails. | |
Metal Sonic Falls: derrote o Metal Sonic no ato 1 da Sky Fortress Zone. | |
A Golden Wave: derrote todos os chefes como Super Sonic. | |
All Stages Cleared!: derrote o chefe final e assista o final do jogo. | |
Tag Partner: faça o upload de um tempo ou pontuação no modo Multiplayer. | |
I love Tails: jogue como Tails por 50 vezes. | |
Ring Collector: vença o primeiro Special Stage pegando todos os anéis. | |
Endurance Race: passe todas as fases sem retornar ao World Map. | |
All Chaos Emeralds Found!: colete todas as 7 Esmeraldas do Caos. | |
Proof of Speed: passe o ato 1 da Sylvania Castle Zone em menos de 1 minuto. | |
All Red Star Rings Found!: derrote o chefe final após coletar todos os Red Star Rings. |
Análise Geral | |
Sonic
the Hedgehog 4 Episódio II supera o Episódio I em cada um dos aspectos.
Seja pela SEGA ter percebido que fazer um jogo do Sonic com pouco
investimento não vale a pena ou eles viram que o Episódio I foi bom e
por isso investiram mais na continuação, o Episódio II parece mais um
jogo de Sonic.
A física está muito
melhor, mais semelhante a dos clássicos, bugs ainda são presentes, mas
que jogo não os tem? Você ainda desafia a gravidade em alguns momentos,
mas ao menos, você tem muito mais controle do seu personagem. A trilha
sonora é bem mais "ouvível" que a do Episódio I, com algumas músicas
que agradam.
Graficamente o jogo
está muito mais polido e detalhado, os fundos estão muito mais
trabalhados e a animação dos personagens teve melhorias significativas,
porém o jogo ainda apresenta serrilhados, especialmente nos personagens.
Muitos ficaram decepcionados por não ser possível jogar com o Tails
sozinho ou na liderança da dupla, mas pode-se controlá-lo como na era
Genesis, usando o segundo controle, e no modo multiplayer também.
O fato do jogo ser
pequeno por ser um episódio ainda é um problema, especialmente por não
haver uma continuidade instantânea do Episódio I para o II, como havia
no Sonic 3 & Knuckles, onde você terminava a Launch Base, que era a
última fase do Sonic 3, e era jogado imediatamente na Mushroom Hill,
primeira fase do Sonic & Knuckles. No Sonic 4 você é obrigado a
fechar o Episódio I para então começar o Episódio II. Isso junto da
misteriosa necessidade de pegar todas as esmeraldas novamente criaram
uma sensação de quebra no Sonic 4.
|
Curiosidades
Trecho de
música da White Park Act 2: há um momento da música em que é
possível ouvir de modo claro um trecho da música usada na fase
Twinkle Park de Sonic Adventure, quando se joga na parte do castelo
da fase.
|
|
Ficha Técnica: |
Capa do Jogo | Dados | |||||||
|
Avaliação | Prós/Contras |
Gráficos: 8 | Prós:
jogabilidade, músicas, sons, gráficos, desafios, engine, diversão, etc, o Episódio II supera o I em todos os aspectos.
Contras:
a sensação de velocidade no jogo continua estranha, serrilhados nos
gráficos, a não continuidade entre os episódios e o fato de não podermos
jogar com o Tails na liderança.
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Som: 7 | |
Jogabilidade: 8 | |
Diversão: 7 | |
Nota Final: 7 |
Fonte: Power Sonic
Comente e tire sua dúvida